29ª edição do evento mais importante em sua área na América Latina atraiu 27 mil pessoas para conferir novidades de 200 marcas e 97 horas de conteúdo qualificado, apresentado por 153 palestrantes nacionais e internacionais no Congresso, nos Simpósios e em Workshops gratuitos.
Pela 29ª vez a comunidade de estética, saúde, beleza e bem-estar se encontrou, atualizou conhecimentos, trocou experiências e se fortaleceu no evento mais importante do gênero na América Latina. O Estetika 2023 chegou ao fim no domingo, 30 de julho, com números superlativos. Em quatro dias, reuniu no São Paulo Expo 27 mil visitantes, as 200 principais marcas do setor e um temário incomparável de conteúdo para os profissionais da área, com 97 horas de sessões e a participação de 153 palestrantes nacionais e internacionais. A 30a edição comemorativa já está confirmada: acontece de 25 a 28 de julho de 2024, novamente no principal espaço de eventos da capital paulista.
“Estamos extremamente felizes com o resultado do Estetika 2023. Crescemos em número de congressistas, simposistas e visitantes, que se mostraram ainda mais interessados em obter uma experiência completa do evento: entender as tendências e oportunidades, conectar-se com especialistas e colegas e se capacitar com o volume ímpar de conteúdo oferecido”, afirma Patrícia Doria, Show Manager do Congresso e Feira Estetika. “O Estetika possibilita um grande encontro do setor. O aumento da visitação traduz isso muito bem. A perspectiva é de que o evento cresça muito mais nos próximos anos, sempre proporcionando imersões únicas para a comunidade que atendemos, desde os estudantes até os profissionais mais experientes”.
O Estetika busca fomentar um dos setores que mais se destacam no Brasil quando o assunto é empreendedorismo. Segundo dados do DataSebrae, o país abriga 1,1 milhão de microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas (MPEs) atuando em serviços de beleza e estética. No primeiro trimestre deste ano, nada menos que 55 mil novos estabelecimentos dessa área foram abertos no território nacional. Nesse cenário, um destaque é o avanço das franquias.
O faturamento das redes de estética, saúde, beleza e bem-estar cresceu 27% no primeiro trimestre de 2023, movimentando R$ 12,4 bilhões – a maior receita do mercado nacional de franquias, equivalente a um quarto do total arrecadado no período. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), parceira de conteúdo do 29o Estetika, o ótimo desempenho deste ano segue a tendência de 2022, quando as franquias de estética e beleza registraram alta de 21,5% no faturamento. No primeiro trimestre, 32 mil novas unidades franqueadas do segmento foram abertas no país – um avanço de 6,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Retratando o bom momento, o evento contou com a presença de importantes marcas de franquias, a exemplo da GiOlaser, fundada em 2013 pela atriz Giovanna Antonelli e administrada em sociedade com o Grupo Salus desde 2018. A rede, que conta com mais de 345 unidades em 21 estados do país, foi expositora do Estetika pela primeira vez. “Somos uma empresa de negócios de expansão, e vimos o grande potencial do Estetika para nos aproximarmos dos fornecedores de equipamentos, de produtos e de outras soluções, bem como dos profissionais e empreendedores. Nosso objetivo é apresentar o nosso modelo como opção de investimento para proprietários de clínicas, esteticistas, biomédicos e toda a comunidade da beleza e do bem-estar”, comentou Adriano Magalhães, Diretor de Expansão da GiOlaser.
Entre outras redes que marcaram presença estiveram a Estética Priscila Palazzo, com mais de 200 clínicas no Brasil, e a Bioage, desde 2021 integrante do grupo Hypera Pharma. “Com tudo isso, queremos ter um número cada vez maior de franquias de estética, saúde, beleza e bem-estar como parceiros, e que o evento Estetika represente um ponto de convergência para os players da área”, comenta Patrícia Doria.
Congresso reúne 36 horas de conteúdo qualificado
O empreendedorismo e o crescimento das franquias no setor também foram temáticas do 29o Congresso Científico Internacional de Estetika (Congresso Estetika). No domingo (30) aconteceu a mesa-redonda “Aprender para Empreender”, com as participações de Verônica Lima, gestora estadual de empreendedorismo feminino no SEBRAE-SP; Claudia Vobeto, diretora de capacitação da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e CEO da rede de franquias Majô Beauty Club; Gustavo Albanesi, fundador e CEO do Buddha Spa; e Felipe Abrahão, especialista em gestão para Estética e Saúde. A mediação foi de Maria de Fátima Lima Pereira, diretora da Esthetic Pro & Cosmetologia, esteticista, empresária, professora universitária e curadora educacional do Congresso Estetika.
