A conversa mediada pela curadora do Congresso, Maria de Fátima Lima Pereira, terá esteticista, dermatologista, cirurgião plástico e cirurgião dentista especialista em laserterapia.
Comprovando seu DNA de abordar os temas mais atuais e necessários para o profissional da estética, o Estetika 2023 já inicia a programação de seu Congresso, no dia 28 de julho, com uma discussão urgente e que vai colocar o congressista para refletir: a Interdisciplinaridade na estética e seus benefícios – entender sua importância no atendimento com qualidade, eficiência e responsabilidade é o que todo empreendedor da área necessita. “Esta mesa redonda, que será mediada por mim, terá convidados que são referências em suas áreas de atuação. A presença deles não só nos honra, como mostra o quanto a gente evoluiu na escala da respeitabilidade de colegas de outras áreas da saúde. Um atestado de que sabem que a estética é forte e extremamente importante”, diz a curadora educacional do Congresso Estetika 2023, Maria de Fátima Lima Pereira.
Os nomes fortes a que a professora se refere incluem o dermatologista Otávio Macedo, autoridade no tratamento da acne, um médico com quem ela trabalhou durante anos no SENAC, onde juntos desenvolveram inúmeros materiais para a área da estética. “Também estarão conosco o Antônio Graziosi, um dos cirurgiões plásticos mais conceituados país, com mais 30 anos de atuação e que atende nos hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês, em São Paulo; e o Ricardo Trajano, cirurgião dentista, laserterapeuta e um grande especialista em fotobiomodulação que tem toda uma pesquisa dentro do InCor de utilização do laser em patologias e pós-cirurgia cardíaca”, completa a professora.
Melhores atendimentos e resultados
“Antigamente havia médicos que não aceitavam estar em eventos na área da estética, até porque a própria sociedade da qual eles eram membros os impedia. Mas sempre tivemos aqueles que são muito sérios e sabem que a interdisciplinaridade é essencial para um tratamento de melhor resultado, como é o caso destes que estarão na nossa mesa redonda”, afirma a curadora Maria de Fátima Lima Pereira. Concorda com ela Suélio Ribeiro: “Tenho muitos anos de atuação na estética, e ainda mais como enfermeiro em hospital, onde a interdisciplinaridade é uma prática habitual, corriqueira, natural. Por isso acredito no trabalho que envolve especialistas de diferentes áreas como forma de oferecer um serviço mais completo, satisfatório e, por que não dizer?, diferenciado. Trazer essa discussão da interdisciplinaridade para o Congresso Estetika 2023 é também jogar luz por um caminho que temos que percorrer para que a estética siga evoluindo”.
Esteticistas são bem-vindos
O que pensam os profissionais da saúde sobre atuar em parceria com os profissionais da estética? “Particularmente eu vejo com muito bons olhos a ação conjunta da cirurgia plástica com a estética e até mesmo com outras especialidades. Cada um desenvolve um trabalho específico que somado leva a um atendimento e resultado muito melhores para o nosso paciente. Hoje, com a enorme quantidade de informação e possibilidades disponíveis, é difícil você abraçar todas as áreas da cirurgia estética ou da estética de maneira geral”, constata Antônio Graziosi.
Para o professor Ricardo Trajano a interdisciplinaridade contém o verdadeiro sentido da saúde integrativa. “A estética hoje está qualificada como saúde, então ela também entra nessa dinâmica estabelecida pelo meio clínico. Por ser uma área de interesse para a saúde, na estética se precisa muito cuidado para prevenir intercorrências e restabelecer danos. O grau de exigência para o esteticista subiu, está muito elevado; e, como ninguém sabe tudo, quando nos aliamos e alinhamos com outros colegas que tenham outros conhecimentos que podem enriquecer o nosso é muito interessante. Mas, para isso, todos precisamos perder o orgulho e o medo de interagir com profissionais de outras áreas. Se o profissional é bom, o paciente não vai abrir mão dele”. E ele exemplifica: “Eu domino a fotônica, em qualquer área, há 23 anos trabalho com isso. Mas, como não tenho expertise para trabalhar na parte de cosmético e manuseio em cabine de estética, preciso de um profissional que conheça essa outra prática. Quando a gente tem a comunhão com outros profissionais a gente se beneficia porque continua executando e exercendo melhor aquilo que domina, e o funil dessa situação é o paciente, que fica mais satisfeito, reconhece o trabalho do profissional, o indica e recomenda. Quem não quer isso?”, arremata Ricardo Trajano.
VEM AÍ A 29ª EDIÇÃO DO ESTETIKA!
Clique aqui e garanta já sua vaga no 29º Estetika 2023, o evento mais importante de estética, saúde, beleza e bem-estar da América Latina! De 27 a 30 de julho no São Paulo Expo, o Congresso Estetika é o único a oferecer 4 dias de programação com mais de 32 horas de conteúdo. Confira a programação do pré-congresso, do congresso, dos workshops, dos simpósios, bem como os palestrantes, atrações especiais e marcas que estarão presentes. Mas corra porque as vagas são limitadas!