Beleza Preta: especialistas debatem desafios e oportunidades no Estetika 2023

em 6 de julho de 2023

Quais cuidados a beleza preta exige e que são desconhecidos de grande parte do mercado brasileiro?

O Estetika 2023, mais importante encontro de estética, saúde, beleza e bem-estar da América Latina, traz esse assunto para o centro do debate durante o 29o Congresso Científico Internacional de Estética, que acontece entre os dias 27 e 30 de julho no São Paulo Expo. 

No dia 29 de julho, das 9h30 às 10h15, será realizada a mesa-redonda “Beleza Preta: desafios e tratamentos”, cujo foco é entender a importância e o potencial do mercado consumidor afrodescendente, suas características e as necessidades fisiológicas e cosmetológicas desse público.

O encontro vai receber a especialista em pele preta Zarah Flor, a esteticista e empresária Cristiane Boneta e o professor e farmacêutico bioquímico Luiz Moreira.  

Um dos principais desafios para atender esse público é que, muitas vezes, não existem produtos e métodos de tratamento com foco na pele preta, ainda que mais da metade da população brasileira (56%), de acordo com o IBGE, se declare negra ou parda.  

“Quando comecei a atuar com estética, em 2015, não existiam tratamentos específicos para a pele preta, e era difícil encontrar clínicas que tivessem as práticas adequadas para meu tipo de pele”, relata a debatedora Zarah Flor

“Visando atender esse mercado, comecei a pesquisar e a desenvolver um protocolo para tratar a minha própria pele”, completa Flor, cuja clínica oferece serviços como depilação, limpeza de pele e drenagem linfática.

O termo protocolo diz respeito ao conjunto de técnicas responsáveis para, no caso da depilação, por exemplo, prevenir manchas e irritações.  

Como não encontrava referências técnicas, a alternativa foi aplicar testes em si mesma e na família. A demanda reprimida era tamanha que, durante a pandemia, período no qual também teve de enfrentar um câncer, seu negócio cresceu 200%. 

EMPREENDEDORISMO E APRIMORAMENTO

Para além da mesa-redonda sobre Beleza Preta, o 29º Congresso Científico Internacional de Estética, no Estetika, oferece uma agenda ainda mais diversificada este ano, reunindo palestras de mais de 30 especialistas nacionais e internacionais.

Ao longo de quatro dias, serão mais de 32 horas de conteúdo científico, apresentando inovações, tecnologias, demonstrações práticas de técnicas e procedimentos estéticos, e os temas mais relevantes do mercado de estética, saúde, beleza e bem-estar. 

Entre os destaques da programação estão:

– A apresentação da fisioterapeuta argentina Mariana Stasiow, diretora do Centro de Reabilitação Vascular Activar, de Buenos Aires, sobre Drenagem Linfática;

– A mesa-redonda sobre Empreendedorismo, com participação de Verônica Lima, gestora estadual de Empreendedorismo Feminino no Sebrae-SP, junto de Claudia Vobeto, diretora de Capacitação da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e CEO da rede de franquias Majô Beauty Club e Natalia Beauty, fundadora e CEO do Natalia Beauty Group.

A mediação será de Maria de Fátima Lima Pereira, esteticista, diretora da Esthetic Pro & Cosmetologia, professora universitária e curadora educacional do Congresso Internacional Científico de Estética, o Estetika. 

Serviço:

Data: 27 a 30 de julho de 2023

Local: São Paulo Expo

Mais informações para inscrições https://estetika.byinti.com/

Voltar ao topo

Gostou desta matéria?
Receba nossos conteúdos de forma gratuita em seu e-mail!
Cadastre-se na Newsletter oficial do Estetika.

FALE COM A NOSSA EQUIPE COMERCIAL E TRAGA SUA MARCA PARA PARTICIPAR DO EVENTO LÍDER NO SETOR!

FÁBIO FRYDMAN

WAGNER GOMES