Atendimento humanizado, intercorrências em tratamentos e novas tecnologias foram alguns dos temas discutidos no principal evento do gênero na América Latina.
A 30ª edição do Estetika, evento mais importante da América Latina sobre estética, saúde, beleza e bem-estar, foi palco das mais significativas discussões do mercado, reunindo 27 mil visitantes e as 200 principais marcas da área no São Paulo Expo, entre os dias 25 e 28 de julho. Organizado pela GL events Exhibitions, o Estetika é pioneiro na oferta de conteúdo qualificado para esteticistas e profissionais do setor, oferecendo um verdadeiro ecossistema alicerçado nos pilares Profissionalização, Qualificação, Empreendedorismo e Negócios. A próxima edição já está confirmada e será de 31 de julho a 03 de agosto de 2025, nas mesmas instalações da capital paulista.
“Sempre temos as melhores experiências no Estetika. Todos os fabricantes estão aqui, muitos visitantes e pessoas que vêm para ver as palestras. As expectativas são as melhores. É a primeira vez que a gente vem como patrocinador. É uma experiência bem gratificante”, avalia Maxwel de Oliveira, Supervisor de Vendas da Blips.
Para Fernanda Sanches, CEO da Cosmobeauty e Cosmopharma, o Estetika 2024 foi um sucesso. “Trouxemos vários lançamentos, como as microespículas em formato de creme, de maneira pioneira. Agora, o profissional da estética tem como colocar um produto na pele que tem a sensação de agulha com a segurança de um creme. Além disso, trouxemos vários protocolos diferenciados, como um clareamento seguro, sem ácido, com a utilização de exossomos”, comenta a empreendedora. “Estamos colhendo frutos maravilhosos, porque a parceria é de anos e somos muito gratos. Nós estamos com marcas do grupo, a Cosmobeauty, pioneira em tratamentos profissionais de home care, e a Cosmopharma, lançada aqui, um laboratório de injetáveis que veio para somar nos protocolos de harmonização facial, corporal e capilar. É a extensão do avanço de todo o mercado da estética de injetáveis”.
O Congresso Científico Internacional de Estética (Congresso Estetika) ofereceu 28 horas de conteúdo de alto nível sobre tecnologias, técnicas e inovações que colaboram para a profissionalização dos serviços da saúde estética. Foram quatro dias de imersão em temas relevantes – e não apenas técnicos. No Pré-Congresso THX, comandado pelas marcas HTM e Tulípia, os participantes puderam aprender mais sobre empreendedorismo, gestão, marketing e finanças.
Já os Simpósios Estetika reuniram mais de trinta especialistas renomados em torno de quatro temas: o Simpósio de Pré e Pós-Cirurgia Plástica com Novas Tecnologias e Técnicas; o Simpósio de Estética Íntima; o Simpósio de Novas Tecnologias em Estética para resultados de excelência; e o Simpósio de Evolução Técnica e Científica na Abordagem Terapêutica dos Edemas, Linfedema e Lipedema com Método Godoy. Por sua vez, o HarmonizaEstetika Summit apresentou 16 palestras durante dois dias de conteúdo especializado em harmonização facial e corporal.
Na Feira Estetika, os visitantes puderam conferir as principais marcas de produtos, serviços e equipamentos do mercado. Além do networking com profissionais do setor, foi possível acessar conteúdos gratuitos em workshops do Estetika Talks, apresentados por expositores e parceiros do evento.
“Vim principalmente pela quantidade de expositores. É uma oportunidade de conhecer novas tecnologias e ainda aproveitar os workshops para ganhar mais conhecimento. Venho todos os anos e a feira sempre está muito boa. Na clínica, fazemos procedimentos corporais e faciais com muitas mesclas, então estar aqui é importante para conhecermos as novidades”, relata Almira Souza e Souza, biomédica esteta e proprietária da Estética Ambiente, em São Paulo.
A edição comemorativa foi elogiada tanto por participantes tradicionais quanto por novos. “É a minha sétima vez no evento. Eu adoro, a feira é ótima. É realmente muito bom vir, porque tem muitas palestras nos estandes, tem muito conhecimento para agregar ao nosso trabalho. Tudo que eu vejo aqui me dá um retorno muito bom lá na minha cidade. Este ano, vim saber mais sobre os injetáveis, porque eu quero começar a trabalhar nessa área. Além disso, quero trocar meu aparelho e vou fazer essa compra aqui. Virei sempre que puder, porque me ajuda a ser uma empreendedora melhor e mais próspera”, diz Lucilene Martins de Andrade, fisioterapeuta esteta, de Quirinópolis (GO).
