Com quase 30 mil seguidores no Instagram, a biomédica esteta Renata Barreto já testou diferentes tipos de parcerias — e chegou a uma conclusão: não é a fama que garante conversão de clientes, mas sim a conexão com o público certo.
“Já fiz muita parceria com criadores de conteúdo, e percebi que a ‘figura pública’ é um investimento alto pela fama (e justo inclusive), mas não converte tantos pacientes quanto parcerias no bairro, por exemplo: o salão de beleza, a manicure, a academia, a personal… tudo vira uma ‘rede’ de indicações e boas recomendações ao público local. Permutas são mais rentáveis para ambos e geram mais conversão”, afirma.
Influência com coerência
Apesar do poder dos influenciadores, Renata Barreto aponta que é preciso critério ao escolher quem vai representar sua marca. “Já recusei utilizar e divulgar produtos que não confiava no resultado e que não utilizo na minha prática clínica. Só divulgo o que uso e acredito — e o que posso comprovar a durabilidade e eficácia”, reforça.
Além do alcance, é a identificação que gera confiança. Para a biomédica esteta, “influencers locais frequentam os mesmos ambientes que o paciente, o que gera identificação e conexão, tornando a divulgação espontânea e verdadeira.”
Expectativas, clareza e entrega
Para que uma parceria funcione, o diálogo aberto é essencial. “Agindo com sinceridade e transparência não demonstramos desvalorização”, diz Renata Barreto.
Segundo ela, é importante rastrear o influenciador certo — alguém que realmente precise do serviço oferecido — e alinhar expectativas: “Falar sobre custos do tratamento, incluindo a mão de obra, produtos e tempo, e também apresentar os resultados transformadores que ele terá. Com a satisfação garantida, irá divulgar com muito empenho, amor e espontaneidade.”
Dicas para quem está começando
Na hora de posicionar sua clínica nas redes sociais, Renata Barreto indica começar com uma boa apresentação. “O que inspirou a criação da clínica, quem está por trás como profissional e sua história/trajetória — criar conexão com o seu público”, sugere.
Em seguida, ela recomenda mostrar os bastidores dos atendimentos e a experiência do cliente, com provas sociais e feedbacks. “Na sequência, mencionar as marcas de equipamentos e produtos utilizados, para que o paciente consulte o Instagram das empresas e veja que são renomadas no mercado. Um mix de tudo um pouco, e ir sentindo aos poucos qual conteúdo agradou mais o seu cliente final”, finaliza.
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