A esteticista e cosmetóloga Zully Loray destaca 9 momentos históricos da estética no Brasil, tema de abertura do Congresso Estetika, que em 2024 completa 30 anos de sucesso.
O Congresso Estetika, referência nacional e internacional do setor de estética, saúde, beleza e bem-estar, celebra 30 anos em 2024, promovendo conhecimento para alavancar a carreira dos profissionais de saúde estética. Em sua abertura, apresentará o tema “Três Décadas de Estética no Brasil”, uma mesa redonda que reunirá grandes nomes da área de estética, com um panorama histórico sobre a evolução e os impactos promovidos pela estética na sociedade brasileira e as perspectivas futuras.
O bate-papo será comandado por Maria de Fátima Lima Pereira, curadora educacional do Estetika, e terá a participação de um time estrelado da área de estética: Dolores de Lima Pereira (Lola), Janine Goossens, Maria Rita Resende e Zully Loray.
Convidamos a esteticista e cosmetóloga Zully Loray para destacar 9 fatos que ela considera marcantes na história da estética no Brasil. “É muito difícil escolher somente 7 tópicos, já que a estética está sempre em movimento, tanto em protocolos novos como em aparelhos e novas técnicas, mas aceito o desafio”, declara Zully Loray, esteticista e cosmetóloga, docente especializada em Drenagem Linfática Pré e Pós-operatório, com diversos cursos na Argentina, Espanha e Estados Unidos e 30 anos trabalhando na área da estética dando suporte a cirurgiões plásticos.
9 fatos marcantes na história da estética no Brasil por Zully Loray
- LIVRO COSMIATRIA I: “Em 1979 sai a primeira edição do livro Cosmiatria I, do Jaime Rubin e Pablo Vigliola, uma obra precursora da Cosmetologia, principalmente para as esteticistas”, destaca Zully Loray.
- SEMINÁRIOS NO SENAC NA DÉCADA DE 1990: “Seminários promovidos pelo Centro de Tecnologia e Beleza do Senac, realizados em várias cidades. As palestras eram ministradas por esteticistas com protocolos bem definidos e cirurgiões plásticos que abraçavam nossa profissão, incluindo o Charles Yamaguchi, Roncatti, Paulo Keiki, entre outros que sempre estavam apoiando a profissão de esteticista. Acredito que esses eventos ocorreram em meados de 1997”, relembra Zully Loray.
- EQUIPAMENTOS DE ALTA TECNOLOGIA NA ÁREA DE ESTÉTICA. “Entre a década de 90 e anos 2000, surgem aparelhos nacionais e importados com diferentes tecnologias para todo tipo de tratamento, tanto facial como corporal, com diferentes protocolos divulgados pelos empresários da área. Ultrassom, Vacuoterapia, Botas de Drenagem Linfática, entre outras tecnologias divulgadas em workshops nos congressos”, comenta a esteticista e cosmetóloga.
- USO DE VITAMINA C NA ESTÉTICA E SKINCARE. “Considero muito importante a chegada da vitamina C como o grande cosmético para todos os tipos de pele, com produtos nacionais e importados”, opina Zully Loray.
- MASSAGENS ORIENTAIS NA DÉCADA DE 1990. “As massagens orientais foram amplamente divulgadas como terapia única ou em parceria com outro tratamento”, considera Zully Loray como um marco na história da estética.
- PARCERIAS DE SUCESSO PARA ESTETICISTAS. “Nos anos 2000, destaco as parcerias de sucesso entre esteticistas e empresários. Inclusive, fui diretora de uma importante empresa de produtos médicos graças aos meus conhecimentos da estética. Bem antes, com a Cirurgia Plástica da qual tenho um ótimo relacionamento com vários profissionais, ainda tenho uma parceria gratificante com um médico. Muitas profissionais construíram carreiras de sucesso com essas parcerias”, relata Zully Loray.
- CONGRESSO LES NOUVELLES ESTHÉTIQUES – CONGRESSO ESTETIKA. “Sempre participei dos Congressos Les Nouvelles Esthétiques. O evento, que completa 30 anos em 2024 e desde 2017 mudou para Estetika, é um marco histórico para a estética no Brasil, com participação de profissionais renomados de diversas partes do Brasil e do mundo. Durante a pandemia, participei como palestrante no Congresso Estetika com a Dra Celia Sampaio e foi um momento muito especial que alegrou meu coração. Tenho que agradecer a Maria de Fátima Lima Pereira, curadora educacional do Estetika e profissional maravilhosa”, declara Zully Loray.
- CURSO SUPERIOR DE ESTÉTICA. O ano de 2002 foi de fundamental importância, pois o Curso Superior de Tecnólogos em Estética e Cosmetologia foi autorizado pelo MEC, de acordo com a Resolução Normativa do Conselho Nacional de Educação nº 03, de 18 de dezembro de 2002, fundamentada nos Pareceres 436/2001 e 29/2002, com base na Lei Federal 9.394, de 1996, regulamentada pelo Decreto 5154, de 23 de julho de 2004, e Lei 11.741/08 permitindo, ainda, a realização de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado).
- REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO ESTETICISTA. A Lei 13.643/2018, conhecida também como Lei do Esteticista e sancionada em 03 de abril de 2018, regulamentou o exercício das profissões de Esteticista, que compreende o Esteticista e Cosmetólogo, e de Técnico em Estética.
O tema “Três Décadas de Estética no Brasil – Um panorama histórico sobre a evolução e os impactos promovidos pela estética na sociedade brasileira e as perspectivas futuras” será apresentado no dia 26 de julho durante o 30º Congresso Estetika, com formato de mesa redonda. Adquirindo o ingresso do Congresso Estetika, você terá acesso livre aos 4 dias de Congresso com mais de 25 palestras de especialistas nacionais e internacionais + certificado digital + 4 dias de Feira com workshops gratuitos. Para comprar o ingresso do Congresso Estetika, clique aqui.