Crescimento do setor atrai novos profissionais, abre caminhos para o empreendedorismo e exige capacitação constante
Nos últimos anos, o mercado da estética passou por uma transformação silenciosa, mas profunda. Entre 2018 e 2022, o setor registrou um crescimento acumulado de aproximadamente 560%, refletindo forte expansão e demanda por profissionais da área, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
Para Ana Carolina Parreira, esteticista com 18 anos de experiência e proprietária de duas clínicas no Rio de Janeiro, esse avanço é multifatorial:
“Acredito que seja impulsionado pela crescente conscientização sobre a importância da autoestima e do bem-estar. Além disso, a evolução das tecnologias e técnicas estéticas, com entrega de resultados de alto impacto, também tem contribuído para o crescimento da profissão.”
Habilidades que geram destaque
Segundo Ana Carolina, quem deseja crescer na área precisa dominar técnicas, protocolos, higiene e biossegurança, mas também cultivar empatia, escuta e atenção ao detalhe.
“A capacidade de entender as necessidades e expectativas dos pacientes e oferecer soluções personalizadas também é essencial”, explica.
Estética além da clínica
A carreira vai muito além do atendimento em cabine, pois “é possível trabalhar em resorts, spas, navios, escolas de estética, indústria de cosméticos, consultoria de imagem, ou até com consultas online para uso de skin care”, afirma Ana Carolina, que também destaca nichos como estética facial, corporal, capilar e desenvolvimento de produtos.
Desafios e recomendações
Mesmo em expansão, a profissão ainda enfrenta obstáculos: “A falta de regulamentação e criação do conselho federal, além da carência de conteúdo prático na formação, ainda são desafios.”
Ana Carolina Parreira recomenda investir em educação de qualidade, flexibilidade e foco no cliente: “sou esteticista há 18 anos e vejo profissionais que não se adaptam à rotina do cliente. Flexibilidade e adaptabilidade são fundamentais.”
E, por fim, “marketing e vendas são essenciais, mas até hoje a melhor indicação ainda é do seu cliente”, finaliza.
Está começando na estética? Confira dicas para empreender mesmo com pouco investimento.