O consumidor está cada vez mais exigente e com isso aumentou a busca por serviços e produtos que ofereçam personalização. Aqui vale destacar os tratamentos estéticos pensados de acordo com as necessidades e especificidades de cada paciente.
De acordo com o Caderno de Tendências da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e do Sebrae, as palavras identidade, individualidade e inclusão chegaram para ficar entre as tendências de beleza. Portanto, seja na área de maquiagem, cabelo ou cuidados com a pele, o público está atento e em busca de soluções para suas reais necessidades e particularidades. Nesse sentido, a busca pela personalização deve movimentar o mercado nos próximos anos, como levantou a Euromonitor, empresa global de pesquisa de mercado. “A personalização dos tratamentos estéticos é uma necessidade. Os clientes são participativos no poder de escolha de um tratamento e buscam muitas informações, antes mesmo de consultarem um profissional da área. O mercado da beleza está cada vez mais competitivo, por isso é imprescindível ficar atento que o plano de tratamento personalizado pode ser um diferencial em relação ao mercado. Não há dúvidas de que poderá trazer fidelização do cliente, com melhoria no relacionamento e consequente aumento de receita”, afirma Cristina A. Duarte Lépore, coordenadora do curso de Estética da Universidade Anhembi Morumbi.
Ela diz que, no passado, acreditava-se que oferecer um bom atendimento era ter alta tecnologia, um ambiente bem decorado e uma equipe treinada para atrair novos clientes. “Além desses três fatores, o cliente quer ser surpreendido em cada visita. O grande desafio é que este cliente encontre nos seus serviços: excelência em formação profissional, segurança, resultados e uma experiência única”, destaca.
Segundo Ana Carolina Parreira, bacharel em Estética, CEO do Espaço Carolina Parreira Estética e Bem-estar (RJ) e criadora do Método Imediatt para Gestantes, uma clínica de estética que preze pela excelência deve ter como princípio a individualidade. “Hoje vivemos uma febre dos métodos da moda, que são vendidos quase igual a uma receita de bolo. É importante observar que cada indivíduo reage diferente aos tratamentos propostos, e além da elaboração individual, o acompanhamento se faz necessário para mantermos ou mudarmos os tratamentos”, avalia.
Tratamentos sob medida
A coordenadora do curso de Estética da Universidade Anhembi Morumbi diz que tratamento personalizado pode ser definido como algo único e exclusivo para cada cliente. “Para personalizar, a proposta terapêutica deve ser traçada por meio de uma anamnese bem elaborada. Assim, podemos definir os cosméticos necessários, os equipamentos que serão utilizados, abandonando os pacotes prontos, substituindo-os por planos de atendimento. Em cada situação, uma proposta ou percurso do tratamento devem ser definidos, conforme os resultados obtidos”, explica.
Além disso, para personalizar é importante considerar que cada cliente tem um tempo de resposta devido ao funcionamento metabólico, hábitos, anseios pessoais e disponibilidades diferentes. “Sendo assim, cada proposta deve estar alinhada com o perfil, e o profissional deve tratar cada visita como algo a ser alcançado, realizando uma reavaliação minuciosa. O processo de personalização do tratamento estético também depende de fatores externos e requer que cada detalhe receba atenção, desde o momento que o cliente se desloca do estacionamento, na recepção, na ambientação, na clareza dos protocolos com biossegurança nos procedimentos realizados, e o conforto desfrutado neste momento. Além do objetivo primário do tratamento que seria o resultado estético, devemos proporcionar ao cliente uma vivência única e exclusiva”, completa.
Sobre criar protocolos personalizados, Ana Carolina Parreira deixa uma dica: “Estude muito. Para qualquer serviço que queira personalizar, não pode existir “achismo” e sim conhecimento técnico e científico para mostrar seu potencial e tudo que pode oferecer. Seu paciente não paga por um procedimento, paga por uma experiência. Não tenha pressa no atendimento, use o tempo para mostrar algo a mais que ele ainda não conhece. É importante entender as queixas do paciente, fazer uma ficha de anamnese detalhada, verificar suas contraindicações, disponibilidade e com isso propor um protocolo. Na minha clínica, realizamos estudo de casos em equipe, para termos visões diferentes e somarmos conhecimento para melhores resultados. E não esqueça: coloque muito amor a cada cliente, a cada toque. O mundo é pequeno para o seu potencial!”.
