Quer garantir que o cliente volte para a sua clínica de estética após finalizar um tratamento? Confira aqui 7 lições para você fidelizar sua clientela e transformar o seu negócio
Fidelizar clientes pode parecer desafiador, mas não é uma missão impossível. Uma das ações mais importantes a fim de garantir a prosperidade financeira e a continuidade do negócio, é fidelizar clientes. Essa é uma prática tão necessária quanto conquistar novos. “No mercado de estética, muito se fala sobre captar novos clientes, mas muitos profissionais não se atentam à importância de conquistar e manter os clientes já existentes. Quando se tem clientes fidelizados, eles não apenas retornam para realizar mais tratamentos, mas também recomendam os serviços para amigos e familiares, ampliando assim o alcance do seu negócio”, comenta Débora Nunes, consultora para clínicas.
Aqui, ela destaca 7 estratégias para fidelizar clientes em sua clínica de estética:
- Ofereça um atendimento de excelência
Desde o momento em que o cliente entra em contato por telefone até o momento em que sai da clínica após o atendimento, certifique-se de que todos os detalhes sejam cuidadosamente planejados para surpreendê-lo positivamente. Você pode criar um menu ou uma carta de chás aromáticos e cafés e até mesmo fornecer a opção de champanhe, dependendo do estilo da sua clínica. Além disso, considere fornecer amenities e mimos extras, como produtos para cuidados pessoais, hidratantes para as mãos, lenços umedecidos refrescantes ou outros itens que possam tornar a experiência do cliente ainda mais agradável.
- Personalize seus protocolos
Quando se trata de procedimentos estéticos,cada cliente é único, com características individuais que devem ser levadas em consideração. Portanto, é importante realizar uma consulta inicial completa com cada cliente, na qual você possa discutir suas preocupações, objetivos, histórico médico e expectativas. Isso ajudará a compreender suas necessidades específicas e adaptar os tratamentos de acordo com suas preferências.
- Não venda apenas serviços avulsos
Faça o fechamento de planos de tratamento. Esses planos, além de promoverem resultados superiores em comparação ao serviço único, também farão com que esses clientes estejam mais vezes em sua clínica, possibilitando o fechamento de serviços adicionais.
- Mantenha contato regularmente com seus clientes
Envie mensagens em datas importantes para eles, proponha descontos exclusivos e mantenha-os atualizados com as novidades sobre tratamentos e lembretes de agendamento. Isso mostra que você se importa com eles.
- Peça feedback e faça melhorias
Demonstre interesse nas opiniões sobre os serviços e atendimento. Utilize essas informações para melhorar constantemente. Isso mostra que você valoriza seus clientes e está empenhado em oferecer a melhor experiência possível.
- Proporcione um ambiente agradável
Crie um ambiente acolhedor e com conversas positivas. Cuide da limpeza, da decoração e da música ambiente. Que tal incluir em sua ficha de anamnese o tipo de música preferida do seu cliente e surpreendê-lo no dia do seu atendimento?
- Não deixe para falar sobre a próxima etapa do tratamento apenas na última sessão do plano vigente
Durante todo o tratamento, fale sobre qual será o próximo passo, gerando expectativa para futuros fechamentos.
Por fim, Débora Nunes destaca: “Lembre-se, a fidelização é um processo contínuo que exige esforço e comprometimento. Ao aplicar essas lições, você estará construindo relacionamentos duradouros com seus clientes e fortalecendo o sucesso da sua clínica de estética”.