Possibilidades de aplicação e perspectivas serão abordadas no 30o Congresso Científico Internacional de Estética, que acontece de 25 a 28 de julho no São Paulo Expo
São Paulo, julho de 2024 – Os exossomos, recursos dos mais promissores para cuidados avançados com a pele e o cabelo, atraem atenção crescente na indústria cosmética e no setor de cuidados com o corpo, a face e a autoestima. Não à toa, eles estiveram entre os principais temas do mais recente encontro mundial da IMCAS (Congresso Internacional Profissional em Ciência do Envelhecimento), realizado em Paris no mês de fevereiro. Pesquisas, aplicações inovadoras e as perspectivas de popularização dessa tecnologia serão discutidas na edição especial de 30 anos do Estetika, encontro mais importante de estética, saúde, beleza e bem-estar da América Latina. O evento, realizado pela GL events Exhibitions, divisão da multinacional francesa GL events, catalisadora de negócios com a realização de eventos B2B e B2C, acontece de 25 a 28 de julho no São Paulo Expo.
Em linhas básicas, os exossomos são pequenas vesículas extracelulares secretadas por diversas células no corpo, e que desempenham um papel importante na comunicação intercelular e na transferência de nutrientes. Eles são responsáveis por transportar moléculas como proteínas, lipídios e RNA entre células, influenciando diversos processos biológicos – entre eles a regeneração celular, o aumento da hidratação, a redução de inflamações e a reversão potencial dos sinais de envelhecimento.
“A constante busca por ativos que mimetizam os mecanismos que o próprio organismo produz hoje é uma realidade, e os exossomos se enquadram nesta categoria”, afirma Mika Yamaguchi, farmacêutica bioquímica que atua há 30 anos no desenvolvimento de novos produtos dermocosméticos e nutracêuticos. Também Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP, ela avalia que os benefícios são muitos, permitidos pela capacidade de potencialização da resposta do organismo, “em aplicações que podem transformar os resultados dos tratamentos”.
A especialista, que também é diretora científica e de inovação da Be Science, e fundadora do Skin & Connections World Summit, será responsável por uma palestra sobre o tema na edição de 2024 do Congresso Científico Internacional de Estética (Congresso Estetika), integrado às atrações do 30o Estetika. A apresentação “Exossomos: Desvendando os Mitos e Verdades” será no dia 26 de julho, às 15h10.
Potencial em estudo
As primeiras pesquisas sobre o tema foram publicadas apenas em julho de 2023. Nos Estados Unidos, o uso de exossomos aguarda avaliação pelas autoridades sanitárias, enquanto no Brasil e na Europa eles são utilizados por ora em aplicações tópicas para melhorar o crescimento celular da pele.
Em diálogo com as últimas tendências em estética, que buscam procedimentos menos invasivos, os exossomos se destacam em meio aos produtos e ingredientes sintéticos, conforme avalia Yamaguchi. “Pelo fato de mimetizar algo que o organismo mesmo produz, os exossomos podem oferecer a possibilidade da própria pele responder de uma forma mais efetiva, assim os resultados alcançados podem ser mais naturais”, pondera a especialista.
Apesar do caráter inovador, Yamaguchi relata que o tema não é completamente uma novidade. “Os exossomos autólogos são já estudados há algum tempo na medicina regenerativa”, ela destaca, considerando também que as pesquisas sobre o assunto vêm se intensificando em termos mais específicos, e são fundamentais para lastrear todas as expectativas geradas pelos exossomos nos tratamentos de pele.
Em debate, as principais tendências e perspectivas em estética
O 30o Congresso Científico Internacional de Estética (Congresso Estetika) será realizado ao longo dos quatro dias do Estetika 2024. A programação oferece mais de 28 horas de conteúdo de alto nível sobre tecnologias, técnicas e inovações que apoiam os serviços de cuidados com o corpo, a face e a autoestima.
No dia 25 de julho, o Pré-Congresso THX vai compartilhar dicas de gestão, empreendedorismo, vendas e marketing para os profissionais se destacarem no mercado. Já de 26 a 28 de julho, mesas-redondas e palestras irão abordar tecnologias, técnicas e inovações que vão aprimorar o conhecimento de profissionais e estudantes da saúde estética. Além dos exossomos, novas técnicas de preenchimento labial, tratamento avançado da gordura corporal, questões legais e éticas na prática estética com injetáveis, o papel dos esteticistas das celebridades e dermoinovação (novas fronteiras em peelings e clareadores cutâneos) também serão debatidos, entre outros pontos.
“O Congresso Científico Internacional de Estética tem contribuído para a discussão de tendências e o avanço do setor na América Latina nas últimas três décadas. O evento tem um papel histórico gratificante e que nos estimula a nos empenharmos para melhorar sempre na curadoria de conteúdo e na experiência para os congressistas e todos os visitantes do evento”, afirma Patrícia Doria, Show Manager do Congresso e Feira Estetika na GL events Exhibitions.
Serviço:
Estetika 2024 | 30ª Feira e 30º Congresso Científico Internacional de Estética
Data: 25 a 28 de julho de 2024
Local: São Paulo Expo. Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo.
Mais informações e inscrições: clique aqui.