10 dicas para criar um plano de tratamento individualizado
Cristina A. Duarte Lépore, coordenadora do curso de Estética da Universidade Anhembi Morumbi, apresenta algumas etapas sugeridas para personalização do cliente:
- Conheça os hábitos do seu cliente antes da sua chegada. Questione se ele vem direto do trabalho, se precisa se alimentar antes do início, proponha uma rotina pré-sessão que traga conforto;
- Realize uma sessão de boas-vindas com estímulo sensorial, um chá, uma maca aquecida, aromatize o ambiente, escolha uma música de acordo com o tratamento ou gosto pessoal. Lembre-se de perguntar se o cliente gosta e deseja esse tipo de atendimento;
- Acomode este cliente na maca alongando e posicionando-o de forma mais confortável;
- Preocupe-se com a ventilação do ambiente. Adapte-o entre quente ou frio, conforme a estação do ano. Se o cliente chegou com calor, prepare uma bebida fresca que possa associar com a melhora dos resultados estéticos, quer seja pela sensação de conforto ou pelo princípio ativo escolhido, como um termogênico ou um chá com propriedades calmantes;
- Comunique todos os procedimentos que serão realizados e suas respectivas funções e efeitos. Auxilie o cliente a identificar se a pele está áspera, por exemplo, o contorno da face, as proporções em relação às medidas, o edema, a coloração. É uma etapa que não basta ficar na nossa avaliação somente, temos que compartilhar com o cliente;
- Oriente o cliente sobre os cuidados que ele deve seguir diariamente. Você pode indicar cosméticos e explicar sobre os cuidados que deve ter além da cabine estética;
- Caso a sessão tenha um intervalo que necessite de acompanhamento desta nova rotina de cuidados, promova avaliações e conversas remotas com seu cliente. Demonstre como utilizar determinado produto, solicite que seu cliente mostre como está usando, e se existem dúvidas que possam ser esclarecidas;
- Registre detalhadamente as alterações avaliadas, classifique-as (formulários de avaliação) e demonstre-as (imagens ou testes específicos para cada alteração);
- Mantenha contato com seu cliente, trate-o como se fosse a primeira experiência sempre. Surpreenda!
- Realize parcerias ou indicações com outros profissionais de diferentes áreas, se necessário. O tratamento estético tem muitas possibilidades e necessidades. O cliente pode contar com você para uma indicação, quer seja para um procedimento que complemente o que você realizou ou algo da área médica. O seu cliente é o personagem principal e deve receber todo suporte para a satisfação total do tratamento.
*Dica especial:
“O campo de atuação do profissional de estética está bastante amplo e neste cenário com atendimentos personalizados surgem também as consultorias cosméticas e gerenciamento de pele online. Esta nova competência profissional se fortalece em um momento que muitos estabelecimentos, devido à pandemia, não puderam atender presencialmente seus clientes. Utilizando este recurso, o profissional tem a possibilidade de atrair novos clientes, avaliando e recomendando rotinas de cuidados com a face, o corpo e o cabelo. Esta proposta tem como objetivo a manutenção dos resultados, utilizando os cuidados cosméticos para prevenção e amenização destas alterações inestéticas. Isso é personalizar o atendimento!”, conclui.
Tratamento estético para gestantes
Atenta sobre a importância de oferecer procedimentos pensados nas necessidades específicas de cada paciente, Ana Carolina Parreira, bacharel em Estética e CEO do Espaço Carolina Parreira Estética e Bem-estar, criou o Método Imediatt para Gestantes. “É um método que utiliza drenagem linfática manual nas áreas em que o paciente apresenta edema, sem uso de cosméticos; e uma técnica de massagem, em que utilizamos cosmetologia aplicada ao período gestacional, com utilização de cremes ou óleo. A ideia nasceu através da opinião das pacientes que relatavam grande melhora e maior sensação de bem-estar com a drenagem que habitualmente eu já fazia há anos. Ministrar o curso surgiu pelo grande número de profissionais que me pediam informações sobre o atendimento a gestantes, e mencionavam a falta de cursos e especializações para área gestacional”, conta.