Para celebrar o Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, destacamos estratégias eficazes para nutrir relacionamentos com clientes de estética
Você sabe a diferença entre cliente e consumidor? Diferentemente do cliente, que tem uma relação mais próxima e duradoura com a empresa, o consumidor pode ter um contato mais pontual, realizando uma única compra ou adquirindo um serviço específico. Pensando nisso, vale destacar a importância de investir em estratégias para reter consumidores: segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, clientes fidelizados podem representar aumentos de até 95% no faturamento, ou seja, pode causar impacto significativo nos lucros do seu negócio.
10 dicas para nutrir relacionamento com cliente de estética
Aqui destacamos algumas dicas do Sebrae para transformar o consumidor em cliente:
1.Atendimento de excelência: é fundamental oferecer um bom atendimento desde o momento do agendamento, seja por telefone, WhatsApp ou pessoalmente. Falar com educação, com tom de voz adequado, dar a atenção necessária e ouvir o cliente. Para isso, é importante ter profissionais treinados e que estejam preparados para atender os diferentes tipos de clientes.
2.Conheça o cliente: é importante ouvir atentamente o cliente para assim proporcionar um atendimento personalizado e adequado a cada pessoa. É essencial que se sinta especial para de consumidor tornar-se um cliente fiel do seu trabalho e clínica de estética.
3.Exclusividade: esteja presente em cada atendimento. Separe o tempo da sessão para oferecer uma experiência exclusiva. Por exemplo, evite interrupções de outros profissionais ou da recepção; ou mesmo conversas paralelas durante o atendimento.
4.Mimos especiais: ofereça algum tratamento como uma massagem relaxante; faça sorteios; presenteie no aniversário com algum desconto ou mesmo um procedimento como limpeza de pele.
5.Ambiente agradável: crie uma atmosfera para uma experiência sensorial de bem-estar e aconchego, com um aroma especial, música relaxante, iluminação especial e outras questões.
6.Pós-atendimento: converse com o cliente para saber se pode ou não entrar em contato após o atendimento para saber como está a pele; se teve alguma reação; se precisa de alguma orientação. Esse cuidado vai demonstrar atenção e cuidado.
7. Opinião importa: ainda sobre pós-atendimento e pós-venda, desenvolva um conjunto de ações direcionadas para saber a satisfação do cliente após ter adquirido o seu produto ou serviço. Realizar pesquisas de satisfação e solicitar avaliações acerca do atendimento podem apontar mudanças necessárias e entender as necessidades do cliente.
8.Foto de antes e depois: antes de tirar foto, peça autorização para o cliente, pois nem sempre quer ser fotografado. Respeite a decisão e perfil de cada cliente.
9.Cuidado com a exposição: não fale sobre a pele, corpo, rosto ou alguma característica de forma a expor o cliente para outras pessoas. Por exemplo, se for falar da “papada”, “gordurinha”, “bigode chinês” ou alguma outra característica, converse em particular e de maneira educada, sem “forçar” tratamento ou mesmo “ter uma atitude agressiva ou debochar”.
10. Pontualidade: ser pontual em qualquer trabalho é uma característica muito valorizada, por isso procure não atrasar o atendimento. Respeitar o horário demonstra comprometimento e atenção. A falta de pontualidade pode ser o fator determinante para a perda de um consumidor e potencial cliente.