Entenda o que caracteriza um curso livre, quem pode fazer, quem pode dar, se é reconhecido pelo MEC, se vale como uma especialização, em quais casos pode ser uma boa opção e muito mais.
O trágico caso da influencer, que mentia dizendo ser esteticista e realizou um peeling de fenol em um homem de 27 anos que veio a falecer, levantou uma série de questões, uma delas envolvendo o curso livre para profissionais de saúde estética. A partir daí, e aproveitando que em 6 de agosto se comemora o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, instituído pela Lei 13.054, ESTETIKA esclarece as principais dúvidas sobre os cursos livres, que são uma febre no Brasil – basta abrir sites, redes sociais, seu email e até mesmo o seu WhatsApp para ser bombardeado por uma infinidade de ofertas, muitas delas tentadoras. Para não cair em roubadas e investir seu tempo e dinheiro no que realmente vale, acompanhe a entrevista feita com a professora do curso de estética da Universidade Anhembi Morumbi, Fernanda Pazian.
O que caracteriza um curso livre?
Cursos livres são cursos oferecidos por empresas ou pessoas de toda e qualquer área. Um curso livre não precisa ser autorizado nem reconhecido pelo MEC ou por qualquer órgão competente para que seja ofertado. E, teoricamente, qualquer pessoa que tenha interesse pelo tema do curso livre pode participar das aulas.
Então, um profissional de saúde estética pode oferecer cursos livres?
Na verdade, qualquer pessoa pode oferecer cursos livres dentro de um tema específico. Afinal, não há fiscalização para que apenas profissionais formados em nível superior ofereçam esse tipo de serviço – se bem que o ideal seria que apenas quem possuísse formação adequada oferecesse cursos livres, dada a responsabilidade profissional e a formação de pessoas.
Curso livre vale como uma especialização?
Como o curso livre aborda conteúdo sobre um determinado tema, ele não vale, de forma alguma, como uma especialização profissional. Esse tipo de curso pode ser visto como um aprofundamento dentro de uma área de interesse, mas não capacita ou habilita profissionais a exercerem atividades diferentes daquelas previstas em seu curso de formação (graduação).
Curso livre emite certificado válido como um diploma?
O certificado não será válido como diploma, já que não é reconhecido por órgão competente e pode ser emitido por qualquer pessoa.
Cursos livres substituem algum outro tipo de curso?
Cursos livres são um ‘extra’ e não substituem uma graduação ou pós-graduação. Vale destacar que cursos livres também não são considerados como uma especialização e não capacitam profissionais fora de suas áreas de atuação e formação.
Quando é válido um profissional da área da saúde estética realizar cursos livres?
A saúde estética é uma área em pleno crescimento. Muitos cursos livres têm como objetivo o conhecimento e compartilhamento de novas técnicas, atualização sobre determinadas áreas, maior aprofundamento de temas que são abordados de forma mais abrangente na graduação ou pós-graduação em estética para profissionais da área da saúde. Por isso reforço que o curso livre é uma excelente opção para profissionais e alunos de graduação (dentro de sua área de formação) focarem em temas de interesse, desde que busquem aulas dadas por profissionais renomados, com ampla formação sobre o assunto.
Quais dicas você dá ao profissional de saúde estética na hora de escolher um curso livre?
Tenha senso crítico quando buscar um curso livre dentro da sua área de interesse. Busque profissionais renomados, com ampla vivência e aperfeiçoamento no assunto abordado. E não se deixe levar por redes sociais, busque principalmente o currículo lattes do professor.
E quais dicas você dá ao profissional de saúde estética que deseja oferecer um curso livre sem correr o risco de ter problemas futuros, como aconteceu com a farmacêutica que deu o curso livre de peeling de fenol à influenciadora que mentia sobre ser esteticista?
Quem deseja oferecer curso livre deve pedir, no ato da inscrição, documento comprovante da formação do aluno (diploma de ensino superior). Essa conduta protege quem oferece o curso livre e também a sociedade. Os cursos livres nem sempre terão esse nível de exigência, mas estamos falando da área da saúde, da vida de outras pessoas. Além disso, o nível de responsabilidade do professor é tão grande quanto o do aluno que executa o que foi ensinado. Pense nisso!