A comunicação estratégica começa na palma da mão — e pode ser o diferencial para clínicas que querem crescer
Mais do que agendar procedimentos ou tirar dúvidas, o WhatsApp pode ser uma ferramenta estratégica para captar, fidelizar e aumentar o faturamento das clínicas. Quem confirma é Michelle Meleck, esteticista que apresenta boas práticas na utilização do aplicativo de mensagens.
Atendimento inteligente e rápido
“Hoje, utilizo uma plataforma chamada Medi10xPro, integrada ao WhatsApp como uma verdadeira assistente com inteligência artificial”, conta Michelle Meleck.
A I.A. automatiza desde a captação de leads até o envio de relatórios clínicos, com imagens validadas cientificamente. O contato é constante e não depende do horário comercial.
O tempo de resposta é fundamental: “sempre digo que ‘o travesseiro é inimigo do negócio’. Os cinco primeiros minutos são cruciais para influenciar a decisão de compra.”
Divulgação com personalização
Muitos esteticistas temem parecer invasivos ao divulgar no WhatsApp. Para Michelle Meleck, a chave é a personalização. “Cada mensagem chega com o nome do paciente. A ideia é que ele sinta que aquilo foi pensado para ele”, diz.
A linguagem leve e os conteúdos úteis — como lembretes de retorno ou dicas de autocuidado — tornam a comunicação mais acolhedora.
Um exemplo eficaz é o envio de lembretes personalizados sobre a renovação de procedimentos, como toxina botulínica.
“Com dados como faixa etária e estilo de vida, programamos disparos estratégicos e aumentamos o retorno dos pacientes”, aponta a esteticista.
Organização automatizada
Com o Medi10xPro, as consultas são agendadas automaticamente e sincronizadas ao Google Calendar. O cliente recebe mensagens de confirmação e até a anamnese digital antes da consulta, o que permite um atendimento mais preciso e personalizado.
Para quem está começando
“Você não precisa ser informal”, orienta Michelle Meleck. O segredo está em uma comunicação clara, respeitosa e humanizada — e no uso de um bom CRM, que centraliza os contatos e facilita ações como follow-ups, pop-ups para leads e condução de vendas.
Se você quer ficar por dentro das últimas tendências e de boas práticas que envolvem o universo da estética, saúde e do bem-estar, confira 5 razões para participar do Estetika 2025.