Vamos ajudar você a iniciar sua carreira na estética; conheça os passos essenciais para se destacar em um mercado que não para de crescer
Quer ser esteticista, mas não sabe por onde começar? Fique tranquilo! A área de estética cresce rapidamente, motivando muitas pessoas a buscar oportunidades nesse mercado cheio de possibilidades. Aqui, vamos contar tudo o que você precisa saber para dar os primeiros passos e se tornar um profissional de destaque.
Formações e especializações
Para começar na estética, há várias opções de formação. Segundo Maria de Fátima, esteticista e curadora do Congresso Estetika, o curso técnico em estética é uma das escolhas mais comuns para quem está começando. Esse curso dura de um a dois anos e inclui disciplinas como anatomia, fisiologia da pele e técnicas de procedimentos estéticos. Se você deseja se aprofundar mais, a graduação em Estética e Cosmética é uma ótima alternativa, oferecendo uma base sólida e conhecimentos sobre gestão de negócios.
Fernanda Pazian, professora e esteticista, reforça que a especialização deve estar alinhada ao seu interesse. “Não existe a especialização ideal para iniciantes. A especialização ideal é aquela dentro da área de interesse do profissional recém-formado, aquela área com que ele tem maior afinidade”, afirma.
Demanda e mercado de trabalho
Uma dúvida comum de quem está começando é sobre as oportunidades no mercado de trabalho. Será que vale a pena investir em estética? Maria de Fátima destaca que sim: “O mercado de trabalho para profissionais da estética está em plena expansão, impulsionado por uma crescente demanda por procedimentos”. Com a valorização da beleza e do bem-estar, áreas como procedimentos minimamente invasivos, drenagem linfática e cuidados com a pele estão em alta.
Fernanda Pazian também menciona o crescimento das terapias integrativas e tratamentos naturais. “Passamos por uma tendência muito grande voltada aos injetáveis. Ela permanece, mas a busca por terapias integrativas, alternativas e procedimentos naturais vem crescendo cada dia mais”.
Tendências e inovações tecnológicas
Na estética, as novidades não param! Estar atualizado é essencial para se manter competitivo. Fernanda Pazian comenta que a “área traz mudanças e inovações o tempo todo”. Ela reafirma que a estética integrativa é uma das grandes tendências, tratando o paciente de forma integral, unindo estética e bem-estar. Além disso, equipamentos de alta performance que garantem melhores resultados e maior segurança também vêm se destacando.
Dicas para quem está começando
Se você está começando agora, é normal sentir insegurança. Fernanda Pazian dá duas dicas fundamentais: aperfeiçoamento e networking. “Hoje temos um mercado competitivo. Ser referência para o paciente já é uma posição de destaque. O networking permite que você conheça pessoas que, muitas vezes, trilharam aquele caminho que você almeja”. Além disso, Maria de Fátima reforça a importância de participar de eventos, congressos e investir em marketing digital para atrair e fidelizar clientes.
Começar uma carreira na estética exige dedicação, formação adequada e uma boa rede de contatos. Com o mercado em crescimento e diversas possibilidades de especialização, é possível encontrar um nicho que combine com seus interesses e construir uma trajetória de sucesso. Se você decidiu que quer ser um profissional de sucesso, você precisa ler 6 super dicas de empreendedorismo de Cris Boneta.