Em 1976 foram iniciadas inúmeras tentativas de se normatizar a profissão de Esteticista. Essa classe lutou por mais de 45 anos por uma lei que determinasse qual a formação mínima necessária para que a categoria pudesse atuar e fosse fiscalizada por entidades próprias, garantindo assim a proteção da saúde da população. Foram mais de 15 projetos de lei arquivados. Em dezembro de 2014, um grupo de profissionais esteticistas de 23 Estados, se uniu através das redes sociais, criando uma mobilização nacional denominada Mutirão RegulamentAÇÃO Estética e Cosmética com o objetivo de trabalhar pela regulamentação da profissão.
A Deputada Soraya Santos foi convidada para ser a autora do projeto de lei e depois de uma trajetória de lutas e conquistas, finalmente em 03/04/2018, o PL 2332/2015 se tornou a Lei 13.643/2018.
Assim que foi sancionada a Lei do Esteticista, o Mutirão RegulamentAÇÃO Estética e Cosmética, tendo cumprido com o papel para o qual fora criado, transformou-se então na ANESCO – Associação Nacional de Esteticistas e Cosmetólogos para dar continuidade aos trabalhos e vem representando a categoria junto aos órgãos governamentais, congressos, empresas de produtos e equipamentos, laboratórios e também junto às instituições de ensino por todo o país, orientando os profissionais e zelando sempre pela ética e transparência, com a finalidade de defender sempre o interesse de toda a classe de Esteticistas dentro dessa nova ótica da profissão após a promulgação da sua Lei.
A profissão de Esteticista não possui ainda o seu Conselho Federal que é a autarquia responsável por registrar, organizar, mas principalmente por fiscalizar e disciplinar uma profissão regulamentada.
A associação vem trabalhando com uma frente parlamentar mista, ou seja, com Deputados Federais e Senadores, para apoiar o Esteticista na criação do seu Conselho de classe.
Estamos certos de que em breve teremos a nossa própria autarquia fiscalizatória, sanando assim muitos problemas que o profissional vem passando até hoje na sua atuação diária em consultório.
Esteticista, ajude a construir a história da sua profissão, venha para a ANESCO você também.