Em sua 28ª edição, evento no São Paulo Expo reúne 26 mil pessoas oferecendo Congresso Científico Internacional, Simpósios, Feira de produtos, equipamentos e serviços e Curso Pós-Congresso
São Paulo, 05 de agosto de 2022 – Após dois anos em plataformas digitais, o Estetika voltou a ser realizado em sua aclamada versão presencial. Reunindo múltiplas atrações, a 28ª edição do evento, organizada pela GL events Exhibitions entre 29 de julho e 1º de agosto, tornou a oferecer o mais completo encontro sobre estética, saúde, beleza e bem-estar da América Latina. 26 mil pessoas compareceram ao São Paulo Expo para ficar em dia com as últimas tendências do setor, identificar oportunidades de negócios e encontrar ou reencontrar pessoas.
“Foi maravilhoso poder proporcionar novamente, de forma presencial, um evento com tanta história e tamanha relevância em sua área. A trajetória de 28 anos fala por si só. Sabíamos que a comunidade de cuidados com o corpo e a autoestima ansiava poder se reunir novamente, mas o que vimos no pavilhão e nos auditórios, nestes quatro dias, superou todas as nossas expectativas”, afirma Patrícia Doria, Show Manager do Estetika.
“O setor está sempre se pautando por inovações, e pudemos levar aos participantes as mais importantes na atualidade, tanto por meio de palestras de especialistas quanto nas novidades apresentadas nos estandes”, destaca Patrícia.
Congresso aborda temas em voga no setor
No 28º Congresso Científico Internacional de Estética, o público pôde ficar a par de uma série de temas em alta na atualidade. Na segunda-feira (01/08), por exemplo, a farmacêutica esteta Marcela Gouveia comandou uma concorrida palestra sobre cannabis medicinal e estética. Estudiosa do tema, a especialista falou das poderosas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e analgésicas do canabidiol (CBD), que têm impulsionado o uso do ativo em produtos e tratamentos contra acne, psoríase, dermatites, rosácea e alopecia. Porém não no Brasil, onde o uso da substância é proibido.
“Sonho com o dia em que, para fins medicinais e estéticos, a cannabis possa ser cultivada no país, ter o seu óleo extraído e processado e ajudar a melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas”, comentou Marcela. “Uma alternativa promissora é o CBA, extraído do óleo de copaíba e que também estimula o chamado Sistema Endocanabinóide, responsável pela estabilidade das nossas funções orgânicas. Esse também é um campo fértil para inovações”.
Outra palestra aguardada na segunda-feira foi a de Idalis Bailey, conceituada entre a comunidade de cuidados com o corpo. A enfermeira e esteticista palestrou sobre como impulsionar marcas na área de estética, saúde e bem-estar, contando sobre aprendizados reunidos em sua trajetória, Nascida na Colômbia, a profissional trabalhou na Argentina e conseguiu realizar o sonho de abrir o seu próprio negócio nos Estados Unidos – o Renew Aesthetics Medical SPA, reconhecida por oferecer uma experiência de exclusividade e liderança em tratamentos de rejuvenescimento, depilação e bem-estar. Em seguida, ela lançou sua marca pessoal Idalis Beauty Savvy, uma plataforma global focada em crescimento e posicionamento da marca dos profissionais de saúde e bem-estar estético.
No mesmo dia, Maria Rita Resende, fisioterapeuta pós-graduada em Gestão da Cosmetologia, falou sobre a necessidade de reconstrução dos padrões de atendimento para clientes 50+. “É inadequado o uso, pelo mercado, de expressões como tratamento anti-idade, clínica para melhor idade, cliente da feliz idade. Elas transmitem sentimentos de compaixão que nada têm a ver com pessoas ativas da chamada geração prateada. A mulher madura quer se ver representada nos tratamentos, nos produtos, nas imagens que falem com ela”, ressaltou a especialista.
Quem também brilhou no Congresso Científico Internacional, mas no segundo dia, foi o renomado biomédico e fisioterapeuta João Tassinary. Ele falou sobre o raciocínio clínico aplicado ao melasma, problema que atinge 35% das mulheres brasileiras, de acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).
Tassinary apresentou uma série de estudos científicos para falar sobre os tratamentos disponíveis e sua eficácia de acordo com evidências científicas. O biomédico destacou a importância de uma análise cuidadosa de cada caso antes de escolher a forma de tratamento. Entre outros destaques, o Congresso ofereceu sessões sobre temas como acne na mulher adulta; TAEE Taping (bandagem) na estética; Bioestimulação 3D; Harmonização Facial; e Crioemagrecimento, entre outros.
Para fechar o grande encontro do setor de forma mais do que especial, foram sorteados os ganhadores dos diversos prêmios oferecidos aos congressistas em parceria com os expositores do evento. O principal prêmio da noite, um carro zero quilômetro, foi para Raiane Riviera, massoterapeuta e estudante de estética natural de Bento Gonçalves (RS). “Foi surreal ser premiada. Jamais havia ganhado nada, e saio do Estetika com um automóvel! Agradeço à Cosmobeauty e à organização do evento. O Congresso foi sensacional. Foi a minha primeira participação, e já não vejo a hora de voltar no ano que vem!”, comemorou Raiane.
Simpósios capacitam empreendedores e profissionais
O evento comportou ainda quatro dias dos Simpósios Estetika. Na segunda-feira, o eixo foi o Empreendedorismo na Saúde Estética, com curadoria do esteticista e administrador Felipe Abrahão. Os participantes puderam aprender sobre Personal Branding, questões contratuais e legais, marketing, comunicação e estratégias de venda.
