Desde que a esteticista Carla Nunes trouxe seu trabalho para o recorte racial, sua vida profissional fez um giro de 180 graus; uma história inspiradora que você conhece agora.
No mês da comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado não só no dia 20, mas durante todo novembro, é importante lembrar que o empreendedorismo negro também representa a luta por igualdade, respeito e representatividade. E, entre milhares de exemplos inspiradores que há no Brasil, está o da esteticista Carla Nunes, que afirma: “O empreendedorismo é algo muito natural para a mulher negra. É algo que somos levadas a fazer sem nos darmos conta”.
No caso dela, essa ‘levada natural’ aconteceu em 2017, quando estava quebrada financeiramente e decidiu buscar ajuda com influencers que ela seguia, todas negras. Duas aceitaram a parceria proposta, sendo uma delas Sol Menezzes, irmã da também atriz Sheron Menezzes. Não demorou para as seguidoras, também negras, começarem a procurar pelos serviços da esteticista, que contou ainda com a indicação do boca a boca. “Diante da nova demanda, precisei revisitar tudo o que eu tinha aprendido, mesmo as coisas mais simples, como limpeza de pele. Afinal, qualquer erro poderia provocar manchas, o que, aliás, é uma das grandes reclamações desse público. Meu laboratório foi minha clínica, e, hoje, tudo o que faço tem esse recorte racial”, orgulha-se.
Necessidade é ouro
“Desde que direcionei meu trabalho e minha fala para as pessoas negras, já que entendo onde estão as nossas dores emocionais, a busca por meus serviços aumentaram muito. Quem me procura já chega com medo, com histórias tristes para contar. Os casos de queimadura por laser, por exemplo, ajudaram a fazer com que meu carro-chefe seja a depilação a laser”, conta Carla Nunes. Segundo ela, situações assim acontecem porque não se leva em conta as especificidades do fototipo alto. “No início eu também desconhecia, e fui atrás de especialização, mas, para a minha surpresa, nem mesmo a empresa criadora da máquina conseguiu me orientar. Tive que estudar fisiologia, aprender sobre desidratação, melanina e sensibilidade para conseguir parametrizar o equipamento e entender que era necessário realizar um protocolo antes da depilação para que ela fosse realizada com segurança e tivesse excelente resultado”, diz.
Negócio casado
Os tratamentos faciais também fazem sucesso na Estética Avançada Carla Nunes, em especial a limpeza de pele. “Como a depilação a laser tem valor maior, ela mantém a clínica, porém, o serviço que mais realizamos é a limpeza. Por isso, a equipe é treinada para direcionar o paciente para a compra dos produtos para homecare e também para outros procedimentos”, entrega Carla Nunes, que no ano passado lançou a linha de dermocosméticos Beleza Negra, com venda exclusiva em sua clínica. Um negócio redondo. “Todos os itens são pensados exclusivamente para atender as necessidades e reclamações da pele negra. O filtro solar, por exemplo, tem alta proteção, mas não deixa a pele esbranquiçada; o produto para foliculite atende a enorme demanda que temos dos pacientes homens, devido à barba, e das mulheres, pela virilha; enquanto o redutor de pelo e clareador para a região íntima é uma ótima investida porque durante a depilação a laser não se pode fazer peeling”, esclarece a esteticista e empreendedora.
Ir onde o público está
Atualmente, a clínica de Carla Nunes fica no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, e conta com dez salas de atendimento. “Em vez de luxo, priorizamos a qualidade, o acolhimento e a sensação de pertencimento. A inclusão é o que me move, por isso tenho planos de levar o espaço para a Zona Leste e, mais para frente, para a Zona Norte da cidade. Quero que as pessoas sintam confiança na hora de cuidar de sua beleza, e saibam que com a gente serão recebidas com amor”, diz. Alguém duvida que ela faz diferente disso?