Com franquias de estética a preços mais acessíveis e lucrativas, profissionais de estética se questionam se têm perfil para ter uma franquia. E você, tem? Descubra aqui com dicas para refletir se vale ou não pensar nessa possibilidade.
O mercado brasileiro de franquias mostrou sinais de crescimento e consolidação em 2023, de acordo com o relatório anual da ABF – Associação Brasileira de Franchising, tornando-se uma opção atrativa para quem deseja empreender. Mas aí vem a pergunta: vale a pena investir em negócio próprio ou franquia? De acordo com o Sebrae, a principal diferença entre franquia e negócio próprio é que na franquia, o empreendedor adquire todo o know-how da marca, processos testados e suporte, enquanto que no negócio próprio, o risco e sucesso dependem exclusivamente das decisões e competências do empreendedor.
Franquia x negócio próprio
Mas o que deve ser levado em consideração para escolher entre uma franquia ou negócio próprio? “Abrir uma franquia é uma opção mais confiável para quem deseja empreender, por se tratar de uma marca já testada e estabelecida no mercado. Além disso, o investidor poderá contar com o suporte da marca, oferecido por profissionais experientes, o que trará a ele menos riscos a longo prazo. A Onodera por exemplo, tem 42 anos de história, é a marca mais consolidada e referência no mercado de estética e beleza. Já ao abrir uma marca própria, ele precisará fazer tudo sozinho e muitas vezes sem nenhum conhecimento em determinadas áreas, as chances de errar são bem maiores. Prova disso, é que de acordo com o levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising), a taxa de fechamento entre as franquias nos dois primeiros anos de operação é de 2,9%, porcentagem muito menor do que a taxa entre marcas próprias, que é de 25%”, destaca Silvana Santos, Gerente de Expansão Onodera Estética.
Ela explica que a franquia tem como principal característica a padronização de processos, serviços e produtos. “Dessa forma, independente da unidade visitada, o cliente sempre encontrará os mesmos serviços ou produtos e com a mesma qualidade. Já a marca própria tem como característica oferecer maior independência na forma de gerir o negócio, mais autonomia na precificação e exclusividade da marca, porém a incerteza do sucesso como já mencionado é bem maior”, afirma.
Franquia na área de beleza
Antes da decisão de compra de uma franquia de beleza, é fundamental que o candidato a franqueado se questione sobre alguns pontos, ou seja, conhecer bem seu perfil, habilidades e características é essencial para definir qual é o melhor estilo de negócio e segmento para atender aos seus objetivos.
“Em primeiro lugar, o investidor precisa se identificar com o modelo de negócio, com a marca e o serviço ou produto oferecido. Não adianta ser uma franquia lucrativa, se o trabalho não o deixar de certa forma realizado, pois o desânimo com a rotina diária é capaz de falir empresas. A Onodera, particularmente, aplica um teste comportamental, que identifica o perfil do franqueado e qual tipo de equipe ele vai precisar. Esse teste é bastante importante para sabermos quais serão as maiores necessidade de nosso franqueado como gestor e nos auxilia na assessoria que prestamos na seleção de colaboradores”, comenta Silvana Santos, da Onodera Estética, que acrescenta: “Outro ponto é que ele precisa entender que será necessário atuar dentro dos padrões e regras da franquia. Também é importante que ele possua alguma experiência profissional, seja na área financeira, administrativa, comercial ou gestão de pessoas”.
Entre as vantagens de ser franqueado, Silvana Santos destaca o fato de participar de um negócio já com reconhecimento de mercado, portanto, marca mais facilmente identificada pelo consumidor. “Assim, vai poder aproveitar da vantagem competitiva de seu franqueador, da experiência desenvolvida pela rede e da troca de boas práticas com outros franqueados. A desvantagem é de certa forma uma limitação na autonomia do franqueado”, avalia.
Ela aponta ainda uma das principais razões para investir em uma franquia: se o empreendedor deseja iniciar com uma marca já conhecida e relevante no mercado. “Esse modelo de negócio é um ótimo ponto de partida, já que a consolidação de uma marca própria é algo que demanda bastante tempo, estudo, investimento e habilidade do empreendedor. Investir em franquia é sem dúvidas uma opção mais segura, porém é necessário estar alinhado aos valores e diretrizes da marca, se dedicar ao máximo a operação, buscar capacitação constante e sempre se inspirar nos franqueados de sucesso da rede”, finaliza a Gerente de Expansão Onodera Estética.