Mesa-redonda vai reunir Zarah Flor, Cristiane Boneta e Luiz Moreira no dia 29/07, durante o 29º Congresso Científico Internacional de Estética, em São Paulo.
Quais cuidados a beleza preta exige e que são desconhecidos de grande parte do mercado brasileiro? O Estetika 2023, mais importante encontro de estética, saúde, beleza e bem-estar da América Latina, traz esse assunto para o centro do debate durante o 29o Congresso Científico Internacional de Estética, que acontece entre os dias 27 e 30 de julho no São Paulo Expo.
No dia 29 de julho, das 9h30 às 10h15, será realizada a mesa-redonda “Beleza Preta: desafios e tratamentos”, cujo foco é entender a importância e o potencial do mercado consumidor afrodescendente, suas características e as necessidades fisiológicas e cosmetológicas desse público. O encontro vai receber a especialista em pele preta Zarah Flor, a esteticista e empresária Cristiane Boneta e o professor e farmacêutico bioquímico Luiz Moreira.
Um dos principais desafios para atender esse público é que, muitas vezes, não existem produtos e métodos de tratamento com foco na pele preta, ainda que mais da metade da população brasileira (56%), de acordo com o IBGE, se declare negra ou parda.
“Quando comecei a atuar com estética, em 2015, não existiam tratamentos específicos para a pele preta, e era difícil encontrar clínicas que tivessem as práticas adequadas para meu tipo de pele. Visando atender esse mercado, comecei a pesquisar e a desenvolver um protocolo para tratar a minha própria pele”, relata a debatedora Zarah Flor, cuja clínica oferece serviços como depilação, limpeza de pele e drenagem linfática. O termo protocolo diz respeito ao conjunto de técnicas responsáveis para, no caso da depilação, por exemplo, prevenir manchas e irritações.
Como não encontrava referências técnicas, a alternativa foi aplicar testes em si mesma e na família. “Meu marido até hoje não tem pelo no braço! Mas consegui desenvolver um protocolo correto para todo tipo de pele, desde a mais clara até a mais retinta. Foi um sucesso que ajudou a derrubar paredes. Hoje outros profissionais negros já atuam com protocolos de qualidade”, avalia Zarah Flor. A demanda reprimida era tamanha que, durante a pandemia, período no qual também teve de enfrentar um câncer, seu negócio cresceu 200%.
A esteticista e empresária explica que, para tratar corretamente a pele preta, é necessário ter conhecimento de particularidades. “Nosso tipo de pele, geralmente, apresenta mais atividade das glândulas sebáceas, e está mais sujeita a acnes, ao surgimento da dermatose papulosa nigra, foliculites, hiperpigmentação e outros quadros. Isso quer dizer que ela se beneficia muito bem de tratamentos como a própria limpeza de pele, LED de baixa potência, aplicação de botox para o controle de oleosidade, depilação a laser, peeling orgânico natural, cauterização e hidratação profunda, entre outros tratamentos”.
Flor explica que, na sua trajetória, o empreendedorismo surgiu para resolver dores que ninguém havia conseguido resolver. Hoje, ela compartilha algumas dicas que mulheres empreendedoras da área de estética podem seguir para crescer no ramo:
1 – Antes de iniciar qualquer empreendimento, estude o mercado em que se deseja desenvolver uma atividade;
2 – Busque constantemente o aperfeiçoamento profissional e mantenha-se atualizado sobre as tendências do mercado;
3 – Direcione seu negócio para um nicho específico. Um atendimento de excelência é crucial para o sucesso de um empreendimento;
4 – Invista em networking (redes de relacionamento);
5 – Entregue além do que o cliente espera;
6 – Atenda a todos os fototipos.
Empreendedorismo e aprimoramento
Para além da mesa-redonda sobre Beleza Preta, o 29º Congresso Científico Internacional de Estética, no Estetika, oferece uma agenda ainda mais diversificada este ano, reunindo palestras de mais de 30 especialistas nacionais e internacionais. Ao longo de quatro dias, serão mais de 32 horas de conteúdo científico, apresentando inovações, tecnologias, demonstrações práticas de técnicas e procedimentos estéticos, e os temas mais relevantes do mercado de estética, saúde, beleza e bem-estar.
Entre os destaques da programação estão a apresentação da fisioterapeuta argentina Mariana Stasiow, diretora do Centro de Reabilitação Vascular Activar, de Buenos Aires, sobre Drenagem Linfática; a mesa-redonda sobre Empreendedorismo, com participação de Verônica Lima, gestora estadual de Empreendedorismo Feminino no Sebrae-SP, junto de Claudia Vobeto, diretora de Capacitação da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e CEO da rede de franquias Majô Beauty Club e Natalia Beauty, fundadora e CEO do Natalia Beauty Group. A mediação será de Maria de Fátima Lima Pereira, esteticista, diretora da Esthetic Pro & Cosmetologia, professora universitária e curadora educacional do Congresso Internacional Científico de Estética, o Estetika.
Serviço:
Estetika 2023 | 29ª Feira e 29º Congresso Científico Internacional de Estética
Data: 27 a 30 de julho de 2023
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda – São Paulo, SP). Transporte gratuito da estação Jabaquara do Metrô para o local do evento.
Estacionamento coberto no local com acesso direto ao pavilhão do evento por uma passarela integrada.
Fonte: Assessoria de Imprensa