Entenda como a plataforma permite que o profissional de estética chegue até seus clientes, seja mais acessível a eles e potencialize os negócios de sua clínica de estética.
O Brasil é o país do WhatsApp. Achou a frase exagerada? Pois saiba que ela foi dita pelo presidente do aplicativo, Will Cathcart, ao comentar que os brasileiros são campeões mundiais no envio de mensagens de texto e áudio. Segundo ele, o país também tem ótimos exemplos de como os empreendedores usam a plataforma para fazer negócios por meio do WhatsApp Business, uma ferramenta estratégica que oferece diversos recursos gratuitos para se conectar com consumidores, vender serviços e produtos, expandir o alcance da sua clínica de estética e gerar melhores resultados. Neste ponto, o Sebrae faz uma importante ressalva: muitos empreendedores utilizam o WhatsApp Business de maneira equivocada, enviando muitas mensagens ao cliente, com textos longos e confusos. Para evitar essa prática é preciso planejar suas ações promocionais de forma que não canse o consumidor. Na dúvida sobre como fazer isso, veja a seguir 7 dicas:
1. Crie uma presença profissional no WhatsApp. Caso queira transferir sua conta do WhatsApp Messenger para o WhatsApp Business, é recomendado criar um backup da sua conta. Para exportar seu histórico de conversas diretamente de uma conversa abra a conversa, toque em “mais opções”, “mais” e “exportar conversa”. Selecione “sem mídia” ou “incluir arquivos de mídia”. O histórico da sua conversa será enviado em formato de documento .txt e anexado a um e-mail. Feito isso, atualize o WhatsApp Messenger e baixe o WhatsApp Business disponível na Google Play Store. Abra o app, leia os Termos de Serviço e toque em “concordar e continuar” para aceitar os termos. O WhatsApp Business identifica automaticamente o número de telefone que você está usando no WhatsApp Messenger. Para continuar, toque na opção com seu número comercial. Caso não queira usar o número exibido, toque em “usar outro número” e complete o processo de confirmação normalmente. Toque em “continuar” e, em seguida, em “permitir” para que o WhatsApp Business tenha acesso ao seu histórico de conversas e arquivos de mídia. Insira o código de seis dígitos recebido por SMS para confirmar seu número de telefone. Crie seu perfil comercial e toque em “avançar”. Você poderá continuar a editar seu perfil comercial quando sua conta do WhatsApp Business estiver ativa.
2. Mantenha boas práticas. O Sebrae ressalta que você precisa da permissão do cliente para enviar mensagens de WhatsApp – isso é obrigatório pela LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, além de ser uma prática que evita que os consumidores bloqueiem ou denunciem a sua conta. E, para não ser identificado como spam, complete todas as informações do seu perfil – coloque uma foto da clínica de estética ou da logomarca, o nome, telefone, endereço, site, horário de funcionamento e descrição. Assim, quando o consumidor receber uma mensagem, já saberá que se trata de você e do seu negócio.
3. Ofereça promoções exclusivas. Isso pode ser feito a partir de descontos exclusivos para os clientes do aplicativo ou códigos de cupons especiais. Antes, porém, certifique-se do seu estoque de produtos e da disponibilidade de agenda para atender os interessados de forma satisfatória.
4. Use os recursos multimídia. Como o WhatsApp business permite mandar mensagens de texto, vídeos, imagens, áudios e até mesmo documentos, aproveite para fornecer informações visuais e interativas sobre seus serviços. “Para mim, funciona muito enviar fotos dos produtos e das marcas que utiliza, vídeos de demonstração e áudios explicando os procedimentos”, conta a esteticista Tereza Assunção.
5. Torne o processo de compra o mais simples possível. Ofereça opções de pagamento convenientes, como pelo próprio WhatsApp, PIX e transferências bancárias.
6. Haja com transparência. Para evitarproblemas, é fundamental fornecer de maneira clara e organizada todas as informações necessárias sobre o serviço oferecido, como preço, nome do protocolo, quais tratamentos ele inclui, tempo da sessão, prazo para realizar o cuidado, etc.
7. Aposte nas listas de transmissão. Elas permitem enviar a mesma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo e sem revelar a identidade dos destinatários.“Essecuidado ajuda a reforçar o respeito que a gente tem pelo cliente”, afirma Tereza Assunção.