Durante muito tempo a beleza e o bem-estar percorreram estradas separadas.
Nos últimos anos, os consumidores mudaram, a pandemia criou novos medos, novas necessidades, mas também novas oportunidades e os profissionais que trabalham no campo da estética devem se perguntar o que os clientes do futuro realmente querem.
Provavelmente a eficácia e os resultados dos tratamentos cosméticos deixarão de ser o único objetivo para os consumidores e surgirão novos desejos, mais difíceis de identificar e satisfazer… Novas necessidades geradas pelos efeitos colaterais da pandemia, como o distanciamento social que nos afastou nos últimos anos e nos forçou a desistir de uma necessidade fisiológica fundamental para nossa espécie: o contato físico. O carinho, a proximidade e os abraços serão a nova terra a conquistar e as massagens e os tratamentos manuais se tornarão o pretexto para recuperar aquela forma de contato que perdemos. Por esta razão, os protocolos de tratamentos terão de ser revistos à luz das novas necessidades dos consumidores e da hospitalidade, a multissensorialização e a ritualização voltarão a ocupar um papel central não só na economia dos serviços de beleza e bem-estar, mas em toda a cadeia da saúde e da medicina.
Produtos cosméticos de alta qualidade e competências manuais eficazes deixarão de ser suficientes: os operadores terão de ser capazes de oferecer um excelente serviço a 360 graus para satisfazer as necessidades psicológicas e fisiológicas dos consumidores.
As ciências modernas reformularam o conceito de corpo-mente binomial, lançando as bases para uma nova teoria da saúde e da doença. O termo saúde significa “a preservação ao longo do tempo de um amplo equilíbrio entre a mente e o corpo em relação ao ambiente externo”. A pesquisa científica caminha para uma visão global do ser humano, em equilíbrio com o ambiente externo.
As ligações entre a pele e o sistema nervoso são de natureza anatómica e funcional: a pele, o sistema nervoso e o sistema imunitário estão intimamente ligados e interagem na regulação das funções do organismo. Cada ação corporal corresponde a uma reação mental – e vice-versa – e os estímulos sensoriais desempenham um papel prioritário na codificação das emoções. Esta evidência científica abre novos cenários no mundo do bem-estar e oferece grandes oportunidades, desde a recepção dos clientes até tratamentos na cabine.
Estresse, insônia, pânico, ansiedade serão os verdadeiros inimigos para lutar – mais do que imperfeições – e os profissionais de estética e bem-estar terão que ajudar seus clientes a alcançar uma nova consciência… Leveza, realização dos sentidos, sorrisos, emoções positivas e diversão são os fundamentos das novas ciências da felicidade.
As áreas da beleza e do bem-estar já não podem basear-se numa abordagem “privativa” (fadiga, abstenção, renúncia, silêncio, dieta, isolamento), mas devem adaptar-se às novas necessidades do público, cada vez mais orientadas para o prazer e a alegria da vida. Para descrever esta visão inovadora cunhamos o termo WELLNESSTAINMENT, que nasce da fusão das palavras bem-estar e entretenimento e lança as bases de um novo modelo de bem-estar sendo, que vê o consumidor como o único verdadeiro protagonista no centro de serviços de beleza e bem-estar.
Esta nova visão, em nível global, está tendo grande sucesso, está atraindo novos segmentos de clientes e está expandindo a meta do mercado e mudando a identidade do consumidor de beleza e bem-estar… Não só os adultos obcecados com a aptidão física, mas também as famílias, jovens casais, gestores e empresários que encontram nos centros de bem-estar estruturas flexíveis, capazes de se adaptar às mais variadas necessidades. Estamos no início de uma grande revolução.