Especialista explica o que pode ou não ser usado, como avental feito de renda, com manga 7/8, decorado com pedrarias e outras modas que bombam nas redes sociais.
Entender a importância do avental fica mais fácil quando se sabe que ele surgiu na Idade Média para proteger os médicos contra a peste bubônica, que matou um em cada três europeus em apenas dez anos, durante 1347 e 1357. Considerado como EPI, equipamento de proteção individual, o jaleco também ser utilizado por profissionais da estética por ser tratar de uma área de serviços de interesse à saúde. “O avental funciona como uma barreira de proteção para a pele e as roupas do profissional, capaz de prevenir a contaminação pelo contato direto e por materiais perfurocortantes. E é justamente para cumprir essa função que a biossegurança traça algumas normas sobre como deve ser o jaleco ideal”, diz a especialista em biossegurança Daniela Pontes, professora de pós-graduação e criadora do curso Biossegurança Descomplicada.
Proteção assegurada
O poder da moda fez com que o avental se transformasse em uma peça fashionista, a ponto de em uma rápida pesquisada na internet ser possível encontrar centenas de modelos. Há opções para todos os gostos, porém, nem todas respeitam a função principal do EPI. E, para não arriscar a sua proteção nem a do seu paciente durante o atendimento, a especialista em biossegurança Daniela Pontes lista a seguir 7 regras que devem ser consideradas na hora de escolher o avental:
1 – O jaleco deve cobrir todo o colo, ter gola tipo padre e botões. O zíper, apesar de mais prático, deve ser evitado por facilitar o acúmulo de sujeira. Por esse mesmo motivo é que o avental precisa ser 100% liso, ou seja, ele não pode ter detalhes em renda, bordados, correntes, pedrarias ou outras decorações.
2 – Quanto à manga, ela deve ser longa para cobrir todo o braço; e, apesar de não ser obrigatório, acho interessante que ela tenha punho para sobrepor a luva.
3 – Já o comprimento do avental deve ser até um pouco acima dos joelhos.
4 – Em relação à cor, apesar do branco ser associado à saúde, cuidado e limpeza, é permitido usar o tom que você quiser ou que combine com a sua clínica de estética.
5 – Em relação ao avental descartável, ele pode substituir o jaleco de tecido – o uso de um por cima do outro foi indicado apenas durante a pandemia. E, como o próprio nome diz, o avental descartável não deve ser reutilizado. Caso você faça procedimentos que tenham contato com sangue, a recomendação é usar um modelo mais espesso, com gramatura 40, no mínimo.
6 – O avental deve estar sempre fechado e ser usado somente no ambiente de trabalho, para não levar contaminação para fora do espaço nem trazê-la para seus procedimentos. Até por isso o jaleco deve ser trocado todos os dias e lavado separadamente das suas outras roupas.
7 – Muitas clínicas de estética têm substituído o avental por scrubs, aquele conjunto de calça e blusa que remete ao uniforme usado em centro cirúrgico. A alteração pode ser feita desde que a blusa tenha manga longa, caso contrário é preciso usar um jaleco descartável durante o atendimento.