Beleza Preta: especialistas debatem desafios e oportunidades no Estetika 2023

em 14 de junho de 2023

Mesa-redonda vai reunir Zarah Flor, Cristiane Boneta e Luiz Moreira no dia 29/07, durante o 29o. Congresso Científico Internacional de Estética, em São Paulo.

Quais cuidados a beleza preta exige e que são desconhecidos de grande parte do mercado brasileiro? O Estetika 2023, mais importante encontro de estética, saúde, beleza e bem-estar da América Latina, traz esse assunto para o centro do debate durante o 29o Congresso Científico Internacional de Estética, que acontece entre os dias 27 e 30 de julho no São Paulo Expo.

No dia 29 de julho, das 9h30 às 10h15, será realizada a mesa-redonda “Beleza Preta: desafios e tratamentos”, cujo foco é entender a importância e o potencial do mercado consumidor afrodescendente, suas características e as necessidades fisiológicas e cosmetológicas desse público. O encontro vai receber a especialista em pele preta Zarah Flor, a esteticista e empresária Cristiane Boneta e o professor e farmacêutico bioquímico Luiz Moreira.

Um dos principais desafios para atender esse público é que, muitas vezes, não existem produtos e métodos de tratamento com foco na pele preta, ainda que mais da metade da população brasileira (56%), de acordo com o IBGE, se declare negra ou parda.

“Quando comecei a atuar com estética, em 2015, não existiam tratamentos específicos para a pele preta, e era difícil encontrar clínicas que tivessem as práticas adequadas para meu tipo de pele. Visando atender esse mercado, comecei a pesquisar e a desenvolver um protocolo para tratar a minha própria pele”, relata a debatedora Zarah Flor, cuja clínica oferece serviços como depilação, limpeza de pele e drenagem linfática. O termo protocolo diz respeito ao conjunto de técnicas responsáveis para, no caso da depilação, por exemplo, prevenir manchas e irritações.

Como não encontrava referências técnicas, a alternativa foi aplicar testes em si mesma e na família. “Meu marido até hoje não tem pelo no braço! Mas consegui desenvolver um protocolo correto para todo tipo de pele, desde a mais clara até a mais retinta. Foi um sucesso que ajudou a derrubar paredes. Hoje outros profissionais negros já atuam com protocolos de qualidade”, avalia Zarah Flor. A demanda reprimida era tamanha que, durante a pandemia, período no qual também teve de enfrentar um câncer, seu negócio cresceu 200%.

A esteticista e empresária explica que, para tratar corretamente a pele preta, é necessário ter conhecimento de particularidades. “Nosso tipo de pele, geralmente, apresenta mais atividade das glândulas sebáceas, e está mais sujeita a acnes, ao surgimento da dermatose papulosa nigra, foliculites, hiperpigmentação e outros quadros. Isso quer dizer que ela se beneficia muito bem de tratamentos como a própria limpeza de pele, LED de baixa potência, aplicação de botox para o controle de oleosidade, depilação a laser, peeling orgânico natural, cauterização e hidratação profunda, entre outros tratamentos”.

Flor explica que, na sua trajetória, o empreendedorismo surgiu para resolver dores que ninguém havia conseguido resolver. Hoje, ela compartilha algumas dicas que mulheres empreendedoras da área de estética podem seguir para crescer no ramo:

  • Antes de iniciar qualquer empreendimento, estude o mercado em que se deseja desenvolver uma atividade;
  • Busque constantemente o aperfeiçoamento profissional e mantenha-se atualizado sobre as tendências do mercado;
  • Direcione seu negócio para um nicho específico. Um atendimento de excelência é crucial para o sucesso de um empreendimento;
  • Invista em networking (redes de relacionamento);
  • Entregue além do que o cliente espera;
  • Atenda a todos os fototipos.

Empreendedorismo e aprimoramento

Para além da mesa-redonda sobre Beleza Preta, o 29º Congresso Científico Internacional de Estética, no Estetika, oferece uma agenda ainda mais diversificada este ano, reunindo palestras de mais de 30 especialistas nacionais e internacionais. Ao longo de quatro dias, serão mais de 32 horas de conteúdo científico, apresentando inovações, tecnologias, demonstrações práticas de técnicas e procedimentos estéticos, e os temas mais relevantes do mercado de estética, saúde, beleza e bem-estar.

A programação completa pode ser conferida neste link.

Entre os destaques da programação estão a apresentação da fisioterapeuta argentina Mariana Stasiow, diretora do Centro de Reabilitação Vascular Activar, de Buenos Aires, sobre Drenagem Linfática; a mesa-redonda sobre Empreendedorismo, com participação de Verônica Lima, gestora estadual de Empreendedorismo Feminino no Sebrae-SP, junto de Claudia Vobeto, diretora de Capacitação da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e CEO da rede de franquias Majô Beauty Club e Natalia Beauty, fundadora e CEO do Natalia Beauty Group. A mediação será de Maria de Fátima Lima Pereira, esteticista, diretora da Esthetic Pro & Cosmetologia, professora universitária e curadora educacional do Congresso Internacional Científico de Estética, o Estetika.


Serviço:
Estetika 2023 | 29ª Feira e 29º Congresso Científico Internacional de Estética

Data: 27 a 30 de julho de 2023

Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda – São Paulo, SP). Transporte gratuito da estação Jabaquara do Metrô para o local do evento. Estacionamento coberto no local com acesso direto ao pavilhão do evento por uma passarela integrada.

Mais informações para inscrições clique aqui.

Voltar ao topo

Gostou desta matéria?
Receba nossos conteúdos de forma gratuita em seu e-mail!
Cadastre-se na Newsletter oficial do Estetika.

FALE COM A NOSSA EQUIPE COMERCIAL E TRAGA SUA MARCA PARA PARTICIPAR DO EVENTO LÍDER NO SETOR!

FÁBIO FRYDMAN

WAGNER GOMES