O procedimento tem se destacado nas redes sociais como forma de parecer mais alongada, magra e delicada; entenda essa história direito.
O filme Barbie impulsionou o termo Barbie Botox nas redes sociais. Também conhecido como Trap Botox, a prática de aplicar toxina botulínica na região do trapézio não é nova. “Ela é usada para melhorar a postura, aliviar a tensão muscular e contribuir para o tratamento da enxaqueca. Mas, mulheres têm buscado o método com o propósito de alongarem o pescoço e reduzirem os ombros. Essa confluência de saúde e beleza é interessante, porém, é preciso muito cautela com essas modas que pegam tão rapidamente, especialmente quando se trata de pacientes jovens. Na minha cidade essa tendência está em alta, e, apesar de realizar a técnica, na minha concepção como profissional da área estética, não faço em pacientes muito novos, com menos de 28 anos. Prefiro indicar outros métodos”, diz a esteticista, cosmetóloga e psicóloga Paula Chagas, que possui especializações em Harvard e é graduanda em biomedicina.
Muita cautela
A esteticista Paula Chagas reforça que é preciso redobrar a atenção ao realizar o Barbie Botox. “O profissional deve ser habilitado para a prática e saber muito bem o que está fazendo, já que a aplicação incorreta pode impactar sobre os músculos vizinhos e enfraquecê-los por meses”, alerta ela, dizendo que a manutenção é feita a cada seis meses, em média.
Cuidados pós-Barbie Botox
“Seja no rosto, no corpo ou no método Barbie Botox, sempre que a toxina botulínica é aplicada a região tratada não pode ser massageada nem receber qualquer tipo de procedimento. Afinal, há o risco da substância migrar para outras áreas e trazer prejuízos funcionais ou estéticos. Esse tipo de cautela deve ser redobrada no caso do Barbie Botox, já que geralmente são injetadas 40 unidades de toxina em cada trapézio. Ou seja, é uma grande quantidade de produto”, destaca Paula Chagas. Ela completa: “Exatamente por isso oriento que o paciente também não abaixe a cabeça, carregue bolsa no ombro, mochila nas costas nem faça atividade física por pelo menos 72 horas após o procedimento. E, pela minha experiência em consultório, recomendo esperar ainda mais para realizar outros tratamentos. Na prática, só faço massagem, e bem suave e relaxante, após 10 dias; e aguardo 20 para usar aparelhos”, afirma.