A conscientização começa com cuidados simples, como o uso de protetor solar
O câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil, representando cerca de 30% dos casos de câncer no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Dezembro Laranja é a campanha que alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença.
A Drª. Daniela Moleiro, especialista em estética, conta como a ONG Estética que Transforma promove há quatro anos o autocuidado e a prevenção entre mulheres em situação de vulnerabilidade.
O papel da estética na conscientização
Para a Drª. Daniela Moleiro, o cuidado com a pele vai além da beleza e é um poderoso instrumento de saúde. “O projeto Estética que Transforma incentiva as mulheres a cuidarem do maior órgão que temos, nossa pele. Começamos com o básico: higienização e aplicação do protetor solar. Também explicamos por que o filtro solar é essencial e alertamos sobre os riscos da exposição ao sol nos horários de pico”, explica.
A ONG realiza atendimentos mensais em abrigos e comunidades. Com acolhimento e conversas amigáveis, ensina práticas diárias de autocuidado e fala sobre a importância da prevenção do câncer de pele.
Acesso ao protetor solar
Apesar de ser essencial, o protetor solar ainda é um item de difícil acesso para muitas pessoas em situação de vulnerabilidade. A ONG incentiva as mulheres a priorizarem o produto sempre que possível, mesmo em condições limitadas. Durante os atendimentos, os participantes são orientados sobre como identificar e cuidar de lesões na pele, o que contribui para a conscientização e a saúde.
Além disso, a ONG conta com a ajuda de clínicas de estética e parceiros que realizam ações para arrecadação de itens básicos. “É possível organizar um Dia da Beleza na sua clínica, oferecendo uma limpeza de pele em troca de um kit de higiene pessoal com sete itens — escova e pasta de dente, sabonete, absorvente, desodorante, shampoo e condicionador. Esses produtos serão doados às mulheres atendidas pela ONG”, comenta a Drª. Daniela.
Transformação e estética humanizada
A especialista em estética compartilha um caso que ilustra o impacto do projeto. Durante uma ação voluntária para um casamento comunitário, atenderam uma catadora de latinhas que nunca havia recebido cuidados estéticos. “Ao realizar a limpeza de pele, identificamos manchas escuras na face, mãos e braços. Conversamos com a assistente social da cidade, que a encaminhou a um dermatologista. Felizmente, as manchas eram benignas, e ela pôde tratá-las com acompanhamento médico”.
Esse episódio reflete o poder transformador da estética humanizada. “Ver a alegria dessa mulher, que chorava de emoção pelo atendimento, nos mostra o quanto a estética pode resgatar a autoestima e o bem-estar”, diz.
Faça parte do Dezembro Laranja
O Dezembro Laranja é uma oportunidade de unir esforços pela conscientização e prevenção do câncer de pele. Clínicas e profissionais podem criar ações educativas, oferecer serviços especiais e promover a arrecadação de produtos para projetos sociais, como o Estética que Transforma. Para saber mais sobre como contribuir, entre em contato com a ONG pelo WhatsApp (11) 99389-0866 ou Instagram.
Proteger a pele é proteger a saúde. Se você está em dúvida sobre qual protetor solar escolher ou indicar para os clientes, confira nossas dicas sobre como selecionar o protetor solar ideal.