Questionário foi elaborado pelo Sebrae-SC com base em um estudo que mapeou as características da cultura empreendedora no Brasil.
Já parou para pensar em que tipo de empreendedor você é? Conhecer seu perfil pode dar ideias de como aperfeiçoar a trajetória e as estratégias à frente do seu negócio, acredita Pamella Gonçalves, diretora de pesquisa e mobilização da organização global de fomento ao empreendedorismo Endeavor Brasil, que realizou a pesquisa Os perfis dos empreendedores brasileiros em parceria com o Grupo Troiano. Esse estudo entrevistou cerca de 4 mil empresários nas cinco regiões do país e analisou aspectos comportamentais, motivacionais e de gestão. E, foi inspirado nesse levantamento que o Sebrae Santa Catarina elaborou o teste a seguir mostrando os quatro perfis mais comuns entre os empreendedores brasileiros. Quer saber em qual deles você se encaixa? Faça o quizz e descubra.
1. Qual alternativa descreve melhor a razão pela qual você decidiu empreender?
A. Sempre quis empreender. Era aquela criança que fazia geladinho para vender em casa.
B. Queria estar à frente de um negócio que fizesse a diferença, que contribuísse com a sociedade.
C. Não gostava de como as coisas funcionavam onde eu trabalhava e achava que poderia fazer melhor por minha conta.
D. Estava cansado de trabalhar para os outros lucrarem. Achava que poderia ganhar mais com meu próprio negócio.
2. Quais ideias vêm à sua cabeça quando você pensa sobre empreendedorismo?
A. Realizar um sonho.
B. Mudar o mundo.
C. Fazer do meu jeito.
D. Ganhar dinheiro.
3. O que levaria você a trabalhar 12 horas por dia para colocar seu próprio negócio de pé, se fosse necessário?
A. O desejo de construir um negócio de sucesso, fazendo o que sempre quis.
B. Perceber que a vida das pessoas está melhorando por causa do seu negócio.
C. Notar que o modelo que você desenvolveu está fazendo sua empresa crescer mais que os concorrentes.
D. Ver que as vendas estão aumentando rapidamente e, com isso, seu balanço estará no azul já no primeiro ano de operação.
4. Qual das alternativas se aproxima mais do seu entendimento sobre o risco de empreender?
A. Vale a pena encarar o risco para ver seu sonho se tornar realidade.
B. Vale a pena encarar o risco para ajudar as pessoas.
C. Vale a pena encarar o risco quando é você quem decide como vai fazer as coisas.
D. Vale a pena encarar o risco quando a perspectiva de retorno financeiro é evidente.
5. Qual alternativa descreve melhor a razão pela qual você decidiu empreender?
A. Perceber que há outras oportunidades ainda mais interessantes para explorar em outros segmentos.
B. Não enxergar um propósito nobre no negócio.
C. Notar que, para dar certo, o negócio precisa seguir um modelo que não lhe agrada.
D. Concluir que suas projeções estavam erradas e o negócio vai demorar mais que o previsto para deixar de dar prejuízo.
6. Imagine que você é um dos fundadores do Uber; o que você teria pensado ao decidir desenvolver o aplicativo de transporte?
A. As pessoas estão cansadas de esperar muito pelo táxi e pagar caro por uma corrida. Existe uma clara oportunidade nisso.
B. As pessoas encontram dificuldades para se deslocar. Quero que minha empresa coloque o mundo em movimento.
C. Já existem alguns aplicativos relacionados a transporte, mas pensei em um formato muito mais eficiente.
D. As pessoas estão cansadas de esperar muito pelo táxi e pagar caro por uma corrida. Dá para lucrar muito resolvendo esse problema.
7. Qual destas frases de motivação para empreendedores mais estimula você?
A. “Oportunidades não surgem. É você que as cria.”
B. “Todo grande sonho começa na mente de um sonhador. Lembre-se de que você tem, dentro de si, a garra e a paciência para atingir as estrelas e mudar o mundo.”
C. “Devo meu sucesso ao hábito de respeitosamente ouvir conselhos e fazer exatamente o contrário.”
D. “Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho.”
Resultado
Verifique qual das alternativas predominou nas suas respostas e confira o perfil de empreendedor que mais se aproxima do seu:
- Maioria de respostas A – Empreendedor nato. O empreendedorismo está no seu DNA. Por encarar a vida com otimismo e encantamento, você enxerga oportunidades de negócio onde os outros não veem nada. Você aposta em ter sua própria empresa motivado pela vontade de realizar seus sonhos. • Dica: mantenha a curiosidade aguçada, mas evite pular de galho em galho por achar que outros segmentos de negócios são sempre melhores que o seu atual.
- Maioria de respostas B – Empreendedor idealista. Ter seu próprio negócio é uma maneira de trabalhar pela transformação social, garantindo que certos valores – que você considera relevantes – tenham protagonismo sobre o lucro. Você quer fazer a sua parte por um mundo melhor, e vê um caminho no empreendedorismo. • Dica: ter um propósito nobre torna a atividade empreendedora ainda mais especial. Mas, lembre-se de que para continuar mudando o mundo é preciso pagar as contas.
- Maioria de respostas C – Empreendedor fiel a si mesmo. Você quer fazer as coisas do seu jeito, seja trabalhando de maneira mais ética, tendo horários mais flexíveis ou adotando procedimentos que lhe pareçam mais eficientes. O objetivo é ter um negócio reconhecido por seguir suas próprias crenças e ambições. • Dica: ter confiança no próprio taco é uma ótima característica, mas também é importante ouvir as opiniões de outras pessoas – às vezes, elas podem ter ideias ainda melhores.
- Maioria de respostas D – Empreendedor ambicioso. Seu objetivo é enriquecer com o seu próprio negócio. Você tem metas claras e elevadas para os resultados da sua empresa. Para você, não faz sentido empreender se não for para pensar na casa dos milhões. • Dica: um negócio que não lucra morre no meio do caminho. Por outro lado, perseguir o ganho a qualquer custo pode ser vazio, frustrante e até perigoso.