Psicodermatologia é assunto quente quando se fala do futuro do skincare e não por acaso, cada vez mais marcas se dedicam a entender melhor a conexão entre pele e mente. Nesta semana, a Clinique divulgou, lá fora, uma nova pesquisa chamada de “A pele é a janela para a mente”, que mostra a relação da condição da pele com nosso bem-estar emocional. Segundo o estudo, não só o estresse afeta diretamente a nossa pele e desencadeia uma série de doenças inflamatórias, assim como o inverso também é válido, ou seja, sensação de bem-estar e autoconfiança estão ligados à aparência da pele e à saúde de um modo geral. A pesquisa contou com a participação de mais de cinco mil consumidores dos EUA, Reino Unido, México, Japão e Espanha, com idades entre 16 e 70 anos, que foram questionados sobre suas práticas de cuidados com a pele e os impactos da saúde e aspecto dela no psicológico.
A iniciativa revelou que os consumidores sentem que a condição da sua pele tem uma correlação direta com o humor e vice-versa. Interessante ressaltar que a hidratação, algo previsível na rotina de skincare, foi apontada como algo capaz de mudar o humor por 95% das pessoas pelo simples gestual e sensorial — o toque, os aromas, a sensação de frescor e o viço depois da aplicação foram mencionados. Mais da metade, 56%, sente a mudança de humor na hora caso a textura do produto seja agradável.
O levantamento também mostrou que 53% das pessoas se sente sobrecarregada com cuidados de pele complexos e demorados, o que as deixa menos animadas para seguir uma rotina. Mesmo assim, 69% relacionam o bem-estar emocional com os cuidados diários com a pele e 83% também acreditam que o estresse é capaz de mudar o jogo, com mudanças visíveis. “Na dermatologia convencional, quando ouvimos a palavra ‘psicodermatologia’, pensamos nas condições dermatológicas relacionadas a certas condições psiquiátricas, coisas como ansiedade que se manifesta com certos problemas dermatológicos, seja cutucar a pele ou puxar o cabelo, também conhecida como tricotilomania. E também o que estamos vendo é como a nossa pele pode impactar a nossa mente e o nosso bem-estar emocional”, disse no lançamento da pesquisa a médica dermatologista Mamina Turegano, que faz parte do squad de dermatologistas que a marca formou recentemente.
TOP 3
1. O protótipo do Batom Inteligente de O Boticário
Até 29/07 o Grupo Boticário promoverá uma experimentação aberta ao público do Batom Inteligente, no Boticário Lab, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. A ferramenta, mais um investimento da marca em Inteligência Artificial, permite e facilita a aplicação de batom para pessoas com deficiência visual ou mobilidade reduzida nos membros superiores — por meio de sensores e algoritmos de IA, o Batom Inteligente consegue diferenciar a pele do rosto e lábios para auxiliar no processo. O protótipo faz parte da quinta etapa da iniciativa desenvolvida em parceria com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e Neurobots, uma startup especialista no uso de inteligência artificial para reabilitação motora.
2. União de forças para produção de embalagens
A Quadpack, empresa de soluções para embalagens de beleza, e a Texen, especializada em perfume e make, anunciam fusão em um único grupo, formando uma gigante do setor — as vendas combinadas chegam a 350 milhões de euros e são agora mais de 2000 funcionários na Ásia, Europa e Américas. Ambas são empresas certificados como Ecovadis Platinum, e a Quadpack tem selo B Corp. “O novo grupo será capaz de acelerar o desenvolvimento da sua experiência combinada e do compromisso com o design ecológico e reforçamos a nossa posição como player líder na transformação de materiais e embalagens para os mercados de maquiagem, cuidados com a pele e fragrâncias”, disse François-Xavier Entremont, presidente e CEO da PSB Industries, detentora da Texen.
3. David Beckham investe no mercado de bem-estar
O ex-jogador e empresário investiu na Prenetics, uma empresa de ciências da saúde com sede em Hong Kong. A parceria é para, logo mais, lançar uma marca de bem-estar e saúde chamada IM8, cujos serviços principais ainda não foram divulgados. O site já está no ar e deu uma pista informando que haverá um clube IM8, disponível para conteúdo exclusivo e aconselhamento de especialistas em diversas áreas da saúde. Não é a primeira vez que Beckham investe no setor, em 2016, se associou com a L’Oréal para criar a House 99, linha masculina de cuidados com a pele, que não vingou.
E mais:
. Pela primeira vez, a Sephora adota um posicionamento único para todo mercado global. Criado em 2019 nos Estados Unidos, o conceito “a beleza daquilo que nos une” será único em 34 países, sob o guarda-chuva da diversidade e inclusão. O Brasil entra com uma campanha em que redefine o espelho como aliado.
. Grupo L’Oréal e Shopee anunciam a Skin Cam, uma ferramenta de realidade aumentada para avaliação da pele em tempo real. Com a ferramenta, os consumidores que usam a plataforma de compras terão indicações personalizadas de produtos e rotina de skincare.
. O Boticário segue investindo em internacionalização e chega ao Uruguai com dois quiosques inaugurados em shoppings de Montevidéu. A marca está presente em nove países.
. Brasileira é reconhecida pelo Lush Prize, fundo global que premia iniciativas para acabar com testes em animais. A vencedora é a farmacêutica Lauren Dalat, mestranda na Universidade Federal de Goiás (UFG), ganhou um prêmio por ter criado uma uma solução com células-tronco de dentes humanos para substituir cobaias em testes de cosméticos.
. A feira Estetika chega na sua trigésima edição e acontecerá de 25 a 28 de julho na São Paulo Expo. Este ano haverá um summit dedicado somente à harmonização facial.
. Grupo Velocity oficializa sua venda ao Grupo Smart Fit em negócio de R$ 183 milhões.