Do desenvolvimento de dermocosméticos à leitura de interações com medicamentos, o farmacêutico ajuda a aumentar a segurança e a precisão dos protocolos
Em 20 de janeiro, Dia do Farmacêutico, o Estetika reconhece um aliado fundamental.
Para a farmacêutica Fran Castro, em um mercado no qual “soluções caseiras e modismos ganham espaço com facilidade”, o farmacêutico “ancora o cuidado na ciência, na personalização e na segurança”.
Dermocosméticos com método
Fran Castro explica que o farmacêutico participa do desenvolvimento e da manipulação de fórmulas e estuda “a estabilidade dos ativos, a compatibilidade com diferentes tipos de pele e o comportamento de cada substância no ambiente cutâneo”.
Desse modo, é possível orientar concentrações, evitar combinações inadequadas e permitir ajustes conforme a resposta da pele.
“Quando o esteticista tem um farmacêutico de confiança ao lado, ele ganha acesso a uma farmácia viva: que pensa, adapta, observa e cria junto”, diz. E isso pode (e deve) ocorrer mesmo sem estar sob o mesmo CNPJ.
Biossegurança que enxerga além da pele
A parceria ganha peso quando o cliente chega usando medicamentos sistêmicos ou com histórico de alergias e condições clínicas.
O olhar do farmacêutico ajuda a antecipar interações e a tornar o plano de cuidados mais seguro.
Segundo Fran Castro, “essa parceria é uma das formas mais eficazes de proteger o paciente e garantir resultados reais.”
Canetas emagrecedoras: impactos na pele e nos protocolos
Os análogos de GLP-1, como semaglutida e liraglutida, “agem profundamente no metabolismo” e “retardam o esvaziamento gástrico”, explica a farmacêutica,
Na cabine, podem surgir queixas como flacidez, olheiras, perda de viço e ressecamento. Fran Castro relaciona o quadro à perda de massa magra e colágeno e à “desregulação da função de barreira”, com redução da produção sebácea e alterações nos fatores naturais de hidratação (NMFs).
Sendo assim, o resultado é uma pele mais sensível e menos resistente a ácidos, peelings e estímulos físicos.
Como ajustar o atendimento
“Antes de pensar em estimular colágeno, é preciso reconstruir a barreira cutânea, recuperar a hidratação e nutrir a pele”, orienta Fran Castro.
A manipulação facilita criar fórmulas sob medida e revisar o cuidado ao longo do tempo.
Equívocos comuns com ativos
Para a farmacêutica, ainda existe a crença de que todo cosmético, por ser tópico, não oferece riscos — o que não é verdade.
Ela alerta para fórmulas prontas sem considerar a sinergia e tolerância, além da falta de revisão: “a pele muda, o organismo muda, e o tratamento precisa acompanhar essas mudanças”.
Por isso, celebrar o Dia do Farmacêutico é reconhecer que discutir protocolo “é fazer saúde de forma integrada e colaborativa”.
Se as canetas emagrecedoras já são tema recorrente nas clínicas, 2026 tende a ampliar esse debate; e o Estetika vai manter o assunto no radar.
Para continuar por dentro do assunto do momento, confira nosso conteúdo sobre canetas para emagrecer e cuidados estéticos.