“Mulheres do ramo da estética e beleza representam um número muito expressivo dos atendimentos no SEBRAE-SP. A mulher que empreende na estética tende a ser muito inovadora. E o empreendedorismo feminino é vital para a sociedade”, afirmou Verônica. O SEBRAE-SP também foi parceiro de conteúdo do 29o Estetika. Os convidados também discorreram sobre capacitação e a necessidade de planejamento. Claudia Vobeto, que além de diretora da ABF é e CEO e fundadora da Majô Beauty Club, franquia especializada em serviços de beleza e estética, ressaltou que não basta desejar o sucesso, é preciso se preparar para consegui-lo. “O desejo não leva ao sucesso. A gente precisa se capacitar, se transformar, nós precisamos nos associar com aqueles que sabem mais”, recomendou.
Também no domingo, o italiano Andrea Bovero, presidente da World Spa Organization (WSO), brindou o público com a palestra “All in One Technologies: A Revolução do Spa e da Beleza”. Segundo ele, um risco para o setor é a falta de foco. “Hoje, o mercado nos enche de produtos. O mundo precisa de um novo processo, que os ingleses chamam de ‘less is more’. Hoje, menos é mais. Precisamos simplificar. Simplificar a vida, simplificar o trabalho, simplificar as ofertas de produtos”, pontuou o especialista.
Outra abordagem sobre empreendedorismo no Congresso Estetika ocorreu na sexta (28). A empresária e esteticista Flavia Leal, proprietária de quatro escolas de beleza nos Estados Unidos, contou como a rede Flavia Leal Beauty School foi recentemente reconhecida como a número 1 em sua área no território americano.
Assuntos técnicos, de gestão e estratégia também tiveram vez. No primeiro dia (27), o Pré-Congresso, realizado pelas marcas Adcos Pro e Adoxy, ofereceu oito palestras sobre tópicos de estética, marketing e tecnologia, a exemplo de epilação definitiva, técnica Flash Detox, Método AVX para vendas e Firm Maximus para tratamento de flacidez corporal.
Já na sexta-feira (28), a mesa-redonda “Interdisciplinaridade na Estética e seus benefícios” debateu a importância do atendimento com qualidade, eficiência e responsabilidade. Outro destaque do dia foi o tema “Alta definição corporal – Benefícios do campo eletromagnético e suas associações tecnológicas na estética”, em que as especialistas Natalia Previato e Daniela Moleiro detalharam um tratamento com base em campos eletromagnéticos que, ao longo de sessões, é capaz de promover aproximadamente 16% de aumento dos músculos e queimar cerca de 20% do tecido adiposo.
No sábado (29), um dos destaques foi a mesa-redonda “Beleza Preta: desafios e tratamentos”, acerca da importância e do potencial do mercado consumidor afrodescendente, suas características e necessidades fisiológicas e cosmetológicas. Participaram da conversa a especialista em pele preta Zarah Flor, a esteticista e empresária Cristiane Boneta e o professor e farmacêutico bioquímico Luiz Moreira. Os debatedores ressaltaram que a pele negra é mais sensível, por isso é necessário desenvolver tratamentos e usar produtos personalizados, com doses menores de ácidos e cuidados extras para reduzir as chances de efeitos adversos após procedimentos estéticos.
Em seus quatro dias, o 29o Congresso Científico Internacional de Estética (Congresso Estetika) destacou as principais inovações tecnológicas e de gestão ao longo de 36 horas de conteúdo técnico, científico, teórico e prático sobre as principais tendências e novidades do setor de beleza e estética. Foram quatro dias de imersão no que há de mais novo e impactante nesse universo.
“Nós elaboramos uma programação focada na qualificação dos profissionais do setor de acordo com as principais tendências do mercado. A ideia é que os participantes saíssem daqui com possibilidade de crescimento na carreira, e acho que conseguimos. A resposta e a participação do público foram incríveis”, avaliou Maria de Fátima Lima Pereira, curadora educacional do Congresso Estetika.
1ª Competição de Massoterapia Estetika anuncia as vencedoras
Um dos destaques do último dia do Congresso Estetika 2023 foi a final da 1ª Competição de Massoterapia. A modalidade da massagem era livre e as cinco finalistas tiveram manobras e técnicas avaliadas pelo júri ao vivo. O objetivo da competição foi divulgar as profissões de esteticista/massoterapeuta e promover a valorização dos recursos manuais no setor.
A grande vencedora foi Victória Bulgari Amaral, de Atibaia, São Paulo. Ela foi premiada com o troféu Ala Szerman e certificado, um curso presencial no Buddha Spa College, mais um kit com produtos Buddha Spa e um Day Spa (Experiência Buddha Spa), além de ser convidada para ser a Embaixadora da competição do próximo ano e recebeu um voucher para participar do Congresso Estetika 2024.
“Ganhar esse prêmio vai me ajudar a desenvolver a autoridade perante a nossa profissão. Eu estou muito feliz com essa oportunidade. É muito gratificante poder estar aqui no próximo ano como embaixadora. Com certeza terá um impacto muito positivo na minha carreira”, disse Victória.