“É a minha primeira vez no Estetika. Achei o máximo, tudo muito deslumbrante. Vou levar daqui muito conhecimento, diversidade de produtos e novidades de tecnologia. Estou muito interessada na área de harmonização facial, no uso de injetáveis e em procedimentos estéticos”, contou a esteticista Suellen Cristina, de Pimenta Bueno (RO).
Entre os expositores, a avaliação foi também extremamente positiva. “Estamos imensamente orgulhosos e felizes com os resultados alcançados no Estetika 2024. Nesta edição, registramos o maior faturamento da nossa história em feiras, um marco sem precedentes”, afirmou Mauro dos Santos Filho, CEO e Presidente do Grupo Medical San – que, assim como o Estetika, celebra neste ano 30 anos de atividades.
Outra expositora, a Ibramed, também aproveitou o Estetika 2024 para comemorar o marco de três décadas no mercado. No sábado (27), a empresa promoveu um grande brinde em seu estande, reunindo clientes, parceiros e colaboradores.
Tratamento de edemas, linfedema e lipedema com Método Godoy exige elevado conhecimento técnico
Realizado no dia 28 de julho, o Simpósio de evolução técnica e científica na abordagem terapêutica dos edemas, linfedema e lipedema com Método Godoy encerrou a agenda de simpósios. O médico Dr. José Maria Pereira de Godoy e a médica Dra. Maria de Fátima Guerreiro Godoy, curadores e palestrantes, destacaram a importância do tratamento dermatofuncional para devolver qualidade de vida aos pacientes.
“O mais importante é devolver vida ao paciente com um método científico. Há casos em que ele parou de trabalhar e conseguiu voltar depois do tratamento adequado”, afirmou José Maria. Ele destacou a necessidade de o profissional de saúde estética utilizar uma associação de terapias adaptadas para cada caso. “A drenagem (linfática com movimento) linear não é para todos”, exemplificou.
No caso de pessoas em recuperação do câncer de mama, Maria de Fátima citou a possibilidade de utilizar atividades do cotidiano como tratamento. “Os exercícios são muito importantes no tratamento do linfedema desde que feitos corretamente. Quando usamos bandagens e braçadeiras associadas aos movimentos corretos e a intervalos de repouso, conseguimos melhorar a qualidade de vida por meio de atividades do dia a dia, como atividades domésticas”, apontou.
O Método Godoy, cuja eficácia no tratamento de edemas, linfedema e lipedema é cientificamente comprovada, envolve a associação de terapias adaptadas para cada paciente de maneira dinâmica. Além das abordagens dermatofuncionais, inclui suporte psicológico e nutricional ao paciente, já que são verticais fundamentais para atingir os resultados almejados.
Os participantes do simpósio acompanharam palestras sobre anatomia micro e macroscópica, fisiologia do sistema linfático e diagnóstico, classificação e tratamento do lipedema, assim como uma demonstração prática da terapia linfática facial com o uso do Método Godoy. Um dos pontos altos da programação foi a participação especial da fisioterapeuta dermatofuncional e empresária Ana Martha TopCorpus, que falou sobre suas experiências no tratamento de edema, linfedema e lipedema. A especialista, aliás, também comandou uma das sessões mais aguardadas do último dia do Congresso Estetika, abordando a aplicação da neuroestética na terapêutica de edemas – campo que traz uma perspectiva que vai além da drenagem linfática.
Com mais de 300 mil procedimentos estéticos por mês, intercorrências e complicações em procedimentos no Brasil são de 1% a 2%
Os profissionais de saúde estética que participaram do Congresso, dos Simpósios, do HarmonizaEstetika Summit ou da Feira puderam acompanhar os workshops gratuitos do Estetika Talks. No domingo (28), as intercorrências e complicações em procedimentos estéticos estiveram entre os principais temas abordados.
A bióloga esteta e perita judicial Rogéria Ventura abriu a programação do palco 2 do Estetika Talks com o tema “Intercorrências em procedimentos estéticos: prevenção, responsabilidade civil e perícias”. “O percentual de intercorrências é de 1% a 2%, é baixo, mas o Brasil realiza mais de 300 mil procedimentos estéticos por mês, por isso o volume de intercorrências acaba sendo alto. Mas não quero assustar ninguém, queremos promover a segurança para todos os lados”, afirmou.
Ela explicou que as intercorrências são irregularidades que acontecem durante o procedimento, mas que não afetam a saúde do paciente, por exemplo, quando a agulha perfura um vasinho em uma área vascularizada, e a região acaba ficando roxa temporariamente. É importante que o profissional explique ao paciente com antecedência sobre como o procedimento funciona e quais são as possíveis intercorrências. Além disso, ele deve assinar o TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) para confirmar que está ciente das possibilidades.
