A professora Mariana Negrão explica sobre a tecnologia inovadora Endolaser, procedimento que está sendo muito procurada nos consultórios e nas clínicas de estética
O Endolaser vem se destacando como um procedimento inovador com um novo conceito de tratamento estético, com resultados surpreendentes, imediatos e duradouros. Trata-se de uma tecnologia minimamente invasiva, que promove estímulo de colágeno e redução significativa da gordura localizada; retração imediata do tecido na primeira aplicação, chamado de efeito tightening; quebra da célula de gordura; indução de colágeno e elastina por até 3 meses; tempo de recuperação similar aos preenchedores e bioestimuladores dérmicos.
O que é o Endolaser?
“Diversos nomes comerciais são utilizados e algumas marcas são registradas: lipolaser, endolaser, endolift, endolifting, endoskin, entre outros. Endolaser é uma técnica que faz uso de um laser de alta potência através de uma fibra óptica que é introduzida no tecido subcutâneo. A técnica é considerada ambulatorial não sendo necessária internação nem centro cirúrgico, mas feita sob anestesia local para maior conforto dos pacientes”, explica Mariana Negrão, fisioterapeuta habilitada em Endolaser e palestrante do primeiro simpósio do método Endolaser no Brasil em 2023, mestre em ciências da Saúde, docente na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, e docente de curso sobre Endolaser.
De acordo com Mariana Negrão, vários comprimentos de onda são descritos na literatura, com muita divergência e ainda necessidade de mais estudos de alta evidência científica para padronizar e definir os parâmetros de aplicação e proteger os pacientes de possíveis complicações e intercorrências. “A técnica apesar de antiga na área da saúde e cirurgia vascular ainda é recente na saúde estética e sua utilização deve ser feita baseada nos preceitos da ética, da biossegurança e das boas práticas”.
Quais as indicações do Endolaser?
A fisioterapeuta Mariana Negrão destaca que a técnica é indicada principalmente para melhora da flacidez cutânea, promovendo o efeito tigthening através da produção de colágeno. “Atua ainda na gordura localizada, melhora de cicatrizes de acne, e já há estudos em outras alterações como queloide e hidrosadenite”.
Qual profissional pode aplicar Endolaser?
Mariana Negrão explica que os manuais recomendam que o aparelho seja manuseado por profissionais da saúde inscritos em seus conselhos de classe: “Então estes são os que estão autorizados a executar desde que possuam capacitação técnica adequada.
Resultados e cuidados pós procedimento de Endolaser
Os resultados imediatos são um efeito de retração da pele, porém os efeitos finais podem aparecer em 2 a 6 meses. “Como toda técnica, o gerenciamento do processo inflamatório pós procedimento é fundamental, dependendo do caso são indicadas drenagem linfática e outros procedimentos à critério do profissional. Nesse sentido o apoio do profissional esteticista é fundamental”, diz Mariana Negrão. Ela acrescenta ainda que a técnica tem um baixo downtime, não necessita de medicamentos nem de afastamento das atividades diárias. “Porém é considerada técnico-dependente, ou seja, depende da habilidade de quem executa. Por isso a formação profissional e a experiência com a técnica são cruciais para sua segurança e eficácia. Se mal aplicada a técnica pode causar queimaduras e lesões de raízes nervosas, hematomas e edemas importantes. A avaliação a preparação da pele e o pós procedimento são fundamentais para resultados espetaculares e assertivos e a união das classes profissionais sempre algo fundamental para os pacientes”, conclui.