Com uma estratégia autêntica e nichada no Instagram, você pode se conectar com mais clientes e crescer de forma orgânica
Você já deve ter ouvido falar que ter um nicho é fundamental para se destacar no Instagram, certo? Mas o que significa realmente se posicionar em um nicho e como isso pode transformar sua carreira como esteticista? Para Gisele Pizzato, especialista em estética integrativa, com mais de 100 mil seguidores no Instagram, a resposta vai muito além de escolher uma área específica.
Segundo ela, “nichar” é importante, mas o sucesso verdadeiro vem ao explorar o “nicho do nicho”. Em vez de apenas se definir como esteticista facial, ela sugere ir mais fundo. Por que, por exemplo, não se especializar e criar seu marketing como especialista do olhar?
O segredo: engajar no Instagram de forma autêntica
Manter um perfil ativo no Instagram pode ser desafiador, especialmente para quem trabalha diretamente com atendimentos. Gisele Pizzato compartilha algumas dicas de como ela consegue se destacar, mesmo com uma rotina cheia.
Ela aponta a importância de alimentar os Reels diariamente. Isso mesmo, todo dia! “Tem que alimentar todo dia. Quanto mais você publicar, maiores as chances de algum vídeo viralizar,” diz. O conteúdo frequente é uma forma de mostrar conhecimento, ganhar a confiança do público e, claro, atrair novos seguidores.
Já nos Stories, Gisele recomenda uma interação mais leve e espontânea. Ela utiliza as populares caixinhas de perguntas para responder dúvidas e se conectar com seus seguidores. “Nos stories, posto de vez em quando alguma coisa,” compartilha ela, deixando claro que o importante é ser constante e mostrar sua personalidade, mais do que perfeição.
Conteúdos que fazem a diferença
A produção de conteúdo educativo e autêntico é um ponto-chave para Gisele Pizzato. Ela faz questão de compartilhar seu conhecimento com base no que acredita, sem ceder às pressões de seguir modismos ou técnicas agressivas de venda. Isso inclui evitar o uso de fotos de “antes e depois”. “Eu não gosto de mostrar antes e depois. Isso cria expectativas nas pessoas,” explica. Para ela, esse tipo de conteúdo pode criar falsas promessas.
Se você também sente que a sua prática estética é mais do que apenas resultados rápidos e visuais, pode se identificar com essa abordagem. Mostre a realidade do seu trabalho, educando seus seguidores sobre o processo e o porquê de cada tratamento. Gisele Pizzato acredita que a confiança se constroi assim: com honestidade e transparência.
Posicionamento é tudo
Outra dica que a esteticista compartilha é a importância de se posicionar. Não apenas em termos de nicho, mas também de valores e crenças. No caso dela, seu “inimigo comum” são os procedimentos injetáveis. Para Gisele Pizzato, esses procedimentos podem ser perigosos, de modo que ela faz questão de educar seu público sobre os riscos. “Eu friso muito isso. E digo que não adianta ir atrás de procedimentos estéticos pensando só na pele, separada do restante,” afirma.
Esse tipo de posicionamento forte atrai tanto apoiadores quanto “haters” – e é exatamente essa polarização que gera mais engajamento. Afinal, quando você defende algo com paixão, as pessoas tendem a se conectar emocionalmente com sua mensagem.
Seja você
Construir uma presença digital de sucesso no Instagram não é só sobre seguir regras ou técnicas. Trata-se de encontrar sua voz autêntica, compartilhar o que você acredita e se conectar com quem se identifica com seus valores. De acordo com Gisele Pizzato, é possível crescer de forma orgânica e criar uma comunidade fiel ao redor de um propósito verdadeiro.
Seja constante, seja honesto e, acima de tudo, seja você. Assim, o Instagram deixa de ser apenas mais uma plataforma e passa a ser uma extensão do que você representa como profissional e pessoa.
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