A segunda colocada foi Gabriela Teixeira Magalhães Fernandes, que recebeu o troféu Ala Szerman e certificado, um curso “Brazilian Massage”, mais um kit com produtos Buddha Spa e um Mini Day Spa. E Juliana Coczenski ficou em terceiro lugar e ganhou, além do troféu Ala Szerman, certificado, um curso “Brazilian Massage” e um kit com produtos Buddha Spa.
A 1ª Competição de Massoterapia foi organizada pela GL events Exhibitions, organizadora do Estetika, com a chancela de instituição de beleza e spa apoiadora, a World Spa Organization (WSO), uma grande comunidade que liga os players do mercado de Spa & Beauty em nível internacional. A iniciativa também contou com o patrocínio do Buddha Spa, maior rede de spas urbanos do Brasil.
Ala Szerman, que leva o nome da premiação em homenagem, esteve presente no evento. Emocionada, agradeceu o reconhecimento por toda sua história de contribuição para o setor. “Fiquei muito feliz com essa homenagem, mesmo porque eu estimulei milhares de estudantes, milhares de esteticistas formados. Este prêmio foi um prazer. É um prazer saber que o trabalho não foi perdido e que todas elas estão empenhadas em vencer na vida”, afirmou Szerman.
Simpósios promoveram conhecimento em diversas áreas
Os Simpósios Estetika mais uma vez levaram aos participantes conhecimentos avançados em diversas áreas da estética, saúde, beleza e bem-estar. No domingo (30), um auditório lotado acompanhou o 3º Simpósio de Tricologia Científica, com curadoria da esteticista e especialista em tricologia Fabiana Padovez. Foram apresentadas atualizações, com base em estudos, artigos científicos e na vivência dos profissionais do setor, sobre alopecias e alterações capilares com abordagem multidisciplinar.
“Neste ano eu falei sobre medicamentos e suplementos para o tratamento das alopecias. É claro que nem todos os terapeutas capilares podem medicar, mas tratamentos multidisciplinares são uma realidade e muitas dúvidas são trazidas pelos nossos pacientes. Então precisamos saber onde estão os nossos limites de atuação”, afirmou Padovez.
“O que mais gostei no simpósio foi saber de perto a opinião dos especialistas, aos quais nem sempre temos acesso. Estar na presença deles ajuda a compreender melhor os assuntos. É uma forma leve de aprender e absorver as informações. Além disso, são poucas as chances que temos de ter simpósios com assuntos tão específicos. Esse tipo de iniciativa é fundamental para quem busca se especializar”, comentou a estudante de tricologia Mariana Lins.
Na quinta (27) foi realizado o 2º Simpósio de Pré e Pós-Cirurgia Plástica, com curadoria da esteticista e fisioterapeuta Vilma Natividade. Entre os assuntos abordados, a ênfase foi para os recursos capazes de melhorar o pós-operatório, a exemplo do Sistema Endocanabinóide (SE) para autorreparo e homeostase sistêmica, auxiliando no processo de recuperação dos pacientes.
Também houve estreias na grade de programação. Na sexta (28) aconteceu o 1º Simpósio de Harmonização Facial e Corporal do Brasil com aula ao vivo em Cadáver LAB, abordando temas relacionados a uma das vertentes da estética que mais avançam no mercado. Com curadoria da esteticista e cosmetóloga Michelle Meleck, a experiência incluiu uma aula em vídeo, com transmissão ao vivo, de procedimentos em cadáver fresh frozen. Já o 1º Simpósio de Gamificação foi realizado no sábado (29) com a participação de docentes da área de estética. Eles puderam conhecer, na prática, ferramentas e estratégias de aprendizagem imersivas com o objetivo de atualizar o método de formação de novos profissionais. A curadoria foi da esteticista e fisioterapeuta Mariana Negrão.
Visitantes e parceiros chancelam relevância da feira e dos conteúdos
A 29a Feira Estetika novamente mostrou porque é considerada a principal plataforma para a apresentação de produtos, equipamentos e serviços para os profissionais que atuam com cuidados com a face, o corpo e o bem-estar. As 200 principais marcas do setor expuseram suas novidades, realizaram vendas a preços de ocasião, distribuíram amostras e promoveram diversas demonstrações teórico-práticas nos estandes, atraindo grande atenção do público.
Entre os diversos lançamentos da Feira, a Eccos Cosméticos Ecológicos apresentou o booster fitoredutor Modela, by Amanda Fernandes. Com tecnologia botânica, o produto atua profundamente na redução da gordura localizada e das celulites a partir de ativos de última geração, eficazes e inovadores, como artemísia, anis estrelado, pimenta negra e beterraba. Apresenta ação lipolítica, anticelulítica e tonificante do tecido.
