Novembro é mês de Black Friday, mas muito além de criar pacotes e promoções especiais para o período, saiba como fazer o pós-venda para se destacar no atendimento ao cliente, manter e fidelizar a clientela, e até vender mais no Natal
Um dos momentos mais aguardados no ano pelos consumidores e empresas é a Black Friday, que em 2023 acontece no dia 24 de novembro. É uma data muito importante para as vendas – mas assim como o processo de vendas, o pós-venda também se mostra igualmente interessante para quem deseja fidelizar clientes. Mas você sabe o que é e qual a importância do pós-venda? Vamos lá!
O que significa o pós-venda?
“O conceito de pós-venda pode ser definido como um conjunto de estratégias que visam melhorar a experiência do consumidor após a compra. No setor da saúde muitas clínicas deixam de aplicar estas estratégias por falta de conhecimento em relação aos processos, desorganização e falta de foco na manutenção do paciente”, explica Marcos Godoy, que empreende há 15 anos em diversos segmentos, com larga experiência no setor de saúde como franqueado da rede Onodera, em Curitiba, e há 5 anos desenvolve um trabalho de consultoria e mentoria, liderando o movimento Empreender com Liberdade.
A importância da etapa de pós-venda
De acordo com Marcos Godoy, o pós-venda promove a continuidade da relação entre cliente e empresa. “Contribui para a fidelização do paciente. Eu costumo dizer que um cliente ideal é aquele que: compra novamente;
indica para amigos e familiares; grava um depoimento ressaltando os resultados que teve na clínica. Para que isso aconteça é necessário que a clínica estruture um processo que chamamos de “Sucesso do Cliente“, com objetivo de que ele se torne um promotor ou fã da marca”, destaca.
E como a Black Friday pode ajudar no pós-venda?
A Black Friday é uma oportunidade única para o seu cliente fazer uma recompra por um valor mais acessível. “Um cliente novo custa de 5x a 7x mais que vender para alguém que já está na base. Criando ações comerciais como promoções, eventos e lançamentos, você gera oportunidade de se relacionar com o cliente e oferecer benefícios para quem já está na sua base”, comenta Marcos Godoy, que destaca ainda que no período da Black Friday é natural que as clínicas tenham um aumento de faturamento e pacientes. “Com isso é importante pensar em um processo para acompanhar os clientes após as compras. Na minha consultoria por exemplo, nós temos um documento que eu chamo de “Onbording”. Ele explica para o cliente o passo a passo do processo, telefones de contato e as datas de acompanhamento que serão realizadas”, revela.
Como fazer um pós-venda eficaz
Existem estratégias que auxiliam na etapa de pós-venda. “O ideal é analisar a partir destes pontos quais seriam de melhor implementação na sua clínica e criar um plano de ação. No mínimo você precisa ter pesquisas de satisfação e marketing de indicação que são duas ferramentas essenciais para qualquer negócio.
Aqui, Marcos Godoy destaca as principais ações de pós-venda na prática:
– Suporte;
– Relacionamento;
– Follow up;
– Pesquisas de satisfação;
– Onbording;
– Conteúdos personalizados;
– Programa de fidelidade;
– Marketing de indicação.
5 dicas práticas para que a Black Friday da sua clínica se torne um sucesso
1. Comece a divulgação e as vendas no início de novembro. “Seus concorrentes farão isso. Se deixar para o final do mês, muitos clientes já terão adquiridos os serviços em outro local”, alerta Marcos Godoy.
2. A grande maioria das clínicas tem o seu maior faturamento em novembro. “Para isso elas criam promoções reais, as melhores do ano”, diz.
3. Aproveite as mídias online e offline. “Crie campanhas para as redes sociais, mas não se esqueça de divulgar internamente na sua clínica. Lembre-se que a maior parte das vendas será para a sua base de clientes”, atenta.
4. Crie uma campanha interna premiando a equipe com uma meta audaciosa. “Todo time precisa vender, ou seja, participar da divulgação da campanha”, comenta.
5. Crie um grupo vip no último dia do mês convidando toda a sua base de clientes para aproveitar a promoção. “Com isso você consegue trazer clientes que não estão frequentando a sua clínica”, finaliza Marcos Godoy.