Congresso Internacional Estetika 2019 se aproxima e traz temas e visitas inéditos de grandes profissionais estrangeiros

Palestras ligadas à estética masculina, setor em ampla expansão no Brasil, e temas como cuidados com pele negra, biossegurança, estética aplicada à oncologia, embelezamento do olhar e cílios, nutrição estética, tricologia (ciência que trata do couro cabeludo e dos fios de cabelo),  microagulhamento, micropigmentação  harmônica e argiloterapia, serão destaques no evento.

Este ano o Estetika trará seu 1o Simpósio  de Oncologia, um setor que merece atenção especial. De acordo com o INCA, em 2018 foram registrados  cerca de  600 mil novos casos de câncer no país. Esses dados  fazem com que os profissionais das áreas de saúde e bem estar tenham um olhar promissor para os cuidados com os pacientes em tratamento oncológico.

A  especialista Vanessa Lacerda ministrará, dia 1o de setembro,  palestra   sobre a possibilidade de esteticistas atuarem  junto a equipes multidisciplinares  utilizando recursos manuais,  assim como a  cosmetologia e a eletroterapia,  dentro das melhores práticas acadêmicas e profissionais , com embasamento científico,  e assim contribuir de forma humanizada para a melhora  da qualidade de vida  e autoestima  de pacientes oncológicos.

Atualmente,  o profissional da área de estética e fisioterapia dermatofuncional  desenvolve um trabalho com estes pacientes durante ou após os tratamentos de quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e  pós-operatório, com  o objetivo de melhorar as condições da pele,  bem como contribuir  para o bem-estar pessoal. Esses profissionais   atuam  na área de terapias manuais, como a drenagem linfática e massagem oncológica facial e corporal, micropigmentação da aréola, limpeza de pele, cuidados com a cutilação e unhas, com a queda de cabelo,  hidratação de pele, cuidados paliativos, entre outros.

Estética Masculina

O Brasil é o 4º país  que mais consome  produtos de higiene  pessoal, perfumaria e cosméticos em todo o mundo, atrás dos EUA, China e Japão, segundo relatório da Abihpec  de 2018. Atualmente, é o 2º maior consumidor de produtos masculinos e estima-se que deva liderar o ranking mundial até o final deste ano.  Essa expansão do mercado de estética masculino  começou há cerca de dez anos, mas com crescimento mais expressivo  nos últimos  cinco anos.

De acordo com a especialista Profa Maria Rita Pereira de Resende, fisioterapeuta pós-graduada em gestão da Cosmetologia, esse crescimento se deve ao fato dos homens terem superado  estigma de associar vaidade a falta de masculinidade; eles querem viver mais e melhor com saúde e bem-estar.  Outro fator, segundo ela, é a questão do uso de imagem para sobreviver no mercado de trabalho. “Além do tradicional cuidado com barba e cabelo, os homens vêm procurando cada vez mais tratamentos como  limpeza de pele,  máscaras faciais, tratamento para afinamento de pele para reduzir os poros da pele, massagens relaxantes com óleos essenciais,  além de manicure e pedicure “, explica.

As drenagens pós-operatórias também  têm sido muito procuradas em centros de estética , devido ao aumento de cirurgias como as de ginecomastia (para  redução do volume mamário em homens).

A Profa Maria Rita Pereira de Resende ministrará  palestra no Congresso Estetika sobre essa nova fronteira com potencial de duplicar o mercado  de trabalho.

A programação completa do Congresso e Feira Estetika pode ser conferida em www.congressoestetika.com.br

Sobre o Estetika

O Evento Estetika é organizado pela multinacional GL events, que está presente em mais de 20 países nos cinco continentes, administra 40 espaços, entre centros de convenções e arenas multiuso, e já realizou mais de 4.000 eventos. Com faturamento de 953 milhões de euros em 2016, a empresa tem atualmente mais de 4.200 funcionários. A companhia chegou em 2006 no Brasil, onde já investiu cerca de R$ 1 bilhão.

A 27a edição, que acontece de 29 de agosto a 1º de setembro no São Paulo Expo,  prevê um aumento significativo no volume de negócios gerados durante e após o evento,  de cerca de 20% em relação a 2018, quando registrou a marca de R$ 100 milhões.

www.congressoestetika.com.br

Serviço

Estetika 2019

Data: 29/8 a 1/9

Horários:

Feira Estetika, dias 29/08 e 30/08 das 11h às 20,  e dias 31/08 e 01/09 das 10h às 20h

Congresso Estetika: das 9h às 18h

Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo)