Várias marcas lançaram produtos em stick, principalmente nas versões protetor solar e hidratante com ácido hialurônico; conheça as vantagens.
Quem gosta de novidade com certeza reparou na grande quantidade de cosméticos em forma de bastão que vem sendo lançados nos últimos meses. Também conhecidos como stick, esses produtos em bastão se tornaram uma tendência na indústria de estética e beleza por várias razões, e as principais delas são listadas a seguir pela farmacêutica Maria Eugenia Ayres, especialista em farmacologia clínica e gerente técnica da Biotec:
- Praticidade – “Cosméticos em bastão são fáceis de aplicar e não requerem o uso de pinceis ou esponjas, sendo convenientes para pessoas que estão em movimento ou não têm tempo a perder”, diz a especialista.
- Portabilidade – “O formato stick é compacto, não ocupa espaço para ser armazenado e também é fácil de transportar, o que o torna ideal para retoques rápidos ao longo do dia”, destaca Maria Eugenia Ayres.
- Menos desperdício – Segundo ela, a textura consistente facilita a aplicação precisa, controlada, uniforme e o uso da quantidade necessária.
- Versatilidade – A farmacêutica conta que diversos produtos podem ser feitos no formato stick, entre eles filtro solar, hidratante, protetor labial, base, corretivo, blush, contorno e iluminador.
- Sustentabilidade – De acordo com Maria Eugenia Ayres, a embalagem em formato de bastão pode ser mais amiga do meio ambiente em comparação com as tradicionais, de plástico líquido, uma vez que tende a ser mais compacta e pode ser reciclada com mais facilidade.
Vantagens da formulação livre de água
Segundo a farmacêutica da Biotec, todo cosmético em bastão possui textura sólida, o que significa que ele não contém água na composição. “Com isso, podemos usar menos conservantes, já que a proliferação de micro-organismos se dá em ambientes úmidos. Como consequência, temos produtos com ingredientes mais naturais, o que é uma tendência que vem crescendo entre os consumidores. O menor teor de água na composição ainda permite usar frascos menores ou recipientes menos complexos para armazenar o cosmético. Isso contribui para uma redução no uso de plástico e materiais de embalagem e torna o produto mais leve e compacto, facilitando seu transporte bem como a redução na emissão de carbono durante sua distribuição”, esclarece Maria Eugenia Ayres.
Por dentro do produto
Para substituir a água da composição do cosmético em bastão são usadas ceras, óleos, manteigas ou outros ingredientes que garantam a consistência sólida necessária. “Para manter essa solidez e impedir que o stick derreta facilmente geralmente são usadas ceras, e de diversos tipos, como cera de abelha, de carnaúba ou de candelila, que ainda ajudam a proporcionar uma aplicação suave e uniforme”, completa a farmacêutica.
Apesar dessa formulação mais oleosa, a especialista garante que cosméticos em bastão podem ser usados em todos os tipos de pele. “Basta fazer a adequação para que um protetor solar em sitck possa ser usado, por exemplo, em uma pele acneica, sensível ou sensibilizada após um procedimento estético”, diz ela.
Como usar cosmético em bastão
O produto em stick pode ser deslizado diretamente sobre a pele, sendo opcional espalhá-lo na sequência usando os dedos – a necessidade de fazer isso geralmente acontece em regiões flácidas, com rugas e também nas pálpebras, para não correr o risco de o produto entrar nos olhos, podendo causar desconforto ou irritação.
Stick pode ser compartilhado?
“O uso compartilhado de um cosmético em bastão requer cuidados para garantir a segurança e a higiene dos clientes. O ideal é que o stick seja recomendado para uso pessoal, home care. Mas, se optar por utilizar também na clínica de estética, o profissional de estética deve usar luvas descartáveis, para evitar a transferência de bactérias ou vírus para o stick, e adotar aplicadores descartáveis, para que não haja contaminação cruzada”, orienta a farmacêutica Maria Eugenia Ayres.