Receba seu certificado digital a partir do dia 15 de agosto

Estetika 2025 pretende mostrar como a Inteligência Artificial está revolucionando os tratamentos estéticos

em 23 de julho de 2025

Durante o evento, Michelle Meleck, especialista em HIFU, mostra como a IA está mudando o jogo: de diagnósticos 3D à gestão personalizada, com precisão e mais confiança para os pacientes.

A inteligência artificial (IA) já não é mais um conceito futurista no mundo da estética, ela está aqui, transformando consultórios, diagnósticos e até a relação entre profissionais e pacientes. E esse será um dos grandes destaques do 31º Congresso Científico Internacional de Estética (Congresso Estetika 2025), o maior evento de estética, beleza e bem-estar da América Latina, que acontece em São Paulo do dia 31 de julho a 3 de agosto.

Michelle Meleck, esteticista e cosmetóloga especializada em HIFU (High-Intensity Focused Ultrasound), será uma das vozes dessa nova era da IA a apresentar durante o primeiro dia do evento a palestra “IA na estética: excelência nos tratamentos premium”, mostrando como dados, mapeamentos tridimensionais e algoritmos estão refinando o toque humano nos consultórios.

“A inteligência artificial tem o potencial de transformar a personalização dos tratamentos em um nível jamais visto”, afirma Meleck. “Com softwares como o VECTRA H2, conseguimos mapear a face e o corpo do paciente em 3D, detectar padrões anatômicos únicos e, com isso, indicar protocolos específicos baseados em dados objetivos, e não apenas na percepção clínica subjetiva.”

Os recursos apresentados vão muito além de estética de alto padrão. O uso da IA vem democratizando a qualidade dos atendimentos, permitindo que clínicas menores também operem com diagnósticos precisos, mesmo com estruturas mais enxutas. “Isso eleva o padrão da estética no Brasil como um todo, gerando mais segurança e permitindo que profissionais com menor estrutura consigam atuar com excelência”, destaca a especialista.

Mais do que um auxílio técnico, os recursos de inteligência artificial vêm cumprindo um papel emocional na relação entre profissional e cliente. “As simulações oferecem uma visualização aproximada do que esperar, o que reduz a ansiedade do paciente, alinha expectativas e aumenta a confiança na indicação profissional. Elas funcionam como uma ponte entre o planejamento técnico e o entendimento emocional do paciente”, detalha Michelle.

Outro ponto em destaque é a aplicação da IA na gestão das clínicas, com análise de comportamento dos pacientes, precificação inteligente e otimização de rotinas como agendamento e follow-up. Para Meleck, porém, a tecnologia nunca deve substituir o essencial: o toque humano. “A tecnologia é uma extensão do nosso olhar, não um substituto. O contato humano, a escuta empática e o toque clínico são insubstituíveis. Uso a IA para otimizar o tempo técnico, mas dedico ainda mais tempo à conexão, à explicação e à criação de vínculos com meus pacientes.”

Além da participação no congresso, Michelle também é curadora do 3º Simpósio de Harmonização Facial e Corporal, imersão de um dia inteiro que faz parte dos Simpósios Estetika deste ano, junto ao 1º Simpósio de Melasma (curadoria de João Tassinary), o 4º Simpósio de Pré e Pós-Cirurgia Plástica (curadoria de Vilma Natividade) e o 2º Simpósio de Lipedema (curadoria de Ana Martha TopCorpus).
No pavilhão do São Paulo Expo, visitantes da Feira Estetika poderão conferir as demonstrações de equipamentos com mapeamento 3D e simulações por inteligência artificial. O evento é promovido pela GL events Exhibitions, empresa da multinacional francesa GL events, e reúne ainda 200 marcas do setor, workshops gratuitos, palestras científicas e um portal exclusivo com conteúdo técnico, de lifestyle e empreendedorismo.

Com um mercado cada vez mais exigente, o 31º Congresso Científico Internacional de Estética promete oferecer quatro dias de conteúdo técnico científico com palestras de 25 especialistas renomados no cenário nacional e internacional. A programação inclui palestras demonstrativas sobre temas como beleza natural após os 50 anos, limpeza de pele, gordura localizada, rejuvenescimento, medicina integrativa e peelings cosméticos. A curadoria educacional é de Maria de Fátima Lima Pereira, diretora da Esthetic Pro & Cosmetologia, esteticista, empresária, professora universitária e uma das profissionais mais respeitadas do setor em nível mundial.

Serviço
Local: São Paulo Expo
Data: 31 de julho a 3 de agosto de 2025
Instagram: @congressoestetika
Ingressos: https://congressoestetika.com.br/programacao-geral/

Voltar ao topo

FALE COM A NOSSA EQUIPE COMERCIAL E TRAGA SUA MARCA PARA PARTICIPAR DO EVENTO LÍDER NO SETOR!

FÁBIO FRYDMAN