As avaliações no Google podem ser mais do que simples feedbacks; elas são oportunidades de crescimento e captação de novos clientes.
Se você ainda não está utilizando as avaliações do Google a favor da sua clínica, está deixando passar uma grande oportunidade. As opiniões deixadas pelos clientes são uma forma poderosa de atrair novos leads e fortalecer a confiança no seu negócio. Mais do que números, elas representam a experiência real de quem já passou pelos seus serviços – e isso pode fazer toda a diferença para quem está decidindo onde agendar o próximo procedimento estético.
Google: o cartão de visita da sua clínica
Andressa Garrido e Thais Oliveira, fundadoras da primeira agência de marketing especializada em saúde estética no Brasil são enfáticas: “Sempre sugerimos às nossas clientes que estejam presentes no Google Meu Negócio, que funciona como um ‘cartão de visita digital’ da sua clínica. Se você não está lá, é como se estivesse escondendo seu melhor serviço em um fundo de prateleira.”
Como incentivar os clientes a deixarem avaliações?
Tudo começa com a experiência que você oferece. “O melhor jeito de garantir boas avaliações é oferecer um atendimento premium, que faça o cliente querer contar como foi atendido e como se sentiu”, aconselham Andressa e Thais. “Agite essa sensação de prazer e, ao final, pergunte: ‘Você se importaria de deixar uma avaliação no nosso perfil do Google? Eu vou enviar o link no seu WhatsApp.'”
Leandro Esposito, Head de Parcerias da Busca do Google para a América, destaca a importância de facilitar o processo: “Dentro do Google Perfil da Empresa é possível gerar um link de review e então criar um QR code, facilitando o acesso na recepção.”
Construindo confiança
Responder às avaliações é fundamental para a estratégia de marketing. Andressa e Thais comparam as avaliações negativas a um “peeling”, explicando que, apesar do desconforto inicial, elas oferecem uma oportunidade de renovação. “Responder às avaliações, tanto positivas quanto negativas, mostra que você se importa com a opinião do seu cliente. Elas permitem que você apresente sua versão da história para outros clientes que também vão ler. Isso mostra transparência e pode influenciar novos clientes”.
Transforme avaliações em conteúdo
As avaliações podem e devem ser transformadas em conteúdo para as redes sociais e materiais de marketing. “Considere compartilhar testemunhos nas redes sociais. Elas funcionam como um ‘antes e depois’, exibindo resultados reais que atraem novos clientes”, sugerem Andressa e Thais.
Leandro indica o compartilhamento de gráficos ou números que mostrem como as avaliações positivas têm impactado o seu negócio. Ele alerta para a importância da autenticidade nas avaliações, reforçando que “avaliações falsas são facilmente identificadas e podem prejudicar a sua reputação.” Além disso, o Head do Google aconselha: “seja paciente, construir uma boa reputação online leva tempo e exige trabalho consistente.”
Potencialize seu alcance
De acordo com Andressa e Thais, quanto mais avaliações positivas acumular, melhor será a classificação nos resultados de busca. Isso significa que, sempre que alguém procurar “Clínica de Estética + Nome da Sua Cidade”, sua clínica estará entre as primeiras opções. Outra forma de aproveitar as avaliações é usá-las para segmentar suas campanhas. Por fim, ao focar em clientes que já avaliaram positivamente seu negócio, “oferecer incentivos, como planos de indicação, pode ser uma estratégia poderosa,” indicam.
Agora que você já sabe como transformar as avaliações do Google em novos clientes, é hora de garantir que sua clínica esteja visível e pronta para receber esse feedback. Se você ainda não configurou seu perfil, confira o passo a passo para colocar sua clínica de estética no Google Meu Negócio e comece a aproveitar todo o potencial dessa ferramenta.