Falecido em fevereiro deste ano, doutor Mario Grinblat bancou a parceria entre estética e dermatologia, mesmo pagando um alto preço por isso.
A 29ª edição do Estetika 2023 começará de um jeito muito especial. Já na abertura oficial do Congresso, no dia 28 de julho, será feita uma homenagem ao dermatologista Mario Grinblat. Falecido em fevereiro deste ano, ele não foi “apenas” um dos desbravadores de sua especialidade, ajudando a moldar esta dermatologia estética que hoje é reconhecida, admirada e respeitada em todo o mundo. O médico também foi o primeiro a trazer um profissional de estética para dentro do consultório dermatológico. “Isso aconteceu no início dos anos 1970, quando ele e a minha mãe, Dolores de Lima Pereira, que era esteticista, se conheceram na clínica onde ele, recém-formado, atuava. Dali, passaram a trabalhar no consultório que o doutor Mario Grinblat abriu na rua Itapeva, na região da Avenida Paulista. Juntos, desbravaram a estética dentro de um consultório dermatológico e tiveram excelentes experiências, tratando inúmeros pacientes; e eu tive o privilégio de vivenciar essa parceria pioneira bem de perto, já que na época eu tinha 13, 14 anos”, recorda Maria de Fátima Lima Pereira, curadora educacional e científica do Estetika.
Luta para unir medicina e estética
Doutor Mario Grinblat pagou o preço de ser revolucionário. “Ele chegou a perder a vaga de professor adjunto na Escola Paulista de Medicina, já que nos anos 1970 e 1980 não era bem-vista a presença de um profissional de estética dentro do consultório. E ele bancou essa decisão tendo como base muitos resultados, resultados ímpares, que causavam uma felicidade enorme para o paciente por tratar da saúde recebendo também um olhar para o embelezamento da pele. Por ter lutado tanto pela nossa área e ter entendido a importância do profissional de estética como um grande parceiro na melhora da pele, doutor Mario Grinblat abriu muitas portas. Então, homenageá-lo na 29ª edição do Estetika 2023 é uma honra para a estética e, em especial, para o nosso Congresso, do qual ele foi Presidente do Comitê Científico da primeira edição, em 1993, e assim seguiu por muitos anos”, diz Maria de Fátima Lima Pereira, que fará a celebração tendo a seu lado os apresentadores que dividirão o palco este ano com ela – estamos falando da esteticista e empresária Cris Boneta, do enfermeiro e esteticista Suélio Ribeiro e da professora e empresária Tânia Oliveira.
Trajetória profissional
Premiado em 2013 como um dos 20 melhores dermatologistas do Brasil em uma pesquisa feita por profissionais da área, doutor Mario Grinblat foi coordenador de dermatologia do Hospital Albert Einstein. O pioneirismo marcou sua carreira: introduziu o uso do laser no Brasil na área de dermatologia; levou este laser de rubi para tratar tatuagens e lesões pigmentadas para dentro do hospital, o que rendeu a ele o rótulo de ‘maluco’; foi o primeiro a aplicar laser em lesões vasculares (manchas cor de vinho do Porto, por exemplo); e deu início à utilização do método P.U.V.A. para tratar vitiligo e psoríase, entre muitos outros feitos na área da medicina, sua grande paixão desde a infância. “Sempre quis que a especialidade fosse usada não só pra tratar a parte patológica, mas também a estética. E tive a honra de ver os primeiros dermatologistas levarem o cuidado estético tendo o auxilio de profissionais em estética dentro de seus consultórios”, contou ele em um vídeo publicado no Facebook de sua clínica. Foram 56 anos dedicados à medicina estética e um legado que será mantido pelo Estetika. Vá em paz, doutor Mario Grinblat, e obrigado por tanto.
VEM AÍ A 29ª EDIÇÃO DO ESTETIKA!
Clique aqui e garanta já sua vaga no 29º Estetika 2023, o evento mais importante de estética, saúde, beleza e bem-estar da América Latina! De 27 a 30 de julho no São Paulo Expo, o Congresso Estetika é o único a oferecer 4 dias de programação com mais de 32 horas de conteúdo. Confira a programação do pré-congresso, do congresso, dos workshops, dos simpósios, bem como os palestrantes, atrações especiais e marcas que estarão presentes. Mas corra porque as vagas são limitadas!