O marketing de oportunidade é uma estratégia muito eficiente quando utilizada corretamente e pode gerar resultados impressionantes para o negócio. Saiba mais sobre esse tipo de marketing e como aproveitar ao máximo (e sem errar!)
Um dos princípios do marketing é conseguir chamar atenção do seu potencial consumidor. Entre os vários tipos está o marketing de oportunidade, uma ação que usa datas comemorativas, acontecimentos e temas que estão em alta na mídia para se promover de alguma forma. “Imagine transformar eventos cotidianos em oportunidades de vendas. E se você pudesse criar campanhas de marketing que aumentassem o engajamento orgânico nas redes sociais, gerassem mídia espontânea e fortalecessem a imagem do seu negócio com um baixo investimento? Essa a ideia do marketing de oportunidade, uma que estratégia pode ser usada para potencializar seus negócios”, comenta Débora Nunes, consultora para clínicas de estética.
O que é marketing de oportunidade?
“Marketing de oportunidade é uma estratégia usada para atrair a atenção do público a partir de acontecimentos marcantes e atuais. Ela aproveita eventos e tendências do momento para gerar vendas de produtos e serviços. Além das datas comemorativas, que provavelmente você já planeja com antecedência, existem oportunidades inesperadas, como uma notícia popular ou um meme viral”, explica Débora Nunes.
Formas de implementar o marketing de oportunidade na sua clínica de estética
Aqui, a consultora Débora Nunes destaca dicas de como essa estratégia de marketing pode ser usada para potencializar seus negócios.
*Fique alerta ao que está acontecendo no Brasil e no mundo:
“Imagine que uma celebridade menciona um tratamento de pele específico em um programa de TV ou nas redes sociais. Se você oferece esse tratamento, pode aproveitar a oportunidade para fazer uma campanha nas redes sociais, destacando que sua clínica oferece o mesmo serviço. Se você não concorda com aquele tratamento, pode aproveitar a oportunidade para se posicionar e expressar sua opinião sobre o assunto, reforçando sua autoridade como profissional. Além disso, pode sugerir uma opção de tratamento que você considere melhor ou mais seguro”, diz Débora Nunes.
*Atenção às tendências virais:
“Inove em seus protocolos de acordo com as tendências do momento ou divulgue seus serviços existentes que tenham resultados semelhantes ao que está “na boca do povo””, comenta a consultora.
*Aproveite lançamentos de filmes e séries:
“Eventos como o lançamento de um filme ou uma série popular podem ser usados para criar campanhas temáticas”, destaca.
*Participe de eventos culturais e artísticos da sua região:
“Participe de eventos que estejam alinhados com a imagem da sua clínica. Isso pode atrair a atenção de novos clientes e gerar engajamento nas redes sociais”, recomenda a consultora.
Marketing de oportunidade: vale a pena?
Uma regra essencial para fazer marketing de oportunidade é entrar nos temas que realmente fazem sentido para o seu negócio. Se não, o que era uma oportunidade vai dar a impressão de oportunismo. “Se o marketing de oportunidade faz sentido para sua comunicação e para seu público-alvo, vale a pena considerar essa estratégia. Ao incorporar esses métodos, você pode transformar eventos cotidianos em oportunidades de vendas, aumentando o engajamento e fortalecendo a imagem da sua clínica com um baixo investimento”, conclui Débora Nunes.