A esteticista Michelle Meleck apresenta painel no dia 31 de julho e conta como a IA pode ser aplicada desde o atendimento aos clientes até o gerenciamento do negócio
A inteligência artificial está transformando os tratamentos estéticos no Brasil, oferecendo diagnósticos mais precisos, tratamentos altamente personalizados e resultados muito mais previsíveis. Ou seja, o que antes dependia exclusivamente da experiência clínica subjetiva, agora conta com o suporte de dados e análises tridimensionais.
Quem descreve o cenário é a esteticista e cosmetóloga Michelle Meleck, especialista em HIFU (High-Intensity Focused Ultrasound). “A inteligência artificial tem o potencial de transformar a personalização dos tratamentos em um nível jamais visto. Com softwares como o VECTRA H2, conseguimos mapear a face e o corpo do paciente em 3D, detectar padrões anatômicos únicos e, com isso, indicar protocolos específicos baseados em dados objetivos, e não apenas na percepção clínica subjetiva.”
Assim, as simulações por IA têm se mostrado especialmente eficazes para aumentar a confiança dos pacientes. “As simulações oferecem uma visualização aproximada do que esperar, o que reduz a ansiedade do paciente, alinha expectativas e aumenta a confiança na indicação profissional”, explica Meleck. “Elas funcionam como uma ponte entre o planejamento técnico e o entendimento emocional do paciente.”
Já quando aplicadas no gerenciamento do negócio, as ferramentas de IA existentes permitem a análise de dados de comportamento do paciente, melhora a tomada de decisões estratégicas e otimiza processos como agendamento, follow-up e até precificação inteligente.
Democratização do acesso
O cenário aponta para uma democratização do uso desse tipo de tecnologia. À medida que essas ferramentas se tornam mais acessíveis, clínicas menores também podem oferecer diagnósticos mais assertivos. “Isso eleva o padrão da estética no Brasil como um todo, gerando mais segurança e permitindo que profissionais com menor estrutura consigam atuar com excelência”, destaca a especialista.
Ainda assim, Meleck enfatiza que o equilíbrio entre tecnologia e humanização é fundamental. “A tecnologia é uma extensão do nosso olhar, não um substituto. O contato humano, a escuta empática e o toque clínico são insubstituíveis. Uso a IA para otimizar o tempo técnico, mas dedico ainda mais tempo à conexão, à explicação e à criação de vínculos com meus pacientes.”
Programação
Na quinta-feira, 31 de julho, no primeiro dia do 31º Congresso Científico Internacional de Estética (Congresso Estetika), Michelle Meleck apresenta a palestra “IA na estética: excelência nos tratamentos premium”, mostrando como o uso da inteligência artificial transforma diagnósticos, acompanhamentos e decisões clínicas com precisão, responsabilidade e resultados reais. A sessão incluirá casos práticos com o uso de HIFU e outras tecnologias, além de protocolos desenvolvidos com base em dados e mapeamento 3D.
Além disso, quem visitar o pavilhão do São Paulo Expo poderá encontrar na Feira Estetika expositores que apresentarão equipamentos com tecnologia de mapeamento 3D e demonstrações de simulações por inteligência artificial.
O 31º Congresso Científico Internacional de Estética vai oferecer quatro dias de conteúdo técnico científico com palestras de 25 especialistas renomados no cenário nacional e internacional. A programação inclui palestras demonstrativas sobre temas como beleza natural após os 50 anos, limpeza de pele, gordura localizada, rejuvenescimento, medicina integrativa e peelings cosméticos. A curadoria educacional é de Maria de Fátima Lima Pereira, diretora da Esthetic Pro & Cosmetologia, esteticista, empresária, professora universitária e uma das profissionais mais respeitadas do setor em nível mundial.
Michelle Meleck também é curadora do 3º Simpósio de Harmonização Facial e Corporal, imersão de um dia inteiro que faz parte dos Simpósios Estetika deste ano, junto ao 1º Simpósio de Melasma (curadoria de João Tassinary), o 4º Simpósio de Pré e Pós-Cirurgia Plástica (curadoria de Vilma Natividade) e o 2º Simpósio de Lipedema (curadoria de Ana Martha TopCorpus). A organização da 31ª edição do Estetika é da GL events Exhibitions, uma empresa da multinacional francesa GL events – um dos principais players do mercado de eventos no mundo, presente em mais de 20 países.