A fisioterapeuta dermatofuncional fala sobre a necessidade de ter uma marca própria, como ajudou na criação das fórmulas e como ficará sua colaboração com outras empresas de cosméticos daqui para frente.
Por ser uma empreendedora de sucesso e ter um nome de respeito na área, era esperado que a fisioterapeuta dermatofuncional Carla Leone lançasse sua própria marca de cosméticos. E eis que ela acaba de surgir, trata-se da Carla Leone Cosméticos. “Depois de um bom tempo analisando o mercado e o comportamento do consumidor, quis trazer inicialmente um kit básico que pudesse ser usado no dia a dia, fosse financeiramente acessível e elaborado com ativos tecnológicos. Em nenhum momento quiser oferecer mais uma marca; meu objetivo desde sempre foi fazer algo que viesse para ficar e fosse sinônimo de qualidade e acessibilidade”, conta.
Quanto às inspirações, a professora de cursos de graduação e pós-graduação em estética e fisioterapia e autora do livro Desmistificando assuntos de estética diz que sempre sentiu falta dos produtos trazerem explicações mais detalhadas. “Sou didática. Gosto de esclarecer quais são as necessidades de usar tais cosméticos para a pele, quais passos a pessoa precisa seguir e as medidas que deve tomar para conquistar uma pele bonita. E, quando falo em pele bonita, estou me referindo a uma pele saudável, que não necessariamente é isenta de regularidades, de manchas ou poros dilatados. Afinal, não existe pele com filtro, mas, sim, a melhor pele que a gente pode ter usando bons produtos”, completa ela.
Diferenciais
Carla Leone diz que sua marca de cosméticos traz sua essência e reverbera o que ela acredita como profissional e como consumidora: que cuidado com a pele não é luxo, é questão de saúde, de bem-estar, de qualidade de vida e de autoestima. “Por isso é que, para mim, fazer uma linha composta por ativos de alta tecnologia, produtos de qualidade, segurança na aplicabilidade e atendimento no pós-venda é algo intransferível e inegociável”, afirma a fisioterapeuta dermatofuncional, que participou ativamente de todo o processo de elaboração do Carla Leone Cosméticos. “Essa foi uma das partes mais gostosas da criação da marca, porque os produtos foram desenvolvidos e minuciosamente revisados por mim. Antes mesmo de ter a aprovação deles, de fazer os testes e até de visualizar os cosméticos, estudei inúmeros ativos e pesquisei absolutamente todos os ingredientes que compõem a fórmula dos três produtos iniciais que acabamos de lançar”, diz.
Escolhas especiais
Todas as fórmulas do Carla Leone Cosméticos foram elaboradas pela própria Carla Leone. “Sou amante da cosmetologia e tive acesso a farmacêuticos, que me ajudaram a desempenhar uma boa formulação e a fazer testes para garantir que todas as peles que usem meus produtos tenham uma excelente experiência e não sintam o rosto pesado”, entrega a expert.
Neste início, a aposta foi em itens de passo a passo básico, que pode ser aplicado tanto pela manhã quanto à noite, em todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis. “O kit é composto por um gel de limpeza facial, um tônico facial e um sérum hidratante. Outros cosméticos já estão em fase de teste e possivelmente chegarão ao mercado em 2024. Há o projeto de ampliação para a linha profissional, mas isso é algo para o futuro, talvez daqui a dois anos”, adianta Carla Leone.
A aposta no sucesso é alta, tanto que a marca não está à venda apenas no próprio site de Carla Leone, mas em alguns dos maiores e-commerces, entre eles o Beleza na Web e o Mercado Livre. E os planos de expansão incluem a apresentação da marca em eventos presenciais, revendedores específicos e até mesmo uma loja física.
Desafios e descobertas
Criar uma marca do zero não é tarefa fácil, mesmo quando já se tem um nome de respeito no mercado. “Há muitas leis e normas que, às vezes, dificultam e encarecem as ideias. Dito isso, se pudesse dar um conselho para quem também quer empreender eu diria para começar a planejar a partir do momento que você sonhar em criar algo. Planejar leva tempo, e não dá para fazer isso só quando estiver com o CNPJ e a empresa abertos”, recomenda ela, que diz que todo esse processo a fez conhecer e se maravilhar com um novo universo que extrapola sua atuação como profissional da área da estética. “Aprendi muita coisa nova. De tecnologia a ingredientes, passando por normas regulativas, administração, comercialização. Embora eu tenha um sócio que fica responsável pela parte administrativa e comercial, gosto de me inteirar porque acredito que para fazer a nossa empresa crescer a gente precisa conhecer todos os processos nela envolvidos”.
Relação com outras marcas
Quem acompanha a trajetória de Carla Leone sabe do relacionamento dela com algumas empresas de beleza. Diante disso, não dá para deixar de perguntar como ficará essa relação daqui para frente. “Sinceramente, eu nem tinha pensado nisso! Tanto é que até agora não me faltaram convites nem oportunidades. Acredito que as marcas vão continuar me enxergando pela minha imagem profissional, pela marca que a Carla Leone é, bem como pela minha atuação no mercado atual da estética. O mesmo vale para a minha própria empresa, em que pretendo trazer profissionais para palestrar em eventos que desejo realizar. Penso que as relações sempre valem a pena quando elas têm a agregar e envolvem conhecimento. E é por isso que não temo, já que tudo o que eu sou e o que eu sei sempre vão estar comigo”, finaliza ela.