Entenda melhor como funciona o método usado pela atriz para cuidar da pele e combater os sinais de envelhecimento.
Muita gente ficou chocada quando a atriz Jennifer Aniston, de 54 anos, contou em uma reportagem do The Wall Street Journal, nos Estados Unidos, que faz tratamento facial com sêmen de salmão para manter a aparência jovem. Mas, calma que a história não é bem assim, conforme explica o farmacêutico especializado em cosmetologia Maurizio Pupo, CEO da Ada Tina: “Esse novo tratamento se baseia no uso do DNA extraído de células presentes no esperma do peixe. Sabemos que cada fita de DNA contém 1.000 aminoácidos e, portanto, se essa fita for fragmentada teremos dezenas ou centenas de sequências de aminoácidos. Chamadas de peptídeos, elas irão se comportar como fatores de crescimento, estimulando o desenvolvimento, a maturação, o crescimento e a regeneração de células e tecidos. Então, explicando de uma maneira bem simples, esta nova técnica de PDRN, como é conhecida, nada mais é do que o uso de fragmentos de DNA, que na pele se comportam como fatores de crescimento e, neste caso, esse ingrediente está sendo extraído do sêmen do salmão”.
Resultados
Entendido o tratamento, falta saber sobre seus benefícios para a pele. “São múltiplos. Começam pelo estímulo da produção de proteínas da matriz extracelular da derme, como é o caso do colágeno, da elastina e do ácido hialurônico, além, é claro, de otimizar todo o processo de renovação e crescimento celular, favorecendo ainda os processos de cicatrização com ação anti-inflamatória já que os desequilíbrios teciduais que levam a inflamação tendem a ser normalizados”, esclarece Maurizio Pupo.
Modo de usar
Jennifer Aniston contou também que seu tratamento à base de sêmen de salmão é injetável. “Essa via é interessante porque o PDRN depositado diretamente na pele produz efeitos bastante consistentes em protocolos de rejuvenescimento. Porém, em países como a Coreia do Sul, já encontramos produtos de uso tópico, como máscaras, séruns e loções, por exemplo, ricos em PDRN e com ação regenerativa e anti-idade”, diz o farmacêutico e cosmetólogo.
Futuro da beleza
Segundo Maurizio Pupo, as terapias regenerativas, sejam elas realizadas com DNA do esperma do salmão, com peptídeos ou ainda com fatores de crescimento, representam uma maneira muito segura e eficiente de promover o rejuvenescimento da pele. “E tudo isso com a vantagem adicional de manter os traços naturais do rosto do paciente, já que o procedimento atua sem promover mudanças ou transformações, como aumento de volume”, destaca. Ou seja, um resultado que vai ao encontro da atual tendência por tratamentos que dão adeus aos tempos dos exageros e ajudam a valorizar a beleza de ser quem se é, só que numa versão melhorada.