Já as complicações são agravamentos que interferem na saúde do paciente, como um preenchimento labial que acaba atingindo uma artéria, podendo levar à necrose dos lábios. Nestes casos, caso haja judicialização, o juiz pode avaliar se houve imprudência (quando avança em procedimento que não deveria, como utilizar volume inadequado de um injetável), imperícia (a pessoa não sabe ou não tem certificação e treinamento para determinado procedimento) ou negligência (quando o indivíduo faz menos do que deveria, como omissão de socorro em caso de complicação) – ou uma combinação delas.
O fisioterapeuta e técnico em estética Glauco Fernandes abordou o tema “Como agir, defender-se e salvar vidas em intercorrências estéticas”. Ele falou sobre a importância de agir rapidamente para aumentar as chances de salvar vidas e reduzir as possíveis sequelas. Além disso, destacou a importância de uma boa avaliação para identificar possíveis problemas de saúde preexistentes que podem resultar em intercorrências durante o atendimento.
“Um paciente que chega com inchaço, dores e rigidez em uma das pernas, somada à mudança de cor para azulada ou arroxeada, pode ser sinal de trombose. Uma massagem mais pesada pode deslocar o trombo para o pulmão. Reconhecer esses sinais é fundamental não só para evitar problemas durante o atendimento, mas também para orientar a pessoa a buscar atendimento médico ou mesmo chamar a emergência”, alertou.
Segundo Glauco, aferir a pressão, os batimentos cardíacos e o nível de oxigenação do sangue são importantes para verificar qualquer anormalidade e deveria fazer parte da rotina pré-procedimento de todos os profissionais de saúde estética.
O dia ainda contou com workshops sobre estética íntima, harmonização de glúteos, tricologia, eletroestimulação de corpo inteiro, ultrassom micro e macrofocado, exossomas, harmonização exo PDRN, lasers de Thulium na estética e drug delivery de alto impacto em terapias BB laser.
Fisioterapia e reabilitação pós-operatória exigem trabalho conjunto com médicos e acolhimento
O Congresso no domingo (28), último dia de evento, abriu com a troca de conhecimento e experiências entre Lorice Miguel, fisioterapeuta; Eli Monteiro, esteticista; e Nany Mota, esteticista cosmetóloga, que frequentemente atendem artistas e profissionais da TV e redes sociais. A mediação foi feita por Maria de Fátima Lima Pereira, esteticista, curadora educacional do Congresso Estetika, empresária e professora universitária.
Entre os temas abordados, o atendimento pós-operatório foi um dos destaques. Nany Mota falou sobre a relevância de um trabalho de reabilitação bem executado, com técnicas adequadas e acompanhamento individualizado. “É fundamental trabalharmos em conjunto com o médico cirurgião para atuarmos de forma assertiva nos pontos em que aquele paciente mais precisa para estar recuperado o mais rápido possível, com profissionalismo e acolhimento”. Segundo ela, a comunicação e o preparo emocional para lidar com essa fase fragilizada de quem passou por uma cirurgia são muito importantes para o sucesso do tratamento, seja ele qual for.
Lorice Miguel também trouxe alguns casos de recuperação de pacientes e falou sobre a evolução desse mercado. “Felizmente hoje, após anos de trabalho sério e sucesso entre os pacientes, podemos dizer que somos reconhecidos e respeitados, mas o caminho foi longo”, afirmou. Há mais de 30 anos na profissão, Lorice disse que a atuação do fisioterapeuta, assim como o esteticista, é essencial para qualquer reabilitação. De acordo com ela, hoje os médicos entendem e trabalham em parceria, sempre prescrevendo o atendimento como crucial após as cirurgias.
Camila Oliveira, visitante, é enfermeira esteta em Londrina, no Paraná. Ela veio pela primeira vez ao congresso e ficou positivamente surpresa com a qualidade do conteúdo apresentado. “Os palestrantes são muito atualizados em tecnologia e estudos clínicos, e trouxeram os temas mais relevantes do momento no mercado. O que mais me chamou a atenção foi o embasamento científico e a importância da ética que eles trazem aqui no evento, pois acredito que é o que faz a diferença no profissional hoje em dia”, afirmou.
Para a palestrante Eli Monteiro, a entrega de resultados rápidos e visíveis no curto prazo é um dos diferenciais. “Muitos pacientes nos procuram antes de fazer gravações ou participações em programas de televisão ou em mídias online, que exigem uma drenagem eficaz e redução de medidas de um dia para o outro, por exemplo. Com equipamentos de ponta e atendimento especializado, conseguimos entregar resultado de forma satisfatória, mas é o que sempre digo: mesmo com toda a tecnologia a nosso favor, a massagem manual e o trabalho humano bem-feito são o que fazem a diferença e o que, de fato, fidelizam o paciente”, finaliza.