Domingo (31/07) foi dia do Simpósio de Tricologia Científica, com curadoria da esteticista Fabiana Padovez. Os dois dias anteriores centraram-se nos temas Abordagens Terapêuticas em Cicatrizes, com curadoria da esteticista e fisioterapeuta Mariana Negrão, e Procedimentos Inovadores de Pré e Pós-Operatório, com a esteticista e fisioterapeuta, Dra. Vilma Natividade como curadora.
No primeiro dia, um dos destaques foi a palestra do cirurgião plástico Thiago Telles sobre lipoaspiração HD. “Ultrassom, laser, plasma, radiofrequência para auxiliar na quebra de gordura e aspirações menos traumáticas são algumas das tecnologias hoje disponíveis para pacientes que buscam melhores resultados e, principalmente, resultados que respeitem a anatomia e as linhas e curvas naturais do corpo”, afirmou o especialista.
Tecnologia facilita a vida e otimiza resultados
Diversos produtos surpreenderam e despertaram a curiosidade do público nos corredores da feira Estetika. Um aparelho multitratamentos portátil, que cabe numa mochila e permite que profissionais atendam clientes fora das clínicas, foi o destaque da Tonederm.
Uma “esteira do futuro”, em formato de cápsula, chamava a atenção no estande da Compex. O aparelho combina vacuoterapia e infravermelho, união que potencializa a perda calórica (1.000 calorias a cada 30 minutos), além de oferecer outros benefícios, como drenagem de toxinas, alívio de dores crônicas, redução da sensação de fadiga, aumento do metabolismo, tonificação da musculatura e favorecimento do sistema circulatório.
“Sabemos que os exercícios físicos são aliados dos procedimentos estéticos. Sem eles, os resultados podem ficar comprometidos e as pacientes acharem que o tratamento não funciona. Com a esteira Bodyshape, a pessoa pode fazer os exercícios na própria clínica e potencializar os resultados, o que é bom para os negócios”, afirma Paula Amelini, fisioterapeuta e consultora da marca.
Visitantes e parceiros satisfeitos
“Não é a minha primeira vez no Estetika. Vim para fazer compras e ficar a par das novidades. O evento está sensacional, com muita gente qualificada atendendo nos estandes. Com certeza voltarei nas próximas edições”, disse a fisioterapeuta Claudia Carpas, de São Paulo.
Suzana Dias, esteticista de Americana (SP), contou que visitou a feira para à procura de aparelhos para aprimorar tratamentos de clientes, especialmente de um que viu divulgado na internet. “Adorei as promoções e os preços mais em conta da feira. Aproveitei bastante e saio satisfeita do evento”, relatou a profissional.
Entre os expositores da feira, a avaliação também foi positiva. “Estamos vivendo a feira há alguns meses, durante toda a preparação. Chegar aqui é uma sensação muito boa. O Estetika é diferenciado. E o público é seleto e muito fiel, o evento passa muita credibilidade aos visitantes”, comentou Thaissa Verônica, gerente de vendas da Tulípia Cosméticos.
“Batemos nossa meta. Essa retomada está nos promovendo muitos aprendizados para na próxima edição melhorarmos ainda mais os nossos resultados”, afirmou Ariel Tavares, gerente de projetos da Bel Col. Luiz Felipe Sarlo, diretor da Bio Age, contou que a empresa registrou ticket médio superior ao de edições anteriores. “O Estetika tem um público muito qualificado. Por aqui passam profissionais mais constituídos, mais experientes, que compram com mais segurança”, opinou.
Marcas que participaram pela primeira vez no evento também saíram satisfeitas. Foi o caso da Creamy, especializada em dermocosméticos. “A experiência foi bastante positiva e queremos voltar no próximo ano. Esgotamos todo o estoque que previmos e tivemos que repor. As dermoconsultoras estão gostando muito”, disse Henrique Beleze, sócio e diretor da empresa.
Jornada a ser ainda mais aprimorada
“Os dois anos sem o evento físico foram extremamente difíceis e desafiadores, mas nos permitiram planejar o Estetika de forma extremamente meticulosa. No próximo ano, a expectativa de todos nós é por um cenário mais favorável, que vai estimular ainda mais a busca por inovações pelos profissionais do setor. Já estamos analisando os números desta edição para oferecermos uma experiência ainda mais fantástica em 2023”, declara Patrícia Doria, Show Manager do Estetika.
A experiência não terminou com o fim das atrações no São Paulo Expo. Na terça-feira (02/08), como complemento e oportunidade de aprofundamento de conhecimentos na prática e teórico-prático, aconteceu o Curso Pós-Congresso no Campus Mooca da Universidade Anhembi Morumbi.
Sobre o Estetika
O Estetika é o maior e mais importante evento na América Latina para o setor de estética, beleza, saúde e bem-estar. Chegando à sua 28a edição, o encontro reúne Congresso Científico Internacional, Curso Pós-Congresso, Simpósios e Feira com workshops gratuitos, entre outras atrações. A realização é da GL events Exhibitions, uma das líderes mundiais nas áreas de congressos e convenções; eventos culturais, esportivos, institucionais, corporativos ou políticos; e feiras de negócios e exposições. Com uma experiência de 40 anos, a GL events Exhibitions está presente em mais de 20 países nos cinco continentes (sendo desde 2006 no Brasil), administra 40 espaços, entre centros de convenções e arenas multiuso, e já realizou mais de 4.000 eventos. Listada no Eurolist Euronext Compartment B (Bolsa de Valores de Paris), a companhia teve um faturamento de 741 milhões de € em 2021. Saiba mais aqui.
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