Por sua vez, a Samana lançou o Peeling de Sal Marinho, que promove uma renovação clínica na pele do rosto. O produto gera uma ação resurfacing sobre a pele, promovendo retexturização intensiva com aumento significativo de colágeno e componentes dérmicos, sendo ideal para tratamentos rejuvenescedores, retração de poros dilatados, cicatrizes atróficas, ganho em luminosidade e radiância. A linha conta com um esfoliante mecânico intensivo e um peeling ativador. Há protocolos para uso profissional e home care.
As marcas e parceiros ainda contribuíram para a realização de outro sucesso do 29o Estetika: os Workshops Gratuitos, com uma programação vasta e diversificada, com 25 horas de conteúdo oferecida em sessões simultâneas, ao longo de quatro dias, em uma área de workhops dedicada no pavilhão. “Os Workshops estiveram sempre lotados, mostrando a vontade do público em absorver novos aprendizados e a alta qualidade dos conteúdos oferecidos pelos expositores. Isso também ficou comprovado pelas aulas e demonstrações teórico-práticas cheias nos estandes”, comenta Patrícia Doria.
No domingo (30), por exemplo, a ANESCO (Associação Nacional dos Esteticistas e Cosmetólogos) promoveu uma apresentação da esteticista, cosmetóloga e professora Kelli Baratella Marcari sobre avaliação e tratamentos alternativos para dermatite e psoríase. Já a KLD levou a Dra. Marylin Kosaka para falar acerca da intervenção e recuperação com fototerapia através do sistema Plasmax.
“Esse é o meu segundo ano participando do evento, e essa experiência tem sido maravilhosa”, contou a esteticista Nubia Lisboa, de Franca (SP). “Além de poder entender mais sobre os produtos e sobre as novidades do mercado, tenho acesso a aulas que engrandecem o meu conhecimento como profissional. Como trabalho com o tratamento de melasma em minha clínica, aproveitei a oportunidade para participar de um workshop sobre microagulhamento que foi sensacional”.
Satisfação com a experiência oferecida
Durante os quatro dias o Estetika 2023 forneceu relatos de satisfação de todas as partes atendidas. “É a primeira vez que venho prestigiar a feira, e tenho gostado muito, principalmente da palestra que assisti sobre intradermoterapia. O Estetika é uma feira muito importante para nós, profissionais. Aqui podemos ver como os ativos estão sendo aprimorados através da tecnologia e ajudando na autoestima das pessoas”, comentou Laiany de Oliveira, estudante de Estética moradora de Guaíra (PR).
Danielle Gravina, tricologista de Atibaia (SP), também exaltou a experiência. “O Estetika é muito importante para nós, profissionais, para contatos com marcas que muitas vezes não temos alcance no dia a dia e vermos os lançamentos de equipamentos e produtos. Infelizmente eu só consegui participar do último dia da feira, mas nas próximas edições irei me organizar para participar dos quatro dias e dos Simpósios, pois os temas abordados são extremamente relevantes para a minha área.”
Marcas que participaram como expositores e apoiadores do evento também fizeram avaliações positivas. “Apresentamos no Estetika 2023 o maior estande da nossa história e, graças a Deus, tivemos resultados de vendas e negociações históricos. Ao lado dos nossos parceiros do ISP Saúde, tivemos quatro dias intensos, de muito trabalho, muitos sonhos realizados e valiosas conexões com todo o Brasil e o exterior”, declarou Mauro dos Santos Filho, CEO do Grupo Medical San. “O balanço que fazemos é altamente positivo. Assim reforçamos a visão de acreditar neste mercado e no potencial que ele tem de crescimento para os próximos anos. E isso passa, também, por eventos de alto nível como o Estetika”.
Nathalia Azevedo, gerente de marketing da Adcos Pro, faz um balanço similar. “O evento foi muito positivo. Tivemos um crescimento de 50% em vendas comparado ao ano anterior. Nesta edição, trouxemos um investimento maior para apoiar o Pré-Congresso, que foi muito bom. Colocamos mais de 1.200 pessoas no auditório. Além disso, para comemorar os 30 anos da marca, trouxemos novidades para apresentar ao público. Nosso estande permaneceu cheio durante todos os dias do evento”.
“Seguiremos trabalhando de maneira incansável para aprimorar cada vez mais a jornada dos parceiros e dos participantes. Além de ser o mais completo, o Estetika é o mais tradicional evento especializado para o mercado de estética, saúde, beleza e bem-estar da América Latina. A próxima edição, a trigésima do evento, tem tudo para ser histórica. Estamos animados, pois ela será simbólica e especial. Queremos cada vez mais ser a plataforma de maior relevância para que os empreendedores e os apaixonados por estética possam evoluir, brilhando e conquistando protagonismo em suas carreiras”, comenta Patrícia Doria.