Saiba quais são as principais tendências mundiais de consumo para 2024 e o que dá para colocar em prática na área de estética. Spoiler: os consumidores estão tentando melhorar a sua saúde e bem-estar repensando suas rotinas
A Euromonitor International, provedora líder mundial de informação de negócios global, análise de mercado e informações de consumo, divulgou seu relatório anual sobre as principais tendências globais de consumo para 2024, destacando os valores e as motivações de compra dos consumidores para o ano.
De acordo com a Euromonitor, a inteligência artificial, a sustentabilidade e os fatores sociais, econômicos e políticos terão um papel determinante nas tendências de consumo de 2024. Além disso, num cenário econômico marcado por incertezas, os consumidores continuarão a buscar as melhores oportunidades. Por isso, as empresas precisam aumentar os incentivos e inovar em termos de preços acessíveis, uma vez que os compradores buscam cada vez mais ofertas. O relatório evidenciou também outra importante tendência de consumo: a crescente atenção à saúde e ao bem-estar. “As preferências dos consumidores estão fortemente ligadas à agenda da sustentabilidade, ao progresso tecnológico e ao impacto das questões sociopolíticas. As empresas devem lidar com assuntos sensíveis com cautela, mantendo-se fiéis aos valores fundamentais da sua marca”, destacou Alison Angus, Head de Inovação na Euromonitor International.
Tendências Globais de Consumo da Euromonitor em 2024
– Pergunte à IA (Ask AI): As novas ferramentas de inteligência artificial estão evoluindo para se tornarem cocriadoras dos consumidores, influenciando as suas decisões e reformulando as suas expectativas de envolvimento com marcas. Estas plataformas serão cada vez mais integradas na vida diária dos consumidores. As empresas devem utilizar a IA generativa para reforçar a personalização e melhorar a experiência geral do cliente. “A Inteligência Artificial pode ajudar a dispor possibilidades de personalização, oferecendo produtos e serviços adequados ao perfil de cada pessoa. Para isso, o profissional de estética precisa ter um filtro e pensamento crítico e analítico para fazer a orientação correta e promover um tratamento personalizado adequado”, comenta Katucha Rocha, biomédica esteta e professora do curso de Cosmética e Estética da São Judas Unimonte.
– Prazer nas Distrações (Delightful Distractions): Os consumidores procuram uma fuga ao estresse e às ansiedades do dia a dia para se afastarem do comum. Cerca de 29% dos consumidores se sentiriam confortáveis com as marcas monitorando suas emoções e personalizando experiências de acordo com seu humor.
– Autenticidade Verde (Greenwashed Out): Embora os consumidores estejam tentando viver de forma mais sustentável, questionam se as empresas e os governos estão utilizando ao máximo os recursos disponíveis para criar um impacto significativo. Querem que as organizações tomem a iniciativa e mostrem provas dos seus compromissos ecológicos. “Aqui vale falar sobre a escolha de produtos sustentáveis, veganos, livres de químicas e substâncias que podem afetar a saúde e meio ambiente, enfim, estar antenado às questões de sustentabilidade e colocar em prática na rotina”, destaca a professora do curso de Cosmética e Estética da São Judas Unimonte.
– Progressivamente Polarizado (Progressively Polarised): As questões políticas e sociais estão no centro das identidades pessoais. Essas crenças influenciam perspectivas, valores e atitudes. Os consumidores não deixarão de expressar as suas convicções. A responsabilidade social, a filiação política e as iniciativas de sustentabilidade motivarão o consumo.
– Caçadores de ofertas (Value Hackers): Com a crise atual do custo de vida, os consumidores estão adaptando suas mentalidades financeiras, com 44% dos consumidores planejando economizar mais em 2023. Estão utilizando estratégias cada vez mais inteligentes para conseguir as melhores ofertas. “Para a área de estética vale a avaliação de custo-benefício x eficácia de resultado, destacando não somente o preço, mas também resultado, performance, durabilidade do produto, qualidade, entre outras questões”, diz a professora e biomédica esteta Katucha Rocha.
– Bem-estar Pragmático (Wellness Pragmatists): Os consumidores estão procurando soluções rápidas e eficazes para melhorar o bem-estar físico e mental. A eficácia comprovada desempenhará um papel significativo nas suas decisões de compra. Para essa tendência, o profissional da área de estética ou clínica de estética pode apostar em tratamentos e soluções para promover o bem-estar e relaxar a mente e o corpo, explorando músicas, ambiente, aromas, iluminação e técnicas especiais que vão muito além da estética.