Mais que técnica, as práticas de massagem e massoterapia têm valor emocional e energético
Se você ainda usa o termo “massagista” para se referir a quem aplica técnicas manuais, talvez seja hora de atualizar o vocabulário. Hoje, esses profissionais preferem — com razão — ser chamados de terapeutas.
Como explica Gustavo Albanesi, CEO do Buddha Spa, eles vão muito além do toque físico: “conhecem fisiologia, anatomia, sistema respiratório, circulatório… É uma base técnica muito sólida que engrandece a profissão”.
No dia 25 de maio, data que tradicionalmente celebra o “Dia do Massagista”, o setor busca ressignificar o papel desses profissionais dentro do mercado de bem-estar — e o reconhecimento vem por meio de formação e valorização.
No Buddha Spa, os terapeutas passam por treinamento técnico e emocional no Buddha Spa College, com trilhas de desenvolvimento, reciclagens e acompanhamento contínuo.
“Eles são os vetores da entrega do equilíbrio das pessoas através da massagem”, afirma Albanesi.
Um toque que transforma
Muito além do relaxamento, a massagem atua na dimensão energética e emocional. “A troca de energia através do toque consegue equilibrar chakras e provocar sensações que ultrapassam o físico”, diz o CEO.
Para ele, o spa ocupa um lugar central no combate à ansiedade e ao estresse, especialmente no pós-pandemia. Em meio a tantas tecnologias e automatizações, o toque humano se torna ainda mais valioso, uma vez que “a empatia e a transferência de energia são insubstituíveis”.
O diferencial está na conexão
A demanda por bem-estar impulsiona o setor, mas gerir um spa exige inovação, presença digital e foco na experiência. “É preciso ativar constantemente o cliente e manter contato com ele”, aponta Albanesi.
Para quem atua ou deseja atuar na área, lembre-se que empatia e conexão são o maior diferencial, pois “os profissionais que mais prosperam são os que criam vínculo pessoal e emocional com o cliente.”
Com o conceito de “beleza natural” em alta, a ioga facial é uma prática segura, econômica e eficaz cada vez mais procurada.