A depilação está entre os procedimentos estéticos mais procurados pelos homens. Alguns optam pela cera, outros querem algo mais definitivo e prático, optando pela depilação a laser. Vem saber mais sobre a depilação masculina
No cenário brasileiro de depilação em 2019, cerca de 78% das mulheres entre 12 e 65 anos e 9% dos homens na mesma faixa etária utilizavam algum método depilatório, totalizando 69 milhões de usuários, segundo pesquisa primária da Espaçolaser com auxílio de uma consultoria internacional especializada em dados do IBGE. “Nesse cenário, a depilação a laser apresenta oportunidades de crescimento consideráveis, ultrapassando pouco a pouco as barreiras culturais e de comportamento. Os homens já entendem os benefícios da depilação, em especial da depilação a laser, e buscam bem-estar, melhora da autoestima, segurança, praticidade e liberdade. Com isso, acreditamos que melhorias na experiência do cliente, aliadas a tecnologias avançadas e opções de financiamento acessíveis, podem impulsionar positivamente o mercado, expandindo a base de consumidores e atraindo novos usuários. Outra questão é a crescente preocupação ambiental que impulsiona a preferência por tecnologias sustentáveis, tornando a depilação a laser uma escolha atrativa devido à redução significativa de resíduos em comparação com métodos tradicionais como cera e lâmina de barbear”, destaca Carolina Cury, diretora técnica da Espaçolaser e fisioterapeuta dermatofuncional.
Tipos de depilação
O termo depilação é geralmente utilizado para descrever todos os métodos de eliminação dos pelos. Porém, a denominação apesar de mais conhecida pelo público, nem sempre é feita da forma correta. Procedimentos de epilação fazem a retirada dos pelos desde a raiz do bulbo piloso tornando assim o método de remoção dos pelos de efeito mais prolongado. Entre as técnicas mais conhecidas estão: cera quente ou fria, laser, pinça, luz intensa pulsada, entre outros. Já na depilação, somente a parte do pelo que está na superfície da pele é removida e geralmente é feita com lâminas, aparadores de pelo e cremes depilatórios.
“A depilação a laser oferece resultados mais duradouros, tornando-se uma opção popular entre homens, enquanto a cera proporciona uma sensação momentânea e de curto prazo de resultado. A escolha depende das preferências pessoais. Se a intenção é uma redução duradoura dos pelos e melhora da qualidade da pele, a depilação a laser é mais indicada. Outro ponto é que a depilação com cera pode ser mais dolorosa durante o procedimento, enquanto a depilação a laser tende a causar desconforto menor devido ao sistema de resfriamento da pele associado ao laser e a redução progressiva dos pelos com o avanço das sessões”, compara Carolina Cury, do Espaçolaser.
“Embora a sessão a laser seja mais cara que outras formas de depilação, ela tem uma durabilidade maior, além de ser um processo que não resulta na dor causada pela cera ou em possíveis alergias, como as geradas pelo uso de lâminas, por exemplo. As depilações com cera podem provocar manchas na pele, assim como o uso de lâminas, muitas vezes, provoca cortes que causam pequenas cicatrizes”, diz a especialista Kary Neres.
Depilação feminina x depilação masculina
De acordo com Carolina Cury, do Espaçolaser, a depilação feminina e a masculina apresentam diferenças nas quantidades dos pelos, áreas depiladas, motivações, textura da pele, influências hormonais, técnicas preferidas e crescimento dos pelos.
Os pelos presentes no nosso corpo apresentam várias funções, como auxiliar na regulação da temperatura corporal, aumentar a percepção de estímulos na pele e também servem como barreira física. Nos homens, os pelos corporais tendem a ser mais grossos, apresentam maior comprimento, calibre e pigmentação, um exemplo disso é a barba. Essa diferenciação se dá pela maior quantidade de hormônios androgênicos presente em homens.
“Enquanto os pelos femininos apresentam, geralmente, em quantidade moderada a baixa e em áreas específicas. As mulheres depilam uma variedade de áreas por razões estéticas, higiênicas e sociais.Já nos homens, a depilação geralmente envolve áreas mais extensas, como costas, peito e abdômen. De forma geral, os pelos tendem a ser mais espessos e apresentam-se em maior quantidade, e a depilação pode ser motivada por estética, esportes ou preferências pessoais”, comenta a executiva da Espaçolaser.
Benefícios da depilação masculina
Entre os diversos benefícios da depilação masculina, a diretora técnica da Espaçolaser destaca: aparência mais limpa e suave, redução da irritação da pele causada por pelos encravados, melhoria na higiene, aumento da autoconfiança, praticidade e bem-estar, facilitação na prática esportiva, adaptação a padrões estéticos contemporâneos e diminuição do desconforto em climas quentes.
Depilação masculina: o que eles buscam
Homens podem depilar diversas áreas, como costas, peito, abdômen, pernas, axilas e até mesmo partes íntimas ou a cabeça, dependendo das preferências individuais, com exceção das sobrancelhas. “Na Espaçolaser, as áreas mais buscadas pelos homens geralmente incluem costas, peito, abdômen e áreas faciais, como a barba e a faixa da barba”, conta Carolina Cury, do Espaçolaser, que acrescenta: “Em relação ao atendimento, sempre é direcionado de forma personalizada aos clientes independentemente do sexo. Isso envolve profissionais treinados para lidar com diferentes tipos de pelos e necessidades. É crucial proporcionar um ambiente acolhedor e sem julgamentos. Profissionais devem ser treinados para explicar o procedimento, ouvir as preocupações do cliente e garantir uma experiência confortável. A depilação é uma escolha pessoal e buscamos oferecer um serviço que respeite as individualidades de cada cliente. Encorajamos todos a explorar as opções disponíveis e a cuidar da sua aparência e bem-estar com confiança e conforto”.
Depilação a laser na barba
A depilação a laser na faixa de barba é uma das áreas que tem sido muito procurada pelos homens. Segundo o dermatologista Abdo Salomão Jr., o procedimento pode ser indicado para homens que experimentam muita foliculite com métodos tradicionais (lâmina), ou ficam com a pele irritada e até manchada por conta da agressão frequente da lâmina.
“É um procedimento procurado normalmente por homens que necessitam estar sempre com barba feita, por exigências corporativas ou mesmo de requisitos de imagens. O melhor é aguardar os 18 anos para começar a fazer a depilação a laser”, explica Danilo S. Talarico, médico pós-graduado em Medicina Estética e professor nos cursos de Dermatologia, Tricologia, Transplante Capilar e Medicina Estética. “Atualmente, as máquinas de laser podem ser feitas em qualquer pessoa, com qualquer fototipo e até em pele bronzeada, desde que a pele esteja íntegra (sem lesões)”, acrescenta o médico.