Confira algumas dicas para deixar seu atendimento pelo WhatsApp melhor, conquistar e fidelizar clientes na área de estética; e ainda vender mais!
O WhatsApp está instalado em 99% dos celulares brasileiros, segundo a pesquisa “Panorama de Mensageria”, realizada pela Opinion Box e pelo portal Mobile Time. Além disso, o levantamento indica que 76% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para interagir com marcas e empresas. Desses, 77% o fazem para tirar dúvidas ou solicitar informações; 65% usam o app para solicitar suporte técnico; 61% para receber promoções e 54% para comprar produtos ou serviços. Esses dados demonstram a importância do WhatsApp Business para comunicação, vendas e negócios. “O WhatsApp é uma excelente ferramenta, só precisa ser usado da melhor forma para uma comunicação personalizada e não simplesmente para “entrega de panfletos”, com mensagens excessivas e sem estratégia. A forma usada é que vai trazer bons resultados”, comenta a professora Gleice Oliveira, sócia da AConsultora e especialista em gestão e marketing para clínicas e profissionais da saúde.
Dicas para vender mais no WhatsApp
Utilizar o WhatsApp estrategicamente pode fazer diferença para o seu atendimento e para o resultado das vendas. Aqui Gleice Oliveira destaca algumas estratégias para aproveitar os recursos desse app:
– Catálogo do WhatsApp: no recurso catálogo do WhatsApp Business, cada item tem um título único e campos opcionais, como preço, descrição, link para o site. Você pode carregar produtos ou serviços em um catálogo. Se estiver atualizado, seus clientes podem escolher os produtos e serviços que lhes interessam e compartilhá-los com amigos. “A dica é colocar produtos e serviços de uma forma atrativa para conquistar o cliente. Por exemplo, criar protocolos diferenciados, destacar os benefícios e resultados de cada tratamento estético e não apenas o preço e número de sessões, o que acaba gerando comparação de preços”, comenta Gleice.
– Relacionamento com o cliente: além de enviar promoções, compartilhe conteúdo relevante com seus clientes. Pode ser dicas de home care, informações sobre algum tratamento ou temas interessantes sobre área. Responda às suas perguntas, ofereça suporte personalizado e mantenha-se em contato regularmente. “Porém, não deve passar toda informação de uma vez. Muitas vezes pode ocorrer de mandar mensagem com muita informação sobre um tratamento e a pessoa não ter interesse. Por isso, a ideia é apresentar breve informação e questionar se o cliente tem interesse ou não, para assim levar a uma comunicação. Aí quando a pessoa responder, é possível dar mais informação relevante, tendo em vista que há um interesse real naquele procedimento, por exemplo”, explica Gleice.
– Periodicidade: é importante manter uma comunicação frequente, mas sem ser invasivo. Enviar promoções, novidades e conteúdo interessante pode manter os clientes engajados e interessados em sua oferta. “Lembrar que o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação, por isso é importante enviar e ter respostas; e não mandar um monte de comunicação ao mesmo tempo. Você pode apresentar comunicação semanal, quinzenal ou mensal para criar um hábito. Assim o cliente estará ciente dessa periodicidade para não se sentir incomodado e até te bloquear para não receber mais mensagens”, destaca.
– Personalização: personalizar as mensagens é fundamental para criar um relacionamento mais próximo com o cliente e transformar a experiência do cliente, demonstrando cuidado e atenção.
– Status: o status do WhatsApp é muito visto pelas pessoas. “Então, por exemplo, você pode postar a promoção da semana, alguma inovação ou algo para gerar interesse no cliente”, indica.
– Grupos VIP: são comunidades que permitem a criação de conversas em grupo, possibilitando discussões e interações entre membros. É uma maneira de promover engajamento e compartilhar informações relevantes com um público selecionado. “Você pode mandar um link para as pessoas convidando para participar de um grupo com promoções, ações exclusivas, tira-dúvidas, entre outras questões para interagir e encantar o cliente”, explica Gleice.