Já são oito unidades da Execelência, sendo sete no Espírito Santo e uma recém-inaugurada em São Paulo.
Sabe aquele meme ‘quem vê cara, não vê corre’? Ele se encaixa super bem na história da esteticista, nutricionista e empreendedora Ana Paula Braun, que faturou só no ano passado R$ 4 milhões com sua rede de clínicas de estética Execelência. Para 2024, a expectativa é de quase dobrar esse valor, chegando a uma receita bruta de R$ 7 milhões a partir da abertura de novas unidades – atualmente, ela possui oito lojas, sendo sete no Espírito Santo e uma recém-inaugurada em São Paulo.
Uma trajetória de sucesso? Com certeza, mas, se prepare porque ela ganha contornos ainda mais especiais quando se descobre como foi o caminho percorrido por Ana Paula, hoje com 37 anos, para chegar até aqui.
Garra desde cedo
Para ficar num breve resumo da trajetória de Ana Paula, vale saber que, devido à pobreza e urgente necessidade de colaborar com a alimentação familiar, dos 8 aos 14 anos de idade ela auxiliava o pai, pedreiro, para que ele economizasse a diária de um ajudante. Só parou porque engravidou do namorado (também com 14 anos à época), quando buscou algo mais ‘leve’ que a construção, passando a trabalhar em quiosques da praia durante o dia e a fazer crochê para vender na praça da cidade à noite. Assim seguiu até os 18 anos, quando entrou para uma empresa cuja pressão para atingir a meta altíssima de vendas a fez engordar 20 quilos em apenas três meses.
Às voltas com dietas, acabou se apaixonado pelo tema e decidiu cursar a faculdade de nutrição em paralelo ao emprego de vendedora, que rendia ótimas comissões, a ponto dela conseguir dar entrada um apartamento e em um carro. Porém, exausta, fez um acordo e usou a rescisão para investir no sonho de ter um restaurante, que quebrou após cinco meses devido à falta de experiência em gestão, mesmo problema que não a deixou prosperar com o comércio de bijuterias e de roupas que vieram em seguida.
Hora da virada
Foi visitando clientes para fazer suas vendas que Ana Paula conheceu uma nutricionista que estava de mudança para os Estados Unidos e ofereceu que ela alugasse seu espaço, que contava com duas salas e alguns equipamentos de estética. “Como não tinha dinheiro nem para o primeiro aluguel, corri para contratar uma esteticista, divulguei muito nas redes sociais e fiz anúncios com influenciadores da região. No fim, vendi tanto que em pouco tempo precisei mudar para um lugar maior para dar conta dos atendimentos, e aproveitei para ir para uma área mais nobre. Ainda mantenho essa que foi a matriz da Execelência, que é uma das unidades que mais vende até hoje”, conta ela, que expandiu o negócio a pedido da clientela.
“Conforme surgiam os pedidos para levar a Execelência para outras cidades, fazíamos o estudo de viabilidade. E foi assim que chegamos às oito unidades, das quais cinco são minhas e três são franquias mistas, em que tenho participação de 50%”, conta ela, que tem planos de expandir ainda mais. A quem possa interessar, o investimento inicial é de cerca de R$ 300 mil, com faturamento mensal médio de R$ 156 mil, lucro em torno de 30% e prazo de retorno de 24 meses.
Planos para São Paulo
A chegada da Execelência à capital paulista não aconteceu ao acaso. “Vim com o propósito de tornar a marca um padrão de referência no quesito estética acessível. Quero que nosso trabalho e nossos tratamentos cheguem a mais pessoas porque sei do impacto que o cuidado tem na autoestima”, diz ela, que oferece procedimentos faciais e corporais, depilação, massagem e venda de produtos.
O profissional de estética também está no radar de Ana Paula, que tem um projeto paralelo ao da Execelência, que inclui alugar equipamentos para empreendedores que ainda não podem comprar seu próprio aparelho e realizar mentoria de negócios. “Meu objetivo é ajudar a evitar que outros profissionais cometam os mesmos erros que eu cometi”, conta ela, que lista a seguir 6 atitudes que considera terem sido essenciais para seu sucesso:
1. Invista em algo que você goste, senão será mais fácil desanimar diante das dificuldades.
2. Se faça ser conhecida. Pode ser por meio das redes sociais, de parcerias, panfletagens, presença em eventos… Assim, quando pensarem em estética, vão lembrar de você.
3. Atenda a todos com excelência, porque um cliente insatisfeito falará mal do seu negócio para muita gente. Então, se notar que o paciente não está feliz, fale com ele o mais rápido possível para entender o que o chateou e resolva antes que a coisa escale.
5. Mantenha sua equipe motivada, afinal, eles representam você e a sua marca.
6. Aposte em novidades, por menores que elas possam parecer, como um novo serviço ou um café diferente na recepção. Mulheres